Rotina saudável é tendência e abre espaço para o investimento em produtos e serviços que movimentam a economia

28/3/24
|
Publicado por 
Redação Start

De quem busca aderir a uma rotina e se tornar atleta até quem só quer se alimentar de docinhos mais palatáveis sem sair da dieta, empreendedores falam sobre como encaram a vida saudável como um negócio lucrativo, e de que quebra, tornar as pessoas mais felizes consigo

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Seguir uma rotina saudável está entre as prioridades de boa parte da população. A tendência pela busca de hábitos alimentares e atividades que tragam benefícios ao corpo tem crescido entre a população, o que mostra uma pesquisa realizada pela empresa Upfield, na Espanha. Segundo a pesquisa, que recolheu depoimentos de 2 mil pessoas, durante a quarentena, houve um aumento de 66% no consumo de frutas, 59% no de vegetais e 49% no de produtos frescos.

O motivo apresentado na pesquisa foi que cerca de 67% dos entrevistados estavam preocupados com a saúde. Além disso, o levantamento revela que o público jovem é o mais interessado em aderir a esses hábitos, visto que 80% das pessoas entre 25 e 34 anos, e 73% dos que se encontram no intervalo de idade de 18 e 24 anos, garantem que a partir de agora serão mais conscientes da importância de seus hábitos alimentares.

Essa tendência não aparenta ser passageira, e sim algo que veio para ficar. Por esse motivo, muitos empreendedores e empreendimentos têm investido em soluções e serviços que encarem a vida saudável como um negócio lucrativo, e além disso, trazem um benefício ainda maior, estimulando a saúde da população. Esse é o caso da nutricionista e atleta wellness Paloma Wazlawick, que atua nesse ramo há cerca de três anos. Segundo ela, nos últimos três anos ela pôde acompanhar de perto um aumento significativo de público interessado em hábitos mais saudáveis, incluindo a prática de exercícios físicos e melhoria na alimentação.

Além do público, ela afirma que houve um aumento considerável nas opções de marcas de suplementos alimentares, roupas esportivas e academias. Um reflexo dessa ampliação de mercado é a quantidade de pessoas que estão atentas a campeonatos de fisiculturismo, atletas profissionais, categorias de competições. Além disso, ela compartilha que a mídia tem tido um papel fundamental nesse processo de divulgação do esporte, possibilitando assim que mais pessoas conheçam e se interessem por este meio.

Mesmo não atendendo atletas profissionais do ramo, Paloma afirma que muitos dos seus pacientes tem se interessado em aderir estratégias para competir, mas sem data definida. Ela ressalta que a OMS sempre indicou atividade física para tratamento de diferentes doenças, incluindo obesidade, depressão, ansiedade, entre outras, e que o ambiente "academia" atualmente vem sendo frequentado por todas as idades, desde adolescentes influenciados pela mídia. Independente do objetivo, ela compartilha que os frequentadores de academias vem se inspirando em atletas, desde jovens até idosos, em busca de ganho de massa muscular.

Foto: Divulgação
“O que antes era um sacrifício, ir até a academia, hoje se tornou uma maneira de lazer. Entre essas pessoas algumas delas se destacam, pela sua genética, performance, definição muscular e tudo isso estimula muitos frequentadores de academias a entrarem para o meio bodybuilder, onde iniciam suas preparação para competições, se desafiando, e assim acabam influenciando pessoas próximas a experimentar um pouco mais desse mundo. Eu sou atleta wellness, e viver na pele o que um atleta vive para conseguir chegar até o palco é uma das coisas que eu acredito que isso me facilita na hora de preparar e finalizar um atleta para uma competição. Cursos mais focados para a parte esportiva também sempre estão dentro da minha programação de estudos. Atualmente também sou estudante de educação física, acredito que unindo as duas graduações terei um retorno bem melhor e mais conteúdo para passar para meus pacientes”, comenta Paloma. 

Atualmente, Paloma compartilha que tem trabalhado somente com consultorias online. Por esse motivo, ela afirma que é muito importante manter uma comunicação efetiva com o paciente, buscando entender minuciosamente a rotina de cada um para poder encaixar um plano alimentar dentro da realidade e individualmente dele. 

“Como sempre digo para os pacientes, é a dieta que precisa se encaixar dentro da sua realidade e não o paciente se encaixar a uma dieta. Realizo uma anamnese onde coleto todas as informações que são necessárias para que eu possa montar o plano alimentar, peço também aos pacientes que me mandem fotos, essas fotos serão comparadas mês a mês para que possamos acompanhar também a mudança visual do físico. A dieta de um paciente que está em preparação de um paciente que não busca alta performance terão basicamente os mesmo ingredientes, porém, para um atleta, este ambiente de dieta, treino de força e treino aeróbico deve ser completamente controlado e dentro do que foi prescrito”, aponta.

Por outro lado, há quem atue na indústria saudável por meio de alimentos saborosos, mas não necessariamente calóricos. Paola Parmigiane, proprietária da Juro de Dedinho, compartilha que a empresa nasceu de um propósito, criar doces saborosos e mais saudáveis, livres de ingredientes considerados calóricos ou nocivos para os intolerantes e alérgicos. Segundo ela, a Juro de Dedinho existe há três anos, e vem notando um crescimento no número de clientes que buscam alternativas mais saudáveis para incluir na rotina.

Foto: Captura de tela
“Como estudante de nutrição, eu sentia muita falta de realmente doces, inclusivos, sem açúcar, sem glúten e sem lactose e que efetivamente fossem bons. Dessa forma, demos início à nossa produção com produtos de páscoa, com produtos que saciavam a vontade do açúcar mas que de alguma forma, dessem prazer ao comer”, comenta Paola.

Paola compartilha que passou a produzir ovos de Páscoa por três anos até perceber o poder de negócio que tinha nas mãos. Foi nesse momento que ela notou que poderia criar novos produtos, com receitas que não fugissem da ideia inicial da empresa, que é criar doces saudáveis e saborosos. A empresa está localizada em Porto Alegre, nos Shoppings Iguatemi e Barra Shopping Sul.

Confira mais posts do Start