10 dicas para começar a investir

24/7/20
|
Publicado por 
Redação Start

Organização financeira tem se tornado cada vez mais importante

10 dicas para começar a investir
10 dicas para começar a investir

Segundo dados do Banco Mundial no Brasil, menos de 600 mil pessoas investem atualmente na bolsa de valores. Mesmo com a facilidade de ambientes digitais e novas plataformas de investimentos, muitos brasileiros ainda encontram dificuldades na hora de direcionar uma parte de sua renda para investimentos futuros. A educação financeira ainda não é uma realidade para todos.

Dentro desses investidores, encontramos inúmeras diversificações e, para nos auxiliar a esclarecer um pouco sobre o mundo dos investimentos, conversamos com a economista Louise Barsi, da empresa Ações Garantem o Futuro. Para Louise, a educação financeira se torna cada vez mais importante, tendo em vista os inúmeros mercados de investimento. “As pessoas têm se arriscado, por muitas vezes, até mais do que estão preparadas por conta de ganhos maiores. É preciso ter consciência que é necessário dividir o investimento por objetivos”, declara.

Para a economista, as pessoas têm entendido que não basta apenas trabalhar a vida toda se não há um objetivo final, por isso o fator da organização financeira tem sido um pouco mais latente. As gerações têm entendido que, mais do que gerar dívidas, é preciso continuar mantendo riquezas para as próximas gerações, por exemplo.

10 dicas preciosas sobre investimentos:

1- Faça de tudo para sair das dívidas: não faz sentido algum investir em ações ou plataformas se você ainda está com dívidas. Foque toda a sua força em unir suas dívidas e encontre maneiras de quitá-las. Esse é o primeiro passo.

via GIPHY

2- Organização acima de tudo: você precisa realizar um pequeno controle financeiro do seu mês. É preciso ter um balanço de gastos e recebíveis. A partir daí, você terá um número de quanto poderá ser dedicado aos investimentos

via GIPHY

3- Poupar também é investimento: antes de iniciar um investimento e mirar lucros, é preciso constituir uma reserva de emergência. É preciso dividir o dinheiro que sobra em uma emergência. Após essa primeira separação, divida isso em médio e longo prazo. Em médio prazo, entenda como um sonho que você possui, casamento, estudos, viagens ou até mesmo a compra de um carro. Ou seja, que você saiba o fim que dará a esse dinheiro e o tempo que precisa para realizá-lo. Por fim, os investimentos a longo prazo são justamente para uma aposentadoria ou renda extra lá na frente.

via GIPHY

4- Dinheiro a longo prazo = investimento: Depois de realizar essa divisão, é hora de destinar um dinheiro para o investimento direto na bolsa de valores. Quanto maior o prazo que o seu investimento venha, mais saudável será sua rotina dentro do mercado de valores.

via GIPHY

5- Constância é a chave do negócio: Muitas pessoas tendem a pensar que para realizar um investimento é preciso realizar grandes aportes. Para garantir um futuro próspero é preciso ter frequência. É melhor realizar depósitos mensais de 100 reais do que manter esse valor parado.

via GIPHY

6- Enxergue a bolsa como uma prateleira de oportunidade: Imagine que investir em empresas na bolsa é uma forma de se tornar, de alguma maneira, sócio desse negócio. Quando se tem esse olhar, a responsabilidade dos seus aportes será melhor.

via GIPHY

7- Reinvestir os dividendos: Se você não tem pressa de obter esses lucros, esses recursos que você vai receber dos seus investimentos podem ser reinvestidos.

via GIPHY

8- Acompanhe seus investimentos de perto: Você precisa ter essa proximidade com os seus investimentos. Como sócio dessas empresas que você investiu em empresas, a economia é volátil. Então, é preciso entender se a empresa está suprindo suas expectativas, se tem ligação com os seus propósitos.

via GIPHY

9- Seja curioso: Nunca deixe de buscar conhecimento sobre o mercado financeiro, pergunte, erre e vá atrás de informações. A economia se modifica rapidamente e você precisa estar capacitado para as mudanças.

via GIPHY

10- Tenha paciência e disciplina: Uma empresa leva meses para obter crescimento. Então, não pense que ao iniciar investimento na bolsa você vai obter lucros a curto prazo. Tenha disciplina de aportar todos os meses e avaliar suas ações.

via GIPHY

Sobre o ações garantem o futuro: O propósito da empresa é desmitificar o mercado de ações e fazer com que as pessoas obtenham essa renda extra por meio de investimentos. “Como alcançar a liberdade financeira se tornando sócio das principais empresas brasileiras e recebendo dividendos todos os meses”, comenta Louise.

Confira mais posts do Start