Se considerarmos os aspectos deste novo mundo, é preciso levar em conta a importância de uma liderança mais humanizada, que se preocupa com os resultados, mas que sabe que esses resultados só acontecem por causa das pessoas. É por isso que as pessoas precisam ser engajadas por uma visão ou um propósito - propósito aqui pensado em como queremos gerar mais valor para nossos clientes e para a sociedade. São essas mesmas pessoas que recebem reconhecimento, orientação, desenvolvimento e oportunidade de fazer aquilo que fazem de melhor.
Para entendermos um pouco mais sobre a formação e os principais aspectos sobre liderança, conversamos com a psicóloga Shaíze Roth, founder da consultoria Sou Coaching. A capacidade de desenvolvimento e tomada de decisão em pequenos projetos ou rotinas podem ser bons indicativos de possíveis lideranças dentro de empresas.
Um dos grandes erros de gestores e empresas é não entender o potencial dos colaboradores. Para Shaíze, a liderança é algo que pode ser desenvolvido com o tempo, por meio de didáticas e até mesmo com o próprio dia a dia de um negócio.
“Quem diz que liderança é algo inato, que ou você tem ou não tem, está desafiando nosso próprio desenvolvimento como espécie. Aprender, praticar, ajustar, gostar, ver propósito e buscar referências e suporte faz toda diferença nesse processo”, declara.
É preciso que o processo ocorra de maneira madura, e o estágio da empresa diz muito sobre a liderança que ela espera. A psicóloga entende que é preciso compreender para onde o negócio está indo e organizar um crescimento sustentável. Se a empresa tem como planos crescer e expandir, é natural que em algum momento seja preciso delegar algumas áreas para alguém que possa gerenciá-las.
Em sua visão, uma empresa que investe no desenvolvimento de lideranças pode descobrir aquela pessoa que nunca se imaginou líder, mas que se for lapidada pode exercer esse papel com excelência. “Ao mesmo tempo que é importante sermos protagonistas da nossa carreira, precisamos entender para onde vamos e o que faz sentido para gente, a partir disso informar a organização dos nossos anseios”, comenta.
Principais características da formação de líderes