A aceleradora recifense Overdrives, que é mantida pela Ser Educacional - um dos maiores grupos brasileiros de educação superior, acaba de prorrogar as inscrições até sexta-feira, dia 27 de novembro, para o novo programa de aceleração em parceria inédita com a NE Capital do Grupo JCPM - uma das maiores holdings do país com atuação nos setores de Shopping Center, Imobiliário e de Comunicação.
As startups interessadas em participar terão até o final da semana para submeter os seus projetos pelo site. O foco são empresas em início de tração, ou seja, com produto inicial no mercado e primeiros clientes em uso. O programa acontecerá de maneira remota por conta da pandemia do novo coronavírus. Startups de qualquer região do Brasil e voltadas a qualquer segmento podem se inscrever.
O programa selecionará startups para estarem seis meses em ritmo intenso de aceleração. Todas as edições contam com uma ampla rede de mentores, investidores e especialistas do mercado. Com uma metodologia ativa, o programa de aceleração auxilia nas tomadas de decisões estratégicas, na criação de uma operação forte e na conexão com uma rede mentores experientes em áreas fundamentais para o desenvolvimento de startups. A aceleradora apoia startups nacionais com modelos de negócio e mercado distintos.
O aporte financeiro nas empresas será feito em conjunto entre os dois grupos empresariais. Cada startup das dez selecionadas terá um aporte financeiro de até 160 mil reais, totalizando R$ 1,6 milhão, com um retorno de até 12% em ações. Além do investimento, as startups terão acompanhamento presencial, capacitação profissional e conexão com o mercado de um grupo de startups.
“O programa Pontes Overdrives é um marco na evolução do nosso Hub de Inovação. Com o Grupo JCPM abriremos novas e grandes oportunidades no ecossistema de startups. Será um grande diferencial no mercado de inovação brasileiro e nordestino”, explicou o head da aceleradora do Centro de Inovação, Luiz Gomes.
“Um processo de aceleração como esse nos dá a oportunidade de ter contato com iniciativas de diversas áreas, vindas de todo o Brasil, e pode ser um importante veículo para diversificação dos negócios e para buscar inovação nos setores onde já atuamos. Adicionalmente, envolver nossos executivos em processos de colaboração com as startups aceleradas trará crescimento pessoal para os mesmos e fortalecerá a nossa cultura de inovação”, pontua o gerente de Inovação do Grupo JCPM, Sérgio Barreto.
O programa apresenta um modelo de aceleração atrativo por cobrir as cinco demandas principais das startups em início de operação: acesso à capital, acompanhamento estratégico e operacional, conexão com o mercado, apoio técnico por meio de uma extensa rede de mentores e o desenvolvimento de uma comunidade empreendedora aberta às trocas de experiência.
Com quase três anos de operação, a Overdrives já realizou três turmas de aceleração, investindo em 11 startups que atuam em mercados distintos. Para 2021, a aceleradora pretende executar quatro programas, se aproximando ainda mais de startups que operem em quaisquer regiões do Brasil.