Mesmo com todas as revoluções nos hábitos da sociedade, alguns velhos costumes continuam perpetuando ao longo dos anos. Dentre eles, as formas de consumo. No entanto, quando falamos de alimentação, o assunto vem tomando novos rumos. A busca por uma alimentação mais saudável e menos prejudicial ao meio ambiente vem transformando o mercado que conhecemos. Segundo a Sociedade Vegetariana, calcula-se que entre 4 e 7 milhões de brasileiros são adeptos ou estão a caminho de serem totalmente veganos.
Nesta segunda-feira, a Gramado Summit participou de uma live com a NotCo, startup que vem revolucionando o mercado alimentício na América Latina. Durante a conversa, a CMO da empresa, Flávia Buchmann, contou um pouco sobre os desafios da marca e como o mercado tem aberto portas para um consumo mais consciente, por meio de novas tecnologias.
Na prática, a startup utiliza um algoritmo, atribuído de uma inteligência artificial, que utiliza vários produtos para gerar combinações feitas a base de plantas. Essas misturas geram sabores e texturas muito similares aos de origem animal. A startup chilena produz alimentos 100% planted based e foi aportada por Jeff Bezos (CEO da Amazon). O algoritmo é capaz de identificar novas fontes de fibra, cálcio e proteína do reino vegetal, por exemplo.
Para Flávia Buchmann, a NotCo surgiu com base em dados, que revelam um consumo acelerado e alto impacto em diversas questões ambientais. “Com isso, a nova economia traz necessidade das empresas se reinventarem, não somente startups como também grandes indústrias”, comenta.
Além disso, a produção a partir da inteligência artificial garante mudanças no meio ambiente e, ao mesmo tempo, garante que não existam mudanças no sabor e na alimentação para os consumidores. Segundo Ricardo Laurino, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira, “o veganismo vem crescendo devido ao maior acesso à informação e a um desejo que todo mundo tem, o de se relacionar com os animais e o planeta de forma mais justa”.
Conexão com grandes marcas
Alimentos planted based são uma alternativa para o futuro do consumo por reduzirem impactos ligados ao desperdício de água e à emissão de CO2, por exemplo. Diversas marcas já vem entendendo a importância de incentivar seu público consumidor a pensarem um pouco mais no impacto que suas escolhas podem causar, além de atenderem as restrições alimentares.
Em fevereiro deste ano, a startup firmou uma parceria com o Burger King Chile e lançou uma opção vegetariana de hambúrguer. Produzido com carne vegetal, em sua integralidade, o sanduíche busca trazer o mesmo sabor do que o hambúrguer Whopper, já vendido pelo BK.
O conteúdo completo da live pode ser conferido em nosso podcast