Como a Navegue se tornou uma startup conhecida como a Uber dos barcos

13/8/20
|
Publicado por 
Redação Start

Projeto de Recife venceu um concurso com premiação internacional durante a Gramado Summit 2019

Como a Navegue se tornou uma startup conhecida como a Uber dos barcos
Como a Navegue se tornou uma startup conhecida como a Uber dos barcos

Conexão, networking, oportunidades de negócios e muita inspiração. Essas palavras definem os principais pilares da Gramado Summit, evento de inovação sediado em Gramado/RS. No entanto, se engana quem pensa que a Gramado Summit se resume a um encontro local de apenas três dias.

Ao longo de suas edições, o evento mostrou que é capaz de gerar impacto que vai além da feira ou das áreas de conteúdo. É por isso que surgem inúmeras histórias incríveis de pessoas e de empresas que foram completamente transformadas a partir da Gramado Summit.

As descobertas, as conexões e as oportunidades do evento ampliam horizontes, capacitam empreendedores e possibilitam novos caminhos para os negócios. Exemplo de um projeto que foi transformado a partir da Gramado Summit é a Navegue, uma startup sediada em Recife, que veio até o sul do país para se conectar, validar suas ideias e ampliar sua projeção.

Vontade de crescer

Com soluções tecnológicas para mobilidade 4.0 e logística hidroviária, a Navegue promove deslocamentos rápidos e de baixo impacto por meio de rios urbanos. Em suma, a startup conecta passageiros, cargas e embarcações a partir de aplicativos e IOT. Criada em 2019, a startup surgiu a partir de um desafio internacional, o Open Mobility Hack, promovido pelo governo britânico, por meio do UK&Trade, e pelo Porto Digital.

Foi com isso que o projeto começou a ser incubado e acelerado na Jump, programa de empreendedorismo do Porto Digital. E, com uma história de surgimento tão empolgante, os quatro sócios - Matheus Galindo, Pedro Luiz Santos, Luis Delgado e Caio Scheidegger - apostaram na Gramado Summit para pivotar ainda mais o projeto brilhante que estava sendo desenvolvido, a fim de encontrarem mais incentivos e conexões.

A vontade de crescer é constante desde o começo do projeto. Não foi a toa que a empresa atravessou o país em busca de novas oportunidades de negócios.

Empurrão para ir além

A Navegue conheceu a Gramado Summit a partir de uma outra startup incubada no Porto, que tinha participado de uma edição anterior do evento e trouxe várias experiências e indicações relevantes.

Os sócios entenderam que era a oportunidade ideal para o estágio no qual o projeto se encontrava. “Resolvemos encarar o desafio e achamos que o evento oferecia conexões e aprendizados para a nossa jornada”, comenta o CEO na Navegue, Caio Scheidegger.

48495681726 f539012400 o

Fora a notoriedade proporcionada por terem vencido a competição, a Navegue também conquistou outros ativos durante a Gramado Summit 2019. Como expositora alpha, a startup esteve apresentando e validando o projeto na feira de negócios.

Caio conta que, ao longo do evento, o estande da Navegue também teve grande procura. “Assim conhecemos diversas pessoas com perfis empreendedores diferentes. Além disso, tivemos o convite da Prefeitura de Porto Alegre para apresentar o projeto e fomos convidados a rodar um piloto da Navegue no Rio Grande do Sul”, conta o CEO da startup sobre as oportunidades de conexões que surgiram a partir da feira de negócios do evento.

Novas possibilidades

A partir das conexões e oportunidades que surgiram a partir da Gramado Summit, a Navegue vem em uma caminhada de muitas vitórias e reconhecimentos. Entre eles, a startup ficou conhecida como o Uber dos barcos.

E, além de ter conquistado o primeiro lugar na competição Green is The News Glam, a startup venceu outros dois concursos: o Ambev Start, em 2019, e o Open Mobility Hackathon, da UK/Porto Digital, também em 2019.

48495680321 8b08e1c4d8 o

Atualmente, a startup de Recife roda um projeto em formato piloto, desde outubro de 2019, em parceria com a Ambev. No entanto, a Navegue possui planos de expandir os serviços para demais cidades do Brasil, que também têm rios urbanos e demandas similares às de Recife.

Primeiramente, a Navegue irá focar no formato Business To Business (B2B). Ou seja, o aplicativo vai oferecer o serviço para grupos de funcionários de empresas parceiras. Posteriormente, a empresa projeta a possibilidade de oferecer um modelo Business To Consumer (B2C). “Fornecemos soluções de mobilidade como um serviço, na perspectiva da indústria 4.0. Oferecemos soluções tecnológicas de transporte de passageiros por aplicativo, logística, assim como sensoriamento ambiental e IOT”, frisa.

Atualmente, o projeto começa a expandir as frentes. Além dos quatro sócios, são mais três colaboradores focados em transformar as condições de deslocamento urbano da cidade pernambucana. E, mais do que disponibilizar um projeto prático e sustentável, a ideia da empresa é capacitar profissionais da região, mapear o fluxo de pessoas que se deslocam pelos rios e garantir uma solução para mobilidade e congestionamento urbano.

sem título

Polo de conexões

A história da Navegue demonstra que, mesmo sendo sediada em outra região do país, a participação na Gramado Summit valeu a pena e garantiu conexões importantes para os novos caminhos seguidos agora pela startup. Mais do que expor no evento, o projeto pernambucano soube se conectar com as mais diversas frentes e aproveitar o encontro para pivotar o modelo de negócio.

“Acredito que o evento é um grande polo de conexões para startups e empreendedores, pensadores de tecnologia e cidades, e gente que quer transformar a realidade que vive. Somos extremamente gratos pelas conexões e pelas oportunidades, e não vemos a hora de retornar e realizar mais conexões com o ecossistema da Gramado Summit”, afirma Caio.

Se, assim como a Navegue, você quer validar seu negócio e encontrar oportunidades no mercado, a Gramado Summit é o evento ideal para você. Afinal, a Summit é um encontro que traz inúmeras possibilidades para você investir em algum projeto ou buscar novas conexões. Por isso, participe do evento clicando no botão abaixo:

Participe

Confira mais posts do Start