Como organizar as finanças em tempos de crise

6/8/20
|
Publicado por 
Redação Start

Ter uma reserva de emergência é o primeiro passo para investir dinheiro

Como organizar as finanças em tempos de crise
Como organizar as finanças em tempos de crise

Quando o assunto é finanças, muitas dúvidas surgem. No momento instável que estamos vivendo, dúvidas, incertezas e questionamentos vêm à mente daqueles que buscam rentabilizar ou estabilizar a sua vida financeira. A pandemia nos fez perceber que responsabilidade e educação financeira são fortes pilares na vida de qualquer pessoa. O momento serviu para alertar que é preciso realizar novos hábitos financeiros e refletirmos sobre momentos instáveis como o que estamos passando.

A Gramado Summit realiza lives semanais com grandes nomes do mercado empreendedor com o objetivo de esclarecer algumas das dúvidas mais recorrentes do nosso público. Em uma das oportunidades conversamos com o educador financeiro Leandro Beninca. A conversa teve objetivo de ressaltar como é possível realizar investimentos ou algum tipo de reserva, mesmo em momentos de instabilidade.

Para o educador, o primeiro passo para o investimento é a quitação de contas e a idealização de uma reserva de emergência. Nela, o maior objetivo é unir um valor que possa te manter estável por um período de pelo menos um ano. Com isso, você poderá ter pequenos rendimentos, mas reservará uma parte da sua renda para te auxiliar nessa primeira etapa. Benincá ressalta que a melhor escolha é o investimento em Tesouro Selic. Após essa concretização, aí é possível pensar em carteira de investimentos, na qual é possível depositar o seu dinheiro.

via GIPHY

Outro ponto ressaltado por Benincá é a importância de ter paciência e constância quando falamos de investimentos. Com isso, os resultados serão melhores. “O importante é fazer um pouquinho, todos os dias, pelo resto das nossas vidas”, frisa. O educador financeiro compartilhou na conversa que o discernimento e conhecimento do mercado econômico também é algo importante.

“Quando você for realizar um investimento, procure empresas ligadas ao seu propósito, marcas que você realmente acredite e que você compre a ideia. Se você acha que bancos ganham demais, que bom! Compre uma ação dessas marcas e faça parte dos ganhos dessa instituição”, ressalta.

Na oportunidade, Leandro Benincá também indicou algumas leituras para as pessoas que estão se inserindo no ecossistema financeiro. A literatura é uma das formas de investimento na educação financeira pessoal e até mesmo profissional. Confira as dicas:

  • Você e seu dinheiro:
  • O livro conta com poderosas dicas de como evitar comportamentos financeiros prejudiciais. Carls Richards, além de ajudar o leitor a identificar seus objetivos financeiros, auxilia no objetivo de investir com mais sabedoria.
  • Pai Rico, pai pobre:
  • A obra aborda algumas questões como a importância e valor de uma independência financeira e como a educação financeira é crucial e precisa estar inserida em nossas vidas desde muito cedo.
  • Os segredos da mente milionária:
  • O livro traz alguns conceitos que te ajudarão a entender como novos hábitos e comportamentos podem te auxiliar na conquista de uma vida financeira mais saudável.

O conteúdo completo, com todas as dicas, está disponível em formato de IGTV, no Instagram da Gramado Summit. Se você preferir, pode ouvir em áudio pelo Spotify, no formato de podcast.

Confira mais posts do Start