Conheça tecnologias e tendências para a educação

19/8/20
|
Publicado por 
Redação Start

Confira seis ferramentas da área

Conheça tecnologias e tendências para a educação
Conheça tecnologias e tendências para a educação

Da escolinha infantil à pós graduação, as instituições de ensino tiveram de se adaptar rapidamente ao distanciamento social e adotar o sistema de educação à distância para que a população pudesse dar continuidade aos estudos. Diante das incertezas de quando e como retornar às aulas presenciais com segurança, o calendário estudantil segue sendo atualizado a todo instante.

Os vestibulares estão sendo postergados e/ou realizados remotamente, professores tendo que se reinventar para manter o interesse dos alunos e a qualidade dos conteúdos enquanto não há definição de quando as escolas serão reabertas, inúmeras instituições liberando cursos gratuitamente para auxiliar a população a passar o tempo e, de quebra, se especializar e incrementar o currículo.

Por sorte, a revolução tecnológica trouxe consigo a oportunidade de ser mais criativo, reduzir as distâncias e promover a educação de uma maneira mais interativa, acessível e, até mesmo, mais lúdica e simplificada. Por isso, confira seis ferramentas que têm sido nota máxima quando o assunto é educação e auxiliar a população a passar de ano em 2020.

Tecnologias imersivas para o ensino: educar uma geração digital tem sido um desafio enorme para a maioria dos professores e instituições de ensino, principalmente em épocas de isolamento social. Visando quebrar essa barreira, o uso de tecnologias imersivas, como a realidade aumentada e virtual, tem sido cada vez mais procurada. Uma das empresas que atua diretamente nesse segmento é a More Than Real, empresa brasileira referência global no desenvolvimento de experiências e soluções de realidade aumentada.

Marketing digital a seu favor: a Cazamba, especializada em tecnologia de mídia que permite marcas engajarem com seus consumidores, também tem sido uma grande aliada quando o assunto é educação. Com uma alta demanda por parte de grandes instituições, a empresa tem auxiliado as universidades e escolas a promoverem de maneira mais interativa campanhas de seus cursos EAD e chamadas para vestibulares, por exemplo.

Aprendizagem divertida: o aplicativo da Qranio, plataforma mobile de aprendizagem, traz jogos que abordam diversas áreas do conhecimento de maneira simples e divertida. Por meio do aplicativo, é possível brincar e aprender sozinho, ou desafiar os amigos para um duelo em categorias que vão desde conhecimentos gerais até Cultura Pop, com trilhas de matemática, geografia, língua portuguesa, história, dentre outras. Também é possível trocar as Qi$, moedas virtuais da startup, por prêmios reais.

Reconhecimento facial a favor do EAD: saber se é mesmo o aluno que está na frente do computador ou celular realizando atividades e provas se tornou umas das tarefas mais difíceis no ensino à distância. Autenticar o estudante no mundo digital tem sido uma saída para professores e diretores que precisam garantir a aprendizagem dos alunos.

A Fullface, empresa de biometria facial que está presente em diversos setores, tem recebido uma alta demanda na área de educação que utiliza cada vez mais o reconhecimento facial para evitar fraudes em instituições de ensino. Para evitar fraudes e levar mais segurança para a aplicação de provas, ou até mesmo para monitorar a presença do aluno em aula, a biometria facial é uma saída que já está sendo utilizada por muitas instituições.

Aposte em conteúdos digitais: a Desenrolado tem como objetivo melhorar o engajamento dos alunos durante o processo de aprendizagem, desenvolvendo múltiplos formatos de conteúdo. Ela desenvolve para os sistemas de ensino ou editoras vídeo aulas personalizadas com modelos modernos e dinâmicos, como vlog, audiolivro, chats, podcasts, trilhas digitais, dentre outros objetos digitais de aprendizagem. Atualmente, a edtech já soma mais de 500 mil alunos impactados com seus conteúdos e uma retenção média de 70% com as vídeo aula para Ensino Médio.

Ensino à distância: com propósito levar o conhecimento a todos os cantos, a Sambatech desenvolve soluções de tecnologia para ajudar cursos livres, preparatórios e instituições de ensino a fazer com que o conhecimento chegue à sua audiência - alunos e funcionários - com qualidade, escalabilidade, interatividade e segurança.

Confira mais posts do Start