Dicas de entretenimento sobre a temática LGBTQ+ para você se informar

28/6/20
|
Publicado por 
Redação Start

Nossa lista traz sugestões de filmes, séries, podcasts e canais do Youtube

Dicas de entretenimento sobre a temática LGBTQ+ para você se informar
Dicas de entretenimento sobre a temática LGBTQ+ para você se informar

Entendemos que o conteúdo é uma das principais vertentes para que possamos agregar conhecimento e, com isso, revolucionar a forma com que entendemos o mundo. No mês em que refletimos sobre a importância da diversidade e de apoiarmos causas como a luta LGBTQ+, nosso time de redação preparou uma lista com alguns dos principais canais de entretenimento para que você possa curtir.

O nosso objetivo aqui é empoderar quem ainda não encontrou o seu espaço e sensibilizar o público sobre a importância da diversidade. Lembre-se: acima de tudo, o importante é o amor e o respeito.

Youtube

Deboche Astral

Alguém mais aqui é louco por signos? Se sim, o canal Deboche Astral é perfeito para você. Nele, Victor Dicastro conta um pouco sobre os mistérios do zodíaco, além de trazer assuntos super importantes sobre as experiências e vivências de um LGBTQ+.

Lorelay Fox

Lorelay Fox é uma Drag Queen há mais de 12 anos. Seu canal do Youtube compartilha reflexões sobre a temática de gênero, bem como dicas de maquiagem. Além disso, existe conversa com o público sobre preconceito, amor, comportamento, trazendo dicas e tutoriais de maquiagem sobre o universo Drag Queen.

Canal das Bee

Segundo os próprios criadores, não é só um canal contra a homofobia. Trata-se de um canal contra o preconceito, a transfobia, a bifobia, a lesbofobia e o machismo. Um canal a favor da diversão, do riso e de viver a vida do jeito que você quiser. E, principalmente, sendo quem você é!

Tempero Drag

Se você quer uma chuva de reflexões e questionamentos, o canal da Rita Von Hunty é para você. Rita oferece aulas-cápsula espirituosas sobre debates como monogamia, gênero, consciência de classe e discurso de ódio.

O Mundo de Nós Três

Em um formato mais intimista e irreverente, Luke e Rafa mostram o dia a dia do casal. Os integrantes do canal ainda trazem a importância da discussão de tabus quando falamos de casais homoafetivos.

Louie Ponto

A mestranda em crítica feminista, Louie mostra muito sobre o cenário LGBTQ+. É possível refletir sobre inúmeras frentes quanto ao comportamento, comunicação, estereótipos de gênero e hábitos para um dia a dia melhor.

Séries

Pose

A série Pose, lançada pela FX e disponível na Netflix, mostra a realidade da comunidade LGBTQ+ de Nova York nos anos 80. Os episódios são repletos de representatividade, moda e dança. Além disso, o elenco principal é repleto de diversidade, com atrizes transsexuais e atores gays no elenco principal.

RuPaul Drag Race

RuPaul Drag Race é uma competição onde o objetivo é encontrar a mais nova drag superstar. O programa, além de expandir ainda mais a cultura drag, traz realidades de diferentes culturas, desde estéticas (como os diferentes tipos de estilo drag) até realidades na vida das queens (como queens latinas e estrangeiras, e também as histórias de vida). Tem 12 temporadas e vários spin offs voltados a cultura drag.

Sex Education

A série Sex Education mostra inúmeras faces da adolescência e da chegada da fase adulta. Com isso, questões de sexualidade, gênero e curiosidades começam a surgir. Mesmo que a série não seja direcionada somente a temáticas LGBTQ+, as discussões são evidenciadas em Sex Education.

Brooklyn 99

Assim como Sex Education, Brooklyn 99 é uma série de humor que aborda o dia a dia de uma delegacia de polícia. Porém, alguns personagens trazem discussões LGBTQ+. Além disso, a série contém personagens que também mostram a diversidade que ambientes corporativos podem ter.

Will & Grace

A história de Will e Grace, dois amigos de longa data, traz a comédia leve com muitas referências para o mundo LGBTQ+. A série conta com dois personagens gays (Will e o seu melhor amigo Jack), além de trazer várias temáticas voltadas à comunidade. A série estreou em 1998 e foi ao ar até 2006, mas retornou com seu reboot recentemente em 2017 até esse ano de 2020.

Queer Eye

A série documental é um reboot do clássico Queer Eye for the Straight Guy de 2005. Consta em transformações feitas em homens que querem melhorar sua vida em geral. Os conhecidos como Fab Five vão ao encontro dessas pessoas e fazem uma total transformação. Os episódios trazem ótimas histórias de diferentes tipos de culturas, com algumas histórias emocionantes e trabalha com a confiança e aceitação.

Transparent

A trama narra sobre uma família de Los Angeles com sérios problemas de relacionamento. Mort tem três filhos, já adultos. Quando ele os reúne para falar do futuro, os três ficam chocados ao descobrir que o assunto não é herança financeira, mas sim a notícia de que o pai deseja se assumir como transgênero. Disponível na Amazon Video.

Filmes

Paris is burning

Esse documentário é uma bíblia da cultura LGBTQ+ lançado nos anos 90, documentando a vida dos famosos ballrooms e de toda a vida da comunidade na cidade de Nova York dos anos 80. O filme traz depoimentos de lendas na cultura desses bailes e suas extravaganzas. Voguing, competições e elegância são as palavras que mais resumem a vida das famílias ao redor dessa cultura clássica que vive até hoje.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Em Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, o diretor e roteirista Daniel Ribeiro desenvolve uma ideia interessante, aplicando a uma história universal (a descoberta do primeiro amor) características particulares: a homossexualidade e a deficiência física. Disponível na Netflix.

Moonlight

O filme se passa em três momentos da vida de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. Do bullying na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas. No cinema, é considerado um estudo de personagem. Disponível na Netflix.

Call me by your name

Baseado no romance homônimo escrito pelo egípcio André Aciman, o filme narra os acontecimentos de uma temporada de férias na vida do adolescente Eliot na casa de campo da família intelectualizada em 1983. Eliot se envolve com o assistente de seu pai, com quem descobre sua sexualidade.

A garota dinamarquesa

É uma cinebiografia de Lili Elbe, que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. O filme coloca em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda e sua descoberta como mulher. Disponível na Netflix.

Boys don’t cry

O filme conta sobre como Teena Brandon se tornou Brandon Teena e passou a reivindicar uma nova identidade, masculina, numa cidade rural de Falls City, Nebraska. Brandon inicialmente consegue criar uma imagem masculinizada de si mesma, se apaixonando pela garota com quem sai, Lana. Entretanto, quando a identidade sexual de Brandon vem a público, a revelação gera muita violência na cidade.

Priscilla, a Rainha do Deserto

A narrativa é sobre as drag queens Anthony e Adam e a transexual Bernadette, que são contratadas para realizar um show em Alice Springs, uma cidade remota localizada no deserto australiano.

Podcast

Um milkshake chamado wanda

Notícias, fofocas, opiniões e bom-humor sobre o mundo do entretenimento e a da cultura pop servem de munição para as doses semanais do podcast Um Milkshake Chamado Wanda. Toda quinta-feira, às 13:17, Phelipe Cruz do Papelpop.com, Samir Duarte e Marina Santa Helena comentam os acontecimentos mais legais do showbiz.

POC de Cultura

POC de Cultura é um podcast onde quatro pocs vivendo em São Paulo falam um pouco mais sobre a vida, dores e amores. Estrelando: Caio Baptista, Filipe Bortolotto, José Melo e Hilário Júnior.

Fora do Meio

"Fora do Meio" é um podcast sem medo de pôr a cara no sol e discutir assuntos da comunidade LGBTQI+. Queremos abranger assuntos relevantes para gays, lésbicas, trans, travestis e outros grupos da comunidade LGBTQI+ conversando com outros membros, apresentando para pessoas "fora do meio" LGBTQI+ como é ser um membro da comunidade. Aqui, tabu é tema de discussão.

Bendita Geni

Informação de qualidade para você fazer valer seus direitos - sempre com muita sensibilidade e boas histórias. Aprofundamos um assunto do noticiário LGBT às segundas, quartas e sextas-feiras. Seu exercício jornalístico de resistência, reflexão e amor. | Bendita Geni é um projeto independente de podcast, newsletter e vídeo produzido pelo jornalista @bruno_nomura.

ReversaCast

Criado por Maira Reis, o ReversaCast traz um m olhar reverso sobre o universo LGBT+ e toda a nossa diversidade.

LGBT no Ar

O LGBT é um podcast do programa LGBT no Ar, primeiro programa de rádio voltado exclusivamente para as pautas da comunidade LGBT+ e suas interseccionalidades. Assuntos relacionados ao mercado de trabalho, religião e o próprio movimento são pauta do podcast.

Confira mais posts do Start