Do lixo a Paris: conheça a história de Dirlene Silva

25/5/21
|
Publicado por 
Redação Start

Economista é LinkedIn Top Voice e compartilhou sua história de vida na Gramado Summit

Do lixo a Paris: conheça a história de Dirlene Silva
Do lixo a Paris: conheça a história de Dirlene Silva

Quem vê o sucesso de uma das mais influentes personalidades do LinkedIn não imagina a trajetória que a fez chegar até aqui. Filha de faxineira, criada somente por mulheres na periferia, Dirlene Silva tem uma história repleta de desafios e superações. Hoje, é economista, mestre em Gestão e Negócios, e referência sobre empoderamento feminino.

Para promover o empoderamento de outras mulheres, Dirlene também é palestrante e compartilha sua história de vida. Na Gramado Summit 2021, esteve no palco Minas de Propósito contando sobre suas origens e sobre a reinvenção da sua carreira em plena pandemia.

Na sua palestra, Dirlene conta que já nasceu empoderada. “Fui criada por três mulheres. Minha mãe, Vera, é uma mulher extraordinária. Teve a coragem e a ousadia de se divorciar na década de 70, optando assim por criar três filhas sozinha. A partir daí ela passou a trabalhar dia e noite como lavadeira, faxineira e empregada doméstica para sustentar a mim e minhas irmãs”, comenta.

51177566835 c5d9a33ac3 o

Dirlene conta que passou a infância sendo chamada de filha da empregada. “Era comum ver crianças brincando e eu pedir para brincar, elas me olhavam e diziam que eu não podia brincar porque era preta, tinha o cabelo duro e era filha da empregada. Na escola acontecia o mesmo e, apesar disto, eu adorava estudar. Quando minhas irmãs começaram a trabalhar, me apeguei ainda mais aos cadernos, pois passei a ficar sozinha em casa com pouquíssimos brinquedos, sem acesso à energia elétrica, água encanada ou saneamento básico”, relata.

Aos 12 anos, teve a vida transformada quando foi contemplada por uma bolsa de estudos em uma das melhores escolas da cidade. “Eu amava a escola, mas chegar até a sala de aula era um desafio. Além de quase uma hora em um ônibus lotado, eu enfrentava diariamente um grupo de meninos reproduzindo sons de macaco enquanto eu passava. Foi assim que cheguei até a biblioteca, onde eu passava as tardes. A cada livro que lia, uma luz se acendia e assim fui entendendo que meu maior problema era autoaceitação. Percebi que autoconhecimento é a mãe do conhecimento. Não posso mudar a atitude do outro, mas posso mudar a forma com que eu reajo a esta atitude”, afirma.

A economista

Na palestra, ainda falou que virou motivo de piadas quando decidiu estudar economia. “Ouvi coisas como: como assim, o sonho da filha da lixeira é ser economista? Entrar na faculdade é fácil, quero ver sair”, aponta. Mas Dirlene não só saiu da faculdade, como também se mudou para Paris, onde foi cursar o módulo internacional do mestrado. “Os livros me salvaram de todas as maneiras que uma mulher pode ser salva e entendi que eu estar ali significava que a filha da lixeira estava em Paris”, comemora.

Foi assim que construiu sua carreira e trabalhou por 30 anos em empresas, sendo mais de 25 anos em cargos de gestão na área financeira e gestão estratégica. Nos últimos anos, trabalhou na Federasul e na FMP – Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, que é a melhor faculdade de Direito privada do RS.

A reinvenção

Ano passado, em plena pandemia, Dirlene foi demitida pela primeira vez em 30 anos de carreira. Com o passar do tempo e muitos processos seletivos, percebeu que não se encaixa mais nas empresas. “Fatores como idade (salários baixos para uma profissional sênior), ser mulher e negra, buscando uma posição majoritariamente masculina, pensar "fora da caixa" e o sonho de empreender que já existia, há no mínimo 10 anos me levaram a me vestir de coragem e optar por empreender”, conta.

No mesmo mês em que divulgou a criação de sua empresa, Dirlene saiu na lista dos Linkedin Top Voices. “Falamos tanto em empoderamento do povo negro, das mulheres, da diversidade em geral, mas quando falamos em empoderamento, como não falar de dinheiro? Desta forma, alinhando meu incômodo a meu propósito de vida, entendi que era hora de seguir em voo solo e impactar, de forma positiva, a vida das pessoas e das empresas”, salienta.

Assim, em novembro de 2020, nasceu a DS Estratégias & Inteligência Financeira que tem o propósito de desmistificar economia e finanças para pessoas e empresas por meio da prestação de serviços de consultoria, mentoria, palestras e treinamentos.

Compartilhar histórias

Dirlene só passou a compartilhar sua história por incentivo das colegas do Blog Prateleira de Mulher. “Assim eu afirmo que toda mulher tem um poder especial e outra mulher que já tenha consciência do seu poder, pode despertar na outra esta consciência também”, ressalta.

“Ter um palco destinado às mulheres é mais uma grande conquista. Particularmente, eu palestrar no palco Minas significou dar mais um passo, na verdade vários passos, em direção a meu propósito de empoderar mulheres”, relata.

Hoje, a economista também é voluntária no Projeto Injeção de Autoestima (@_injecaodeautoestima), que possui o mesmo propósito de empoderar mulheres.

Confira mais posts do Start