Após assistir palestras e pitches do evento, Marcelo decidiu criar uma startup própria e deixar seu antigo emprego
Deixar a zona de conforto requer coragem e criatividade. Largar um emprego estável ou apostar em um novo projeto não é tão simples como parece. Por mais que o sonho de empreender acompanhe inúmeras pessoas, muitas delas ainda não encontraram a determinação para colocar seus projetos em prática. Como solução, eventos de inovação surgem para inspirar aqueles que precisam de um empurrãozinho para voar mais alto. A Gramado Summit, por exemplo, possui inúmeras histórias de pessoas que encontraram no evento a virada de chave que precisavam para apostar em seus sonhos
Deixar a zona de conforto requer coragem e criatividade. Largar um emprego estável ou apostar em um novo projeto não é tão simples como parece. Por mais que o sonho de empreender acompanhe inúmeras pessoas, muitas delas ainda não encontraram a determinação para colocar seus projetos em prática.
Como solução, eventos de inovação surgem para inspirar aqueles que precisam de um empurrãozinho para voar mais alto. A Gramado Summit, por exemplo, possui inúmeras histórias de pessoas que encontraram no evento a virada de chave que precisavam para apostar em seus sonhos. Uma dessas histórias transformadoras é a de Marcelo de Andrade Borba, de 39 anos.
Entusiasta, criativo e um tanto inquieto, Marcelo construiu uma jornada profissional baseada em múltiplas experiências, envolvendo trabalhos com gestão, vendas e inovação. Passou pela Caixa Econômica Federal, na qual teve a primeira experiência com a área comercial e com a transformação digital. Nessa época, ele conta que ocorreu a migração na rede bancária envolvendo os caixas eletrônicos, causando um certo choque cultural, tanto nos colaboradores quanto nos clientes. “Lembro que parte da minha atividade era mostrar para os clientes as vantagens da inovação. Agora refletindo, percebi que foi uma grande escola”, explica.
Marcelo passou também pela Auxiliadora Predial, uma das principais empresas do mercado imobiliário nacional. Por lá, obteve diversas promoções, sendo uma delas a experiência de se tornar administrador de uma das unidades de negócio. “Pude fortalecer minha característica como empreendedor, visto que, mesmo sendo funcionário, sempre fui orientado a agir como dono, tendo a confiança da diretoria”, destaca.
Em paralelo, tornou-se professor no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em uma escola focada em Gestão & Negócios. Ainda em busca de desafios, em 2019, ingressou nos MBA’s de Transformação digital e Futuro dos Negócios e de Inovação, Liderança e Gestão, na escola de negócios da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (PUC/RS).
A virada de chave
Porém, uma das grandes transformações da vida de Marcelo se deu durante a Gramado Summit, em 2019. Familiarizado com a inovação, ele guardava um desejo latente de empreender e desenvolver um modelo de negócios próprio. Participar do evento despertou ainda mais a vocação de Marcelo.
“Lembro como se fosse hoje, como aluno no MBA, recebemos o passaporte para participar de toda feira. Alguma coisa me dizia que seria algo muito importante, reservei o hotel e busquei aproveitar cada momento”, relata.
Durante os três dias de evento, Marcelo se manteve atraído pelas diversas atividades da feira e das áreas de conteúdo. “O evento ajudou pela abordagem de temas futurísticos e pela troca de experiência, além de ampliar a minha rede de contatos e conhecer outros segmentos”, avalia.
Mas além de ampliar o conhecimento e as conexões, Marcelo foi impactado pelo desejo de empreender. De acordo com ele, a participação na Gramado Summit foi importante, pois após assistir aos pitches das startups expositoras e escutar as perguntas dos investidores, entendeu que se identificava mais do que imaginava com o empreendedorismo.
Foi conversando com inúmeros empreendedores que circulavam pela feira que Marcelo identificou a oportunidade de ajudar quem sonha com a escalada.
“Incrível como o evento auxiliou minha tomada de decisão e, até mesmo, encorajou uma mudança, que de certa forma foi radical. Estava em uma empresa na qual tinha o sentimento de pertencimento totalmente internalizado, uma paixão pela atividade e um orgulho imenso em fazer parte. Mas a experiência vivencial na feira contribuiu para a decisão de avançar com o projeto de empreendedorismo”, conta Marcelo sobre a tomada de decisão.
whatsapp image 2021 01 06 at 08 11 20

Surgia então a G8 Gestão e Negócios, empresa focada em auxiliar empreendedores no processo de expansão.
Resultados das mudanças
Desde o início de 2020, Marcelo vem se dedicando como empreendedor na G8 Gestão e Negócios, startup que fica situada na Fábrica do Futuro, no quarto distrito de Porto Alegre. “Neste ano, durante a pandemia, tivemos a oportunidade de atuar com várias startups, dar treinamento para empresas tradicionais, utilizando métodos criativos, como lego, entre outros”, conta.
A G8 Gestão & Negócios iniciou a atividade de forma plena em dezembro de 2019 e conta com serviços que buscam ajudar pessoas, empresas a saírem da zona de conforto e a vencerem as barreiras e dificuldades do crescimento. O principal diferencial da G8, conforme conta Marcelo, é a capacidade de atuar em um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo.
“Temos a postura de inquietos e um olhar para o constante aprendizado. Organizamos visitas em ambientes disruptivos, fornecemos treinamentos relacionados com as competências do futuro. Intermediamos negócios, auxiliamos nos planos de expansão e escalada, buscamos oportunidades para investidores e, por fim, administramos ambientes que possuem o posicionamento com foco na inovação e na priorização da sustentabilidade e, principalmente, na experiência do usuário”, explica ele sobre a startup que desenvolveu.
Além de ter criado uma empresa diferenciada a partir do empurrão inicial oferecido pela Gramado Summit, Marcelo também relata que os conteúdos que assistiu durante o evento contribuíram e foram usados em reuniões e em negociações da própria startup.
whatsapp image 2021 01 06 at 08 15 16

“O evento também forneceu muito conteúdo, os quais utilizei em reuniões com clientes e até mesmo em um fórum de inovação, com pessoas dos mais diversos segmentos, além de multiplicar o conhecimento na sala de aula”, aponta Marcelo.
Aproveite para mudar
Novas decisões trazem novos resultados. É preciso agir para alcançar essas novas conquistas. Foi isso que Marcelo fez, aproveitando diversas oportunidades para mudar.
Se você está em busca de networking e de conteúdos que mudarão sua vida profissional e pessoal, participe da Gramado Summit clicando no botão abaixo: