Entretenimento é alternativa no combate ao estresse durante pandemia

1/6/20
|
Publicado por 
Redação Start

Casos de pessoas com ansiedade aumentou em 80% desde o início da quarentena

Entretenimento é alternativa no combate ao estresse durante pandemia
Entretenimento é alternativa no combate ao estresse durante pandemia

Da cama para o banheiro, do banheiro para a cozinha, da cozinha para a mesa e da mesa para o sofá. Nos últimos meses, essa tem sido a realidade da maioria da população mundial por conta do isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus. Levantamentos recentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) apontam que o número de casos de pessoas com ansiedade aumentou em 80% desde o início da quarentena. Já os casos de depressão beiram os 100%.

Ainda segundo o estudo, mulheres têm uma propensão ainda maior de apresentarem casos depressivos e de ansiedade durante a quarentena. Dentre os fatores que agravam o quadro, estão a necessidade de sair de casa, o sedentarismo e a ausência de acompanhamento psicológico.

Diante desse cenário, é possível identificar uma mudança muito brusca no comportamento da população para cuidar tanto da saúde mental quanto driblar o tédio e encontrar alternativas para restabelecer e ressignificar o capital cultural dentro de casa. Um bom exemplo disso é o crescimento estrondoso no número de assinantes em plataformas de streaming, sejam elas de filmes e séries, jogos ou até mesmo de música.

Outro fenômeno tem sido as lives, que vieram para substituir os tão concorridos e lotados shows, permitindo que você assista um espetáculo musical com seu artista favorito sem sair de casa. Além de entreter, a modalidade também veio com o propósito social de arrecadar fundos para entidades e ONGs que estão atuando, de alguma forma, na linha de frente durante a pandemia.

De acordo com Milene Rosenthal, psicóloga e CEO da Telavita, plataforma que conecta pacientes a profissionais da psicoterapia de todo país, investir no entretenimento cultural tem sido fundamental neste momento. "Aproveitar o momento em casa para zerar a lista de filmes e séries que estavam pendentes, terminar o livro de cabeceira ou, até mesmo, descobrir hobbies por meio de tutoriais e lives, tem sido uma das melhores ferramentas para cuidar da saúde mental das pessoas. Isso porque esses mecanismos vêm como uma maneira de distrair a mente e proporcionar mais leveza aos dias de confinamento", ressalta Milene.

Por isso, algumas empresas têm investido em alternativas e tecnologias para ajudar na manutenção do bem-estar emocional e mental da população, como é o caso da Samba Tech. A empresa, que é referência em vídeos online e oferece tecnologia para as transmissões ao vivo voltadas para empresas e artistas, disponibiliza canal personalizado, equipamentos de gravação e o armazenamento das lives. Assim, os conteúdos podem ser customizados de acordo com a necessidade de cada um.

Assim como a VOCS, produtora audiovisual referência em transmissões ao vivo, que acumula um track record de mais de 2,5 milhões de horas ao vivo em produções realizadas no Brasil, LATAM e Europa. Além da tecnologia e dos produtos proprietários para viabilizar projetos corporativos, a empresa também possui parcerias (live partner) com as principais plataformas sociais (Facebook e Instagram, Youtube, Twitter e Linkedin) para criação de produções de social broadcast para o mercado publicitário e de entretenimento.

Com famílias e crianças como público-alvo, a rede de franquia de pelúcias personalizáveis Criamigos está usando suas mídias sociais para promover lives com dicas de brincadeiras e atividades para fazer com os pequenos durante o confinamento. Por meio da plataforma do Instagram, os mascotes da empresa Lilica e Pedro Pudim têm reunido a criançada ao menos duas vezes por semana e promovido coreografias, oficinas de artes e de desenhos, desafios simples e outras ações para entreter e manter a saúde física e mental de seus seguidores.

Os filmes e séries também não podem faltar quando a gente fala de entretenimento. Para que a escolha do que assistir seja mais rápida e assertiva, a MateRate, startup acelerada pelo programa InovAtiva Brasil, oferece recomendações personalizadas para as principais plataformas de streaming. Para utilizar, basta o usuário selecionar as ferramentas que utiliza para a sessão de cinema em casa e identificar quais são os filmes e séries preferidos (e os que não quer assistir), que a MateRate fornece uma lista com algumas opções que possivelmente vão agradá-lo.

Confira mais posts do Start