Ferramentas gratuitas de cibersegurança protegem empresas durante a pandemia

1/6/20
|
Publicado por 
Redação Start

Hackers seguem atacando empresas que estão em trabalho remoto e estão mais suscetíveis à ataques cibernéticos

Ferramentas gratuitas de cibersegurança protegem empresas durante a pandemia
Ferramentas gratuitas de cibersegurança protegem empresas durante a pandemia

Devido à pandemia global, muitas empresas foram pegas de surpresa e tiveram que administrar 100% das equipes remotamente. Poucos negócios estavam efetivamente preparados para uma transição tão rápida e abrupta. As mudanças apressadas na TI e na rotina das pessoas introduziram novos riscos digitais.

“Em cenários de urgência, é bastante comum que as políticas e procedimentos de segurança sejam deixados em segundo plano na entrega destes equipamentos e serviços. A crescente ação de agentes mal-intencionados diante de possíveis falhas, atraídos pelo senso de oportunidade da exploração maliciosa do assunto Coronavírus, agrava ainda mais a situação”, explica o CEO da IBLISS Digital Security, Leonardo Militteli.

Num primeiro momento, as empresas se preocuparam com a mobilidade (BYOD, Home Office, VPN, Conectividade, Internet), mas agora cada vez mais estão preocupadas com a segurança do seu negócio. Segundo pesquisas internacionais, os ataques de ransomware monitorados aumentaram 148% durante a pandemia.

Diversos crimes cibernéticos podem acontecer neste momento, por isso a IBLISS Digital Security, uma das empresas de cibersegurança mais conceituadas do país, liberou algumas ferramentas de maneira gratuita para ajudar empresas neste cenário de total incerteza e suscetibilidade à invasões e golpes.

Conscientização Corporativa: https://bit.ly/2LoW362

Gestão de Ameaça - Cyber Protection: https://bit.ly/2wZDnGJ

Scan ativos remotos C/ Tenable: https://bit.ly/2Wr6FrG

Diagnóstico para Startups: http://bit.ly/ibliss-abstartups-15off

“Queremos promover uma sociedade digital mais segura e solidária com as empresas que estão enfrentando o desafio de estruturar o trabalho remoto para seus colaboradores”, disse Leonardo Militelli, CEO da IBLISS Digital Security.

Com o isolamento, a tecnologia tem sido fundamental para manter os negócios no ar. Empresas no mundo inteiro estão começando a introduzir novas estratégias de trabalho remoto para mitigar e reduzir o possível impacto do Coronavírus em seus negócios. A XP por exemplo, já anunciou que fará trabalho 100% remoto até o final deste ano e estuda a possibilidade de seguir neste formato no pós pandemia. Será necessário, portanto, que os recursos de segurança da informação sejam eficientes, já que haverá um aumento do uso de redes externas e reestruturação de atividades de suporte.

A privacidade, mesmo com o adiamento da LGPD, tem colocado em cheque a maturidade das empresas em lidar com os dados pessoais de clientes e parceiros. Todo cuidado é pouco. Estas tentativas de fraudes que podem ser de várias formas, são capazes de registrar os dados digitados, de forma a coletar credenciais de acesso a serviços online ou senhas bancárias, roubar criptomoedas desviando transferências para carteiras sob o controle de hackers ou criar uma conta de administrador no PC para a realização de ataques de negação de serviço.

Confira mais posts do Start