iClooset revoluciona mercado da moda com impacto socioambiental positivo

18/6/20
|
Publicado por 
Redação Start

Startup aluga casacos para o frio à moradores de regiões mais quentes

iClooset revoluciona mercado da moda com impacto socioambiental positivo
iClooset revoluciona mercado da moda com impacto socioambiental positivo

Dar acesso à moda de inverno para quem precisa se proteger do frio e transformar as formas de consumo, conscientizando e gerando impacto socioambiental positivo, são os principais propósitos da iClooset.

Empresa voltada para turistas, aluga casacos e acessórios adequados para aqueles que moram em cidades quentes do Brasil e viajam para cidades frias, como Gramado, Curitiba ou também que realizam viagens internacionais. Pioneira em Gramado, a startup fundada por Juli Rodrigues da Silva está mudando as formas de consumo no sul do Brasil.

“Quando visitei Gramado pela primeira vez com alguns amigos, era em pleno inverno e eu não trouxe casacos suficientes. A cidade estava recebendo a decoração para o Festival de Cinema daquele ano, estava linda e fui embora alguns dias antes de começar o festival. Em 2017, não existia o aluguel de casacos para me proteger, foi quando decidi validar o projeto. Minha família trabalha com aluguel de trajes desde 2004, aprendi muito com eles e em março de 2018 trouxe para Gramado o aluguel de casacos”, conta Juli.

Como funciona

A reserva das peças é feita da casa dos clientes via site, via aplicativo ou pelo próprio WhatsApp e, ao chegar em Gramado ou em Curitiba, os casacos são entregues no conforto da hospedagem do turista. No caso de ser uma viagem internacional, os casacos são enviados diretamente para a residência do viajante.

Para o cliente, um dos principais benefícios é não precisar gastar R$ 1 mil ou R$ 2 mil em roupas para uma viagem de cinco dias para Gramado ou de 15 dias para Paris. Alugando com a empresa, esse gasto pode diminuir em até 90%. Os benefícios se estendem também para o meio ambiente, afinal, casacos e acessórios não precisarão ser produzidos inúmeras vezes quando existe a opção de reutilização e aluguel das peças.

“O impacto socioambiental fica na relação entre quantidade de vezes que um casaco é alugado e quantidade de peças evitadas em passar por todo o ciclo de produção que tanto polui nosso meio ambiente. Esse impacto positivo socioambiental fez com que o iClooset fosse uma das selecionadas para aceleração no Projeto Legado 2020”, comenta Juli.

1 juli rodrigues da silva apresentou sua startup iclooset na gramado summit isadora jacobyespecialjc whatsapp image 2019 08 08 at 3 10 59 pm 8804927 8811273 foto isadora jacobyespecialjc

O coração da empresa é em Gramado, mas também possui atuação em Curitiba, além de trabalhar com envio para todo o Brasil para aqueles que querem fazer viagens internacionais. A marca planeja expandir para Campos do Jordão e atuar com ainda mais força em viagens internacionais nos períodos de dezembro, janeiro e fevereiro, que são os meses quentes no hemisfério sul. Em um período de seis meses, a Iclooset regsitrou 248 clientes.

“Nosso serviço vai além do casaco, nós temos como lema a experiência que casacos elegantes criam em uma caminhada pela Rua Borges de Medeiros em Gramado em uma noite fria”, salienta Juli.

Revolução nas formas de consumo

A iClooset revolucionou o mercado da moda desde o primeiro casal de clientes que comprou a ideia, quando os mesmos evitaram o consumo desenfreado da moda ao escolherem alugar. Como trabalhamos com moradores de regiões quentes, nossos primeiros clientes em março de 2018 eram de Caruaru, cidade de Pernambuco. “Eles nunca iriam utilizar os casacos de frio na cidade natal deles, é um acesso temporário. Somos o Uber dos Casacos nas viagens”, destaca.

O iClooset é uma das soluções para a seguinte indagação de Carlos Ferreirinha, que é referência no mercado de luxo no Brasil: “Como vamos ser relevantes para a nova geração, que é hiperconectada, que busca a experiência, que quer consumo consciente e sustentável?”.

Hoje, o iClooset atua com público que vê valor agregado à experiência do aluguel por meio da moda circular e da economia. Segundo a thredUP Resale Report 2019, o segmento irá ultrapassar o Fast Fashion em 2028 em termos de faturamento, mostrando a tendência de consumo consciente no setor da moda.

Confira mais posts do Start