Maternidade e empreendedorismo: conheça o projeto que já acelerou mais de 170 empresas lideradas por mulheres

8/5/20
|
Publicado por 
Redação Start

B2Mamy, fundada por Dani Junco, já conectou mais de 7 mil mulheres ao ecossistema de inovação

Maternidade e empreendedorismo: conheça o projeto que já acelerou mais de 170 empresas lideradas por mulheres
Maternidade e empreendedorismo: conheça o projeto que já acelerou mais de 170 empresas lideradas por mulheres

Como é possível equilibrar trabalho, propósito e maternidade? Foi esse questionamento que despertou a empreendedora paulista Dani Junco a criar uma aceleradora voltada para mulheres. O projeto iniciou com uma postagem no Facebook, em que ela compartilhou suas angústias e convidou quem se identificasse para um café. Para sua surpresa, o encontro reuniu 80 mulheres, inspirando Dani a criar de vez a B2Mamy. Atualmente, a aceleradora conta com números surpreendentes:

+ de 700 mulheres tiraram suas ideias do papel

+ de 170 mulheres aceleraram suas empresas

+ de 7 mil mulheres se conectaram ao ecossistema de inovação

Procurada principalmente por mulheres acima dos 30 anos, com filhos na primeira infância, a empresa enxerga diariamente a vontade que muitas têm de abrirem seus próprios negócios, mas que sabem pouco sobre tecnologia e inovação. “Queremos tornar as mães líderes e livres economicamente”, afirma.

Conforme Dani, as mulheres se motivam a empreender não somente porque querem gerar renda, mas sim porque querem ser reconhecidas. “A gente quer produzir, a gente quer performar, quer virar CEO”, aponta. No entanto, ela salienta que, estruturalmente, o mundo ainda é muito masculino em suas lideranças. “A gente fica com essa carga, então, a primeira coisa que é muito díficil é desmistificar isso dentro de casa”, ressalta.

A principal dica de Dani é encontrar uma rede de apoio que auxilie a encontrar um equilíbrio. “Para empreender e conciliar a maternidade você vai primeiro ter que aprender sobre gestão de tempo, até porque empreender realmente despende muita energia”, aponta.

unnamed 2 1170x780

Casa B2Mamy

As angústias identificadas por Dani foram além, desdobrando outros projetos, como a Casa B2Mamy. A ideia é ajudar as empreendedoras a manterem a rede de trabalho sempre aquecida, além de ser um espaço onde elas podem trabalhar, se encontrar, participar de eventos, cursos e fazer contatos enquanto os filhos dormem ou são entretidos no quarto ao lado.

Com a Casa B2Mamy, a proposta é impulsionar a frente B2B fazendo do espaço um centro de pesquisa para marcas que conversem com o segmento da maternidade. Segundo Dani, a Casa não é um coworking, mas sim um clube de capacitação, mentoria e encontros. O espaço comporta simultaneamente até 160 empreendedoras. “Através da educação é que queremos mudar a realidade das mulheres desse país, porque quando você aprende alguma coisa, essa coisa não te demite, não te subjuga, não acorda no outro dia e diz que não te ama mais e vai embora”, finaliza.

Confira mais posts do Start