Plataforma facilita operações de bares e restaurantes com soluções inovadoras

25/6/20
|
Publicado por 
Redação Start

Saipos recebeu seu primeiro investimento de Camila Farani, do programa Shark Tank Brasil

Plataforma facilita operações de bares e restaurantes com soluções inovadoras
Plataforma facilita operações de bares e restaurantes com soluções inovadoras

Para muitos empreendedores, gerenciar sistemas pode ser considerado uma tarefa árdua e cansativa. Imagine então quando esse tipo de gerenciamento é feito na área gastronômica. Pensando em soluções assertivas para bares e restaurantes, unindo a tecnologia com a praticidade, surgiu a Saipos. Atualmente, o sistema está sendo utilizado em cerca de 2.300 restaurantes, espalhados por todo o país.

Incubada na TecnoSinos, a startup foi criada em 2017 com o objetivo de amenizar a principal dor de milhares de empreendedores do ramo da gastronomia, bem como de facilitar os processos burocráticos que existem no dia a dia. A plataforma realiza operações como controle de estoque, controle de caixa, saídas e entradas de pedidos, que são alguns dos principais processos por trás de qualquer estabelecimento desse nicho.

Além do modelo de negócio proporcionar várias facilidades operacionais, o co-founder da startup, Bruno Tusset, explica que o principal propósito da empresa é o de facilitar a rotina do empreendedor, proporcionando mais tempo fora do estabelecimento.

“Temos exemplos de clientes que, após a instalação do sistema, podem passar mais tempo com a família, investindo no bem-estar e melhorando a sua qualidade de vida. Isso é o resultado final”, comenta.

Os modelos oferecidos pela Saipos são modulares, ou seja, se adaptam às necessidades de cada restaurante. Os serviços vão desde a montagem de um cardápio e comandas digitais até o controle de motoboys e integrações inteligentes com aplicativos de delivery online, como o Ifood. A ferramenta ainda aposta em relatórios inteligentes e que priorizam os resultados claros aos proprietários.

créditos rômulo henricco 1

Na prática, o sistema da Saipos funciona como um sócio-gestor da empresa, sem reter nenhuma porcentagem do empreendimento consigo. “Queremos fazer com que essa ferramenta de gestão seja o braço direito dos empreendedores. Sabemos que existem negócios com atendimento sensacional, uma comida sensacional, mas que pecam na gestão. A plataforma está aí para criar esse equilíbrio para o negócio”, ressalta Bruno.

Nos últimos anos, a startup foi selecionada como um dos 50 projetos aprovados para o Startup Brasil, programa desenvolvido pelo governo federal para incentivar iniciativas com alta tecnologia. A empresa também foi aprovada no programa de aceleração da Ventiur, uma das principais aceleradoras de negócios do país.

Após participar do Seed Minas Gerais, a Saipos recebeu seu primeiro investimento e de um nome já bem conhecido no meio: Camila Farani. Impossível não conhecer essa “tubarão” do programa Shark Tank Brasil. Farani, é co-fundadora do grupo da G2 Capital, uma butique de investimentos voltados para empresas de tecnologia. Com uma vasta experiência no mercado, ela viu na Saipos uma excelente oportunidade de negócio para ser apoiada pelo seu grupo.

A “tubarão” ficou impressionada com o grau de conhecimento e foco em metas dos quatro fundadores da empresa. As métricas da startup sempre estiveram enraizadas com o foco em uma ferramenta capaz de resolver as principais dores de cabeça do setor de bares e restaurantes.

De acordo com Camila Farani, a Saipos sempre demonstrou estar preocupada em oferecer uma solução completa para os donos de restaurante. Além disso, a ferramenta é adaptável para atender todos os tamanhos de negócio.

“Quando conheci a Saipos vi um grande potencial, os sócios tinham amplo conhecimento do setor de alimentação fora do lar. O sistema para gestão deles é o mais inteligente e intuitivo do mercado. Tenho certeza que com o novo investimento recebido a Saipos irá se fortalecer ainda mais no território nacional,” explica Farani.

Crescimento constante

Com a empresa ganhando cada vez mais reconhecimento dentro do mercado, em 2018, obteve mais uma conquista. Após ser selecionada para o programa Startup Brasil, a Saipos firmou contrato com uma das principais aceleradores de negócios do país.

Dois anos depois, devido ao crescimento constante, a Saipos gerou uma taxa de retorno muito vantajosa para a aceleradora. Conseguindo, assim, superar a expectativa de trazer retorno superior de 10 vezes com relação ao valor investido.

Com o novo aporte milionário recebido, a Ventiur decidiu que este é o momento exato de anunciar o seu exit da operação - o segundo da sua história. Para Sandro Cortezia, CEO da aceleradora, essa é uma operação que confirma o crescimento da Saipos e mostra que ela segue pensando em soluções inteligentes e inovadoras para a área do food service.

“A confirmação desta nova rodada de investimento, no momento em que enfrentamos uma das maiores pandemias do mundo e que impactada principalmente o setor de alimentação fora do lar, é uma vitória. Reforça a trajetória de sucesso da startup, onde o propósito e a atitude empreendedora se sobrepõe a qualquer obstáculo”, explica Cortezia.

Confira mais posts do Start