Plataforma global conecta turistas a moradores locais para melhorar experiências de viagens

12/4/21
|
Publicado por 
Redação Start

IFriend possui mais de 20 mil usuários e atuação em todos os estados brasileiros e em 125 países

Plataforma global conecta turistas a moradores locais para melhorar experiências de viagens
Plataforma global conecta turistas a moradores locais para melhorar experiências de viagens

A experiência é um dos melhores ativos de qualquer serviço ou produto. Em uma viagem, seja a trabalho ou a lazer, a experiência também acaba sendo um diferencial. Nada melhor do que a troca de informações, histórias e dicas para aproveitar um destino turístico. Foi pensando nisso que surgiu a startup iFriend, uma plataforma global que conecta turistas a moradores locais, permitindo ao turista conhecer a cidade visitada sob o ponto de vista de um local.

O objetivo da plataforma é a praticidade e a simplicidade para qualquer viajante se conectar a um guia local, independente de sua idade ou habilidade tecnológica. Desta forma, a iFriend utiliza um método de busca já comum aos usuários, semelhante a uma reserva de hotel, em que você digita somente a cidade que irá viajar. Depois disso, aparecerão todos os guias daquela localidade, além dos tours e atividades para se fazer naquele destino. A partir daí, é só escolher o serviço mais adequado aos seus interesses e curtir o passeio.

A empresa oferece tours privativos e em grupo, podendo ser personalizados aos interesses do viajante ou com um roteiro já desenhado pelos iFriends, como são chamados os guias locais. Além disso, foi lançado no final de 2020 o Tour Virtual, uma maneira inovadora e conveniente de viajar a dezenas de destinos no mundo com um guia local que fala o seu idioma. Entretanto, isso é realizado no conforto de casa por meio da tela do celular ou do computador.

A motivação veio de uma necessidade do co-fundador do iFriend, Leonardo Brito, de se conectar a moradores locais em suas viagens. Ele trabalhava em uma multinacional de serviços financeiros (HSBC Bank) e viajava muito por conta do trabalho. Quando visitava uma cidade onde já possuía um amigo, sua experiência de viagem era muito superior a quando ia para uma cidade em que não conhecia ninguém. Foi disso que surgiu a ideia da criação do iFriend, uma plataforma global que pudesse conectar viajantes de quaisquer países a moradores locais em todo o mundo.

A ideia do iFriend nasceu em 2015 durante um curso de MBA da Coppead UFRJ. Ao fim do curso, os alunos Leonardo Brito e Diogo Leão resolveram tirar aquela ideia do papel. Porém, foi só em 2017 que foi lançada a versão MVP da plataforma. Em outubro de 2018, foi aberta a empresa no Brasil e, no ano seguinte, nos Estados Unidos.

Os principais diferenciais da plataforma são:

1. Presença em 125 países em 1.279 cidades, com uma base de 5.600 guias locais.

2. Maior base de guias e receptivos turísticos em língua portuguesa do mundo.

3. Possibilidade de personalização dos serviços conforme as necessidades dos clientes.

4. Valores acessíveis, podendo contratar um guia por hora de trabalho.

5. Contato antecipado com o guia local.

“Acreditamos que a interação entre viajantes e moradores locais possibilita um ganho social, cultural e financeiro para ambas as partes. Além de possibilitar a inclusão no mercado de trabalho de milhares de profissionais. Com isso, acreditamos que o iFriend será um dos grandes geradores de emprego e renda para milhares de pessoas em diversas comunidades no mundo”, aposta Leonardo Oliveira Mendes Brito.

582ec999 0000 414a 8de3 fceda6c86f1b

Semelhante às demais empresas de marketplace, a remuneração da empresa acontece por meio de cada reserva efetuada na plataforma. É cobrado 25% do receptivo turístico e 10% da taxa do serviço do viajante.

Atualmente, possuem uma base de mais de 20 mil usuários e atuação em todos os estados brasileiros, em 125 países e em 1.279 cidades.

Confira mais posts do Start