Por que o Agile Finance é essencial para o crescimento da sua empresa?

20/7/22
|
Publicado por 
Redação Start

Nessa metodologia, utiliza-se a tecnologia para aumentar a produtividade e a eficiência de processos financeiros

Por que o Agile Finance é essencial para o crescimento da sua empresa?
Por que o Agile Finance é essencial para o crescimento da sua empresa?

A dinamicidade do mercado atual tem exigido que as empresas se atualizem, tornando-se mais ágeis e eficientes em acompanhar as mudanças nos cenários mundiais. Uma prova disso foi o cenário enfrentado mundialmente por todas as empresas no começo da pandemia de COVID-19.

Uma pesquisa feita pela McKinsey estima que a maior agilidade dos negócios resulta em uma economia de custos de 20 a 30%. Além disso, segundo a IDC, as organizações perdem de 20 a 30% da receita todos os anos devido a processos ineficientes.

Quando falamos sobre o departamento financeiro das empresas, ainda é muito comum ver que os responsáveis por essas áreas continuam usando planilhas obsoletas e complexas para lidar com os dados, e ignoram as vantagens financeiras da otimização de processos.

De acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade do Havaí, ao inserir dados manualmente em planilhas simples, a probabilidade de erro humano é de 18% a 40%. Outro custo gerado pela ineficiência de processos tem a ver com o tempo dedicado à execução das atividades: 22% do tempo de um funcionário é gasto em tarefas repetitivas.

Ao longo de um ano, o desperdício de dinheiro com tarefas manuais é enorme, sem falar na perda competitiva frente aos concorrentes que já automatizam seus processos e os estão concluindo rapidamente, com um custo geral reduzido.

A solução atual para esse problema tem sido a aplicação do Agile Finance. Nessa metodologia, utiliza-se a tecnologia para aumentar a produtividade e a eficiência de processos financeiros, automatizando-os a fim de melhorar o lucro da organização. Uma companhia que possui uma área financeira que preza por agilidade, se torna muito mais flexível, resiliente, eficiente e isso ajuda muito os tomadores de decisão.

Segundo o Relatório Business Agility 2021 publicado pelo Business Agility Institute, colocar essa metodologia em prática foi importante para o desenvolvimento das corporações na pandemia. E as que demonstram melhores desempenhos em suas avaliações relataram que foram capazes de enfrentar desafios, mas não deixaram de se manter fiéis aos seus clientes e principalmente de seus propósitos. Todas apresentaram maior velocidade de mercado; adaptabilidade; satisfação do cliente; maior engajamento dos colaboradores; maior autonomia da equipe; produtividade; e metas claras e uma cultura de experimentação e inovação.

Pensando nisso, Thiago Campaz, CEO do VExpenses, listou cinco dicas para colocar o Agile Finance em prática na sua empresa:

Separe a oferta e a demanda

É imprescindível se preocupar com a gestão de todos os produtos, alinhando a entrega aos objetivos estratégicos da empresa. Ao organizar as áreas de produto (demanda) e equipes (oferta) a tomada de decisão acontece de forma mais rápida e de maneira vertical.

Construa uma mentalidade de retorno das equipes

Capacite as equipes, faça com que elas se tornem dedicadas, multifuncionais e de alto desempenho. É preciso financiar a excelência técnica, afinal, ao cultivar esses talentos, os colaboradores se destacam como unidades de capitalização.

Revise e ajuste o portfólio de finanças

Avalie o progresso e principalmente a demanda com mais frequência. Isso fará com que o planejamento iterativo e incremental se alinhe com estratégias mais assertivas e a longo prazo.

Invista em sistemas ágeis e revolucionários

A execução do Agile Finance depende de soluções que deem suporte a dados transparentes e acessíveis em tempo real, para que seja possível descentralizar ao máximo a tomada de decisão. Algumas soluções de gestão de despesas que cobrem os processos de ponta a ponta cumprem bem esse objetivo. Aliás, vale lembrar que uma equipe de portfólio multifuncional lida melhor com supervisões estratégicas, direções e alocações de orçamento.

Crie projetos pequenos e assertivos

Melhor do que pensar em termos de projetos de grande escala é criar compromissos incrementais nas áreas de produtos, com entrega gradual. Isso faz com que as metas sejam rastreadas de maneira mais simples por meio de indicadores de desempenho e gerência quantitativamente os resultados.

Confira mais posts do Start