ChatClass amplia atuação no mercado e mira fortalecer a presença na América Latina

4/3/24
|
Publicado por 
Redação Start

Startup começa o ano com novas soluções para otimizar processos operacionais nas áreas de gestão, atendimento, vendas e RH;

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Com foco em expansão de mercado e para ajudar a solucionar dores de empresas com engajamento, comunicação e capacitação nas organizações, a ChatClass amplia sua presença no mercado para além do setor educacional. No ano de 2023, a startup identificou a possibilidade de aproveitar o WhatsApp e o Instagram com o uso de inteligência artificial para fornecer soluções mais completas aos seus clientes, criando soluções sob demanda para otimizar processos em diversas áreas. Além da ferramenta para ensino de inglês via WhatsApp e Instagram que já contempla o portfólio da ChatClass, a empresa amplia a cobertura das soluções para as áreas de vendas, atendimento, recursos humanos e comunicação interna.

Em vendas e atendimento, a ChatClass apresenta a solução de customização de bots com um software único de gestão de relacionamento para centralizar o contato com os clientes. Já em recursos humanos e comunicação interna, a startup inaugura os treinamentos corporativos, canais de broadcast e avaliações para os colaboradores. Jan Krutzinna, fundador e CEO da ChatClass, explica que essas mudanças ajudam a alavancar a estratégia de negócios dos clientes.

“Hoje, 71% das empresas que usam inteligência artificial apresentam uma melhora na tomada de decisões dos times, de acordo com o Boston Consulting Group em parceria com o MIT. Por se tratarem de áreas tão estratégicas para as organizações, pensamos em trazer novas ferramentas para facilitar ainda mais a rotina dos profissionais”, informa o executivo.

Esse movimento ajudou a marcar a entrada de novos importantes clientes, como Carrefour e CUFA (Central Única das Favelas), na carteira da startup. Também, mais de 750 mil pessoas já foram impactadas por suas soluções.

“Democratizar o acesso à educação de qualidade por meio do WhatsApp e Instagram usando a inteligência artificial é a nossa missão. A partir das dores de vários clientes, percebemos a importância de aumentar a abrangência das nossas soluções para áreas como Atendimento, Marketing, Customer Success e RH, por exemplo, por conta da versatilidade da tecnologia em aplicativos de mensagens instantâneas. Os projetos que estamos desenvolvendo ao lado de nossos clientes mostram o impacto positivo de tirar essa ideia do papel”, comenta Jan.

Para 2024, Krutzinna explica que a estratégia é aumentar a participação na América Latina, principalmente no Chile.

“Neste ano, assim como nos anteriores, vamos seguir ouvindo atentamente os nossos clientes e parceiros para criar soluções ainda mais personalizáveis e escaláveis de acordo com as necessidades de cada negócio. Acreditamos no impacto que podemos gerar em diferentes setores da sociedade, para além do Brasil, e vamos mirar ainda mais nisso em 2024”, aponta o executivo.

Pioneira no Brasil: startup democratiza o estudo de inglês via WhatsApp

Fundada em 2014 e com sede em São Paulo, a startup tem o objetivo de democratizar o acesso à educação de qualidade e otimizar processos de gestão por meio do chat com uso de inteligência artificial, em especial o ChatGPT. A startup popularizou o ensino de inglês via WhatsApp no Brasil e criou metodologia via chat 3 vezes mais eficiente do que o ensino por meio das plataformas tradicionais.

Jan Krutzinna recorda que a hora de transformar a ideia em negócio surgiu ao perceber o alto engajamento das pessoas com aplicativos de mensagens instantâneas e, no caso da educação em inglês, a dificuldade e vergonha dos brasileiros em falar o idioma. Além disso, o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones no país, segundo dados do Opinion Box.

“Nós somos defensores do uso do WhatsApp e do Instagram para promover a capacitação através de treinamentos, engajamento por meio de gamificação e educação com uma plataforma que ajuda no estabelecimento de uma comunicação 1:1 com os usuários. Aliar esses aplicativos ao uso da tecnologia é poderoso para garantir a qualidade e a padronização dos fluxos. Esse modelo funciona e a ChatClass é a prova disso”, finaliza Jan.

Sobre a ChatClass

Com a missão de democratizar a educação de qualidade e otimizar os processos operacionais das organizações por meio do WhatsApp e do Instagram, a ChatClass é a startup pioneira em educação conversacional com uso de inteligência artificial. Sediada em São Paulo, foi fundada em 2014 pelo cientista da computação alemão Jan Krutzinna. A empresa já foi selecionada para programas de aceleração como IBM Hyper Protect Accelerator, Estação Hack (Facebook) e Google For Startups. Também já venceu prêmios internacionais de inovação na educação como TPrize (MIT) e Learning Engineering Tools Competition. Em 2021, foi eleita uma das dez edtechs mais inovadoras do mundo pelo ASU+GSV Summit. Mais de 750 mil pessoas foram impactadas pelas soluções da ChatClass desde a sua chegada ao mercado. Empresas como McDonald’s, 99, Grupo Pão de Açúcar, Stone, Natura, Faber-Castell, Cultura Inglesa e XP são clientes da ChatClass.

Confira mais posts do Start