Colégio Visconde de Porto Seguro promove ‘Semana de Profissões’ para aproximar alunos de Universidades

27/5/23
|
Publicado por 
Redação Start

Evento oferece palestras, mesas-redondas e uma feira de universidades para profissionais dialogarem com estudantes sobre tendências do mercado atual e universo do trabalho

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Escolher uma profissão, conhecer os critérios das universidades e planejar uma vida profissional pode gerar muitas dúvidas e ansiedade para quem está nessa fase da vida. Para estabelecer uma ponte entre alunos de Ensino Médio e Universidades, o Colégio Visconde de Porto Seguro realiza há 20 anos a Semana de Profissões. São diversas atividades com profissionais renomados do mercado, muitos deles ex-alunos do Colégio, que promovem uma verdadeira integração entre gerações.

Na Feira de Universidades, os alunos escolhem a instituição de Ensino Superior que gostariam de conhecer e passam a entender mais a fundo cada instituição, incluindo instituições de ensino dos Estados Unidos, Portugal, Alemanha, entre outros países. Neste ano, a abertura do evento contou com a participação de Leo Fraiman, psicoterapeuta, escritor e autor de mais de 20 livros, que realizou a palestra "Escolha profissional: felicidade e sucesso".

Na sexta-feira (19), ocorre o Fórum de Profissões com profissionais renomados de diversas áreas. Os convidados participarão de mesas-redondas para dialogar sobre tendências do mercado atual, universo do trabalho, escolhas e atuações profissionais. Na ocasião, os estudantes terão a oportunidade de sanar dúvidas e conversar com os palestrantes. As atividades serão realizadas nos quatro campi da Instituição: Morumbi, Panamby, Vila Andrade e Valinhos (SP).

Para falar sobre o curso de Administração de empresas no Fórum de Profissões do campus de Valinhos, o escolhido foi Adir Ribeiro, CEO & Fundador da Praxis Business. Formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing e Executive MBA in Franchising, o administrador também atua como mentor da Endeavor e da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e Conselheiro de Administração e Consultivo de Franqueadoras (Formado pelo IBGC). Sobre o universo da Psicologia, a selecionada foi Mariana Chaguri, ex-aluna do Colégio Porto Seguro e psicóloga clínica formada pela PUC de Campinas. Mariana também é Neuropsicóloga e especialista em psicomotricidade, ambas realizadas na Faculdade de Ciências Médicas de Campinas.

Além dessas palestras, o Colégio irá promover painéis dos seguintes temas em Valinhos e São Paulo (Morumbi): Animação, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências da Computação, Ciências Sociais do Consumo, Cinema, Design, Direito, Economia, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Games, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Medicina, Moda, Perito Criminal, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Tecnologia da Informação.

Segundo Meire Nocito, Diretora Institucional Educacional do Colégio Visconde de Porto Seguro, o diferencial do evento está no escopo oferecido aos alunos, trabalhando todas as possibilidades de ingressar no ensino universitário, seja no Brasil ou no exterior.

“Outro diferencial está em olhar para a demanda de cada aluno, trabalhando o coletivo em paralelo com o individual, entregando toda a atenção necessária para a saúde mental de cada um, valorizando o autocuidado e atenção para que todos possam dar o melhor de si seja no ENEM, no ProUni, ou até em provas para ingressar em uma faculdade fora do Brasil”, finalizou a executiva.

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de “Exzellente Deutsche Auslandsschule”, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School; a da Microsoft Education; e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Em 2022, o Colégio Porto Seguro passou a ser reconhecido como uma Escola Internacional com opções de currículo: Internacional e Bilíngue, conforme o termo de acordo internacional com o governo da Alemanha.

Confira mais posts do Start