Como ajudar o Rio Grande do Sul após as enchentes

11/9/23
|
Publicado por 
Redação Start

Equipe da Redação Start separou algumas informações necessárias para quem desejar ajudar as famílias atingidas pelas inundações no Vale do Taquari

Foto: Ascom SAS
Foto: Ascom SAS

O Rio Grande do Sul vive um drama causado pelas fortes chuvas e inundações na última semana, deixando milhares de pessoas desabrigadas e dezenas de mortos em mais de 11 municípios gaúchos. A enchente do Rio Taquari é a segunda maior já registrada desde 1941, alcançando 29,62 metros. Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o estado contabiliza até o momento 2.193 pessoas desabrigadas, 8.282 desalojadas, 224 feridos e 46 vítimas fatais.

O cenário de caos se alastrou pelas redes sociais e causou comoção nacional por parte de moradores de municípios e estados vizinhos, movendo uma série de ações para apoiar as famílias atingidas. Conforme informações divulgadas pela CNN, o poder público deve destinar cerca de R$56 milhões para as pessoas atingidas, além de 20 mil cestas básicas e um auxílio de R$800,00 para cada pessoa afetada pelo desastre.

Além do apoio governamental, os municípios atingidos têm recebido ajuda de diversas instituições públicas e privadas, com o objetivo de reerguer as cidades afetadas e reconstruir uma nova vida para as famílias que perderam tudo. Pensando nisso, a equipe da redação Start separou algumas informações para quem deseja ajudar.

O gabinete de crise de Encantado informa que todas as doações são bem-vindas, mas que é necessário que os materiais sejam direcionados para o Parque João Batista Marchese, localizado na Rua dos Imigrantes em Encantado (bairro Lambari). Em nota, o gabinete esclarece que, dessa forma, os mantimentos são centralizados em um só local e distribuídos para as demais regiões atingidas.

Antes de realizar uma doação, a assessoria ressalta ainda a importância de verificar a veracidade de informações, e sempre optar pelos meios oficiais. 

Pontos de coleta:

Armazéns A4, A5 e A6 do Cais do Porto
Avenida Mauá, 1.050, Centro Histórico de Porto Alegre.

Central de Doações da Defesa Civil do RS
Permanece aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) - avenida Borges de Medeiros, 1.501 - bairro Praia de Belas, Porto Alegre. 

Palácio Piratini

Praça Marechal Deodoro, s/nº, Centro, Porto Alegre.

Quartéis da Brigada Militar

Quartéis do Corpo de Bombeiros Militar

Prefeituras municipais

Unidades do Sesc

Além das doações em pontos físicos de coleta, foram disponibilizados os endereços bancários de coleta de recursos, pela assessoria das prefeituras municipais da região, como:

Cidade de Encantado - Associação Cultural Encantado

CNPJ: 11.330.190/0001-21

Cidade de Muçum – CDL Câmara de Dirigentes Logistas

CNPJ : 93.856.813/0001-69

Cidade de Roca Sales- Gabinete do Prefeito

CNPJ: 88.187.935/0001-70

SOS Rio Grande do Sul

CNPJ: 92.958.800/0001-38 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul

A publicitária Stéfani Kummer, que teve seus familiares atingidos pela enchente no município de Roca Sales, afirma que as famílias afetadas estão precisando de roupas de cama, brinquedos, colchões e, principalmente, mão-de-obra voluntária para ajudar a reestruturar a cidade. Além disso, ela pontua que, apesar de parecer banal, muitas pessoas estão pedindo por cuias e bombas de chimarrão, para que tenham algo para animá-las no fim do dia.

Ela também compartilha que o Hospital Sociedade Beneficente Roque Gonzales, localizado em Roca Sales, está aceitando doações de equipamentos e materiais necessários para retomar a operação, visto que sem o hospital, tudo se torna ainda mais difícil para a população local.

Confira mais posts do Start