Confira 4 tendências da nova geração em diferentes setores

1/8/24
|
Publicado por 
Redação Start

Os “Zs” têm liderado a expectativa de aumento do consumo em áreas como varejo, saúde e investimentos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A geração Z está moldando significativamente as tendências comportamentais e culturais da sociedade em diferentes setores. Prova disso é a pesquisa divulgada pela Truth Central, unidade de inteligência global do McCann Worldgroup, apontando que 75% dos jovens brasileiros acreditam que têm o poder de influenciar as ações e comportamentos de uma marca global para melhor.

Os “Zs” têm liderado a expectativa de aumento do consumo em áreas como varejo, saúde e investimentos. Dados da TransUnion, empresa global de informações e insights, apontam que só no primeiro trimestre de 2023, 37% dessa geração esperava gastar mais em compras no varejo físico e/ou online, em comparação com 26% de todas as outras gerações. A comparação e maior interesse desse público também se manifestou em outros segmentos: 31% da Geração Z esperava gastar mais com cuidados e serviços médicos (versus 23% do total das outras gerações), e 34% em aumentar seus gastos com fundos de aposentadoria e investimentos (versus 24% do total das outras gerações).

Incluindo esses setores outros também se adaptaram ao comportamento de consumo dessa nova geração. Sendo assim, confira quatro tendências em diferentes setores do mercado:

Mercado Imobiliário

No mercado imobiliário, a praticidade também tomou conta. De acordo com o Estudo realizado pela Brain Estratégia, 63% dos jovens da geração Z não têm intenção de comprar um imóvel, e sim alugar um apartamento ou casa, mais completo. Exemplo disso é o chamado multifamily, um complexo de casas ou apartamentos que possui apenas uma escritura e é tratado como um imóvel único, pertencente a uma pessoa ou empresa, como por exemplo a Vila 11, empresa brasileira referência em empreendimentos multifamily que profissionaliza e simplifica o aluguel de apartamentos modernos, funcionais e semimobiliados nas principais regiões de São Paulo.

Consórcio nacional

Diferentemente do que muitos pensam, o consórcio é uma tendência em alta no “mundo” da geração Z. Isso porque o planejamento também é um diferencial dessa geração, a Unifisa, empresa brasileira que oferece serviços financeiros com baixo custo de aquisição e com uma excelência em atendimento, é um exemplo disso e tem cada vez mais jovens no seu portfólio de clientes.

Educação financeira

A falta de educação financeira é um dos grandes gargalos da Geração Z. A fim de mudar esse cenário, a UjamaaTech oferece soluções, conteúdos e consultoria voltados à educação financeira. Graduada no InovAtiva de Impacto Socioambiental, a startup já impactou mais de 40 mil pessoas por meio de seus conteúdos. Tendo a educação financeira como chave para realizar sonhos e  acessar qualidade de vida, a plataforma tem como objetivo ser um canal que auxilia pessoas e empresas na jornada da educação financeira para ter mais autonomia na hora de tomar decisões.

Intercâmbio

Outra característica das novas gerações é sua vontade de estudar inglês, viajar e viver experiências únicas e diferentes. Nesse cenário, o interesse pelo intercâmbio está crescendo cada vez mais, e há empresas como a Fluencypass, maior plataforma online de intercâmbio do Brasil que oferece o ciclo completo da fluência, trazendo métodos únicos para que esses jovens consigam aprender inglês em pouco tempo e viajar o mundo em busca de novas vivências e trocas culturais.

Confira mais posts do Start