Dia do Cliente agita varejo brasileiro em setembro: Confira 6 dicas para disparar em vendas

13/9/22
|
Publicado por 
Redação Start

O Dia do Cliente está se aproximando e já é possível observar uma série de marcas aproveitando a sazonalidade para vender mais. Por isso, reunimos dicas de especialistas referências no mercado sobre como os negócios podem aproveitar essa época do ano para homenagear seus clientes e, consequentemente, disparar em vendas

O Dia do Cliente está se aproximando e já é possível observar uma série de marcas aproveitando a sazonalidade para vender mais. Comemorado anualmente no dia 15 de setembro, a data é celebrada desde 2003 com o objetivo de homenagear e estreitar o relacionamento entre consumidores e empresas, auxiliando na fidelização.

Marcada por promoções, descontos, distribuição de brindes e até mesmo sorteios, o e-commerce já está se movendo para lançar o cliente da melhor forma possível. Afinal, a data ganhou ainda mais destaque nos últimos anos com a Semana do Brasil e tornou-se uma fase teste para varejistas avaliarem suas respectivas estratégias para a própria Black Friday.

Segundo um levantamento da All iN, plataforma brasileira de marketing digital para relacionamento, o período resultou em um faturamento de R$6 bilhões para o e-commerce brasileiro em 2021, o que representa uma alta de 22% em relação ao ano anterior.

Mas, afinal, como os negócios podem aproveitar essa época do ano para homenagear seus clientes e, consequentemente, disparar em vendas?    

Invista na experiência do cliente - Para Tomás Duarte, cofundador e CEO da Track.co, startup brasileira referência em CX, o consumidor está com menos tempo e mais exigências. Destemido e mais interativo, essa nova geração de consumidores é promotora ou detratora da empresa em poucos segundos. “O Dia do Cliente é uma excelente oportunidade para se aproximar do consumidor e mostrar que sua marca realmente se importa com ele. Por isso, crie promoções e experiências relevantes, isto é, mapeie quais são os produtos mais comprados, as combinações de produtos que mais saem em uma compra e ofereça combos de ofertas. Não pense em sugerir os famosos preços que valem a ‘metade do dobro’ e cumpra com as expectativas das promoções, descontos e preços imbatíveis esperados nesta época”, complementa.

Tenha um site responsivo - Hoje, 7 em cada 10 consumidores utilizam o smartphone para fazer compras online, é o que aponta um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Por isso, ter um site responsivo - plataforma que se adapta ao formato de tela utilizado para a sua visualização, como as telas de celulares e tablets - além de trazer mais confiança para o consumidor, impede que o mesmo desista da compra na metade do processo. “Os dispositivos móveis devem ser usados cada vez mais durante as compras, afinal eles garantem praticidade e agilidade. Um site intuitivo, moderno e adaptável traz uma boa impressão para o cliente e, consequentemente, aumentam as chances de finalização da compra e fidelização”, destaca Jackson Araújo, COO da Showkase, plataforma inovadora de Social Commerce.

Desenvolva uma área específica para ouvir o seu cliente - Com o avanço da tecnologia, os consumidores têm garantido mais poderes de decisões em mãos, o que tornou ainda mais importante a abertura de espaços para a adoção de políticas capazes de focar a atenção totalmente no cliente. Dessa forma, o atendimento poderá ser mais eficiente e, ainda, totalmente personalizado para o consumidor. “Por mais que o fluxo de trabalho se intensifique nesta época, manter o atendimento personalizado e identificar a peculiaridade de cada consumidor é essencial para se diferenciar no mercado. O cliente se transforma em promotor e indica para outra pessoa quando se sente respeitado durante todo o processo” aponta Rafael Gianesini, CEO e cofundador da Cidadania4U, startup especializada no reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa de forma desburocratizada e com mais transparência.

Reduza atritos - Um ponto que merece destaque, mas nem sempre é levado em consideração pelos lojistas, é a quantidade de etapas pelas quais o consumidor precisa passar até conseguir finalizar a compra. Grandes empresas já entenderam que a redução de atritos e fricções nesse momento faz com que o cliente se sinta mais inclinado a adquirir o serviço oferecido e passa uma imagem de preocupação com a sua experiência de compra. E, com a crescente oferta de soluções inovadoras, caso não gostem de alguma parte desse processo, não hesitam em procurar os concorrentes. “Sistemas como os de compra com apenas um clique eliminam algo que existe em grande parte do processo dos e-commerces: o login e a seleção da forma de pagamento. Pode ser que o próprio usuário nem perceba que existe um ponto de atrito ao navegar por determinada plataforma, mas ele certamente notará quando essa fricção for eliminada e sua jornada de compra facilitada”, comenta Mateus Magno, CEO da Samba Digital, empresa da Sambatech focada em transformação digital.

Invista em segurança de dados e tecnologias de ponta - Por trás de ótimos produtos e profissionais qualificados, devem existir tecnologias que garantam segurança e o ótimo funcionamento dos sistemas. “A perda de informações, ataques de hackers e até mesmo uma queda brusca de energia podem gerar problemas financeiros e de credibilidade. Com sistemas seguros e que funcionam de maneira assertiva, profissionais não precisam se preocupar com desafios que podem fazer com que um período que seria de grandes vendas, não tenha sucesso por conta de questões tecnológicas”, informa Armindo Sgorlon, CEO da SGA TI em Nuvem, empresa que cria soluções para desafios que afetam empresas de diversos segmentos e portes, por meio de novas tecnologias que envolvem aplicações em nuvem, modernização de dados e cibersegurança.                                               

Tenha vendedores preparados - Datas em que são comuns acontecerem mais vendas, exigem profissionais preparados para suprirem a alta demanda. “Vendedores precisam estar cientes das metas a serem alcançadas e mais do que isso, elaborarem estratégias assertivas para venderem mais nesses períodos, sabendo como atender consumidores a fim de fidelizá-los. Treinamentos são a base do sucesso”, afirma Fábio Oliveira, CEO da SalesFarm, primeira plataforma que terceiriza a força de vendas por meio de um software e que tem como objetivo conectar empreendedores a vendedores.

Confira mais posts do Start