Discussões sobre a cultura geek nos cenários de inovação abre espaço para oportunidades

9/8/23
|
Publicado por 
Redação Start

Gramado Summit prepara palco voltado para o público nerd na edição de 2024

Foto: Unsplash | Daniel K Cheung
Foto: Unsplash | Daniel K Cheung

Houve um tempo em que o universo nerd era visto como algo esquisito e específico para o público consumidor de conteúdos voltados para os games, cinema, quadrinhos e tecnologias futuristas. Com o passar do tempo, esse cenário foi ganhando força por parte dos consumidores, que foram crescendo significativamente e quebrando os preconceitos, abrindo espaço para um mercado muito lucrativo para as franquias geek.

Sabendo disso, é possível observar o constante crescimento das discussões geeks para o mercado, aliados à inovação. Para o curador de conteúdos da Campus Party e da Gramado Summit, Rodrigo Selback, os cenários de inovação são ambientes promissores para fomentar ideias criativas, tecnologias emergentes e tendências que são compartilhadas e debatidas.

Foto: @gamaciiel

Ele afirma que o público geek, além de ser formado por entusiastas do universo, acabam sendo também composto por especialistas em diversas áreas de interesse que envolvem temas considerados nerds. Segundo ele, essas discussões proporcionam um terreno fértil para o surgimento de novas ideias, parcerias e colaborações, impulsionando a inovação no mercado gamer e com perspectivas positivas para o futuro do mercado.

Os geeks são conhecidos por sua paixão e entusiasmo por assuntos relacionados à tecnologia, jogos, filmes, quadrinhos e outras áreas afins, e todas as referências acabam sendo utilizadas em novas e criativas ideias de negócios. Essas discussões estimulam a criatividade e a busca por soluções inovadoras, impulsionando o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos.

Aline Silveira, gerente de design de aprendizagem na Crescimentum, afirma que não existe oportunidade melhor de trazer para a agenda de inovação pessoas que mergulham nas suas pesquisas ou que compreendem o mundo de forma complexa e criativa.

“Geeks são pessoas capazes de lidar com a pressão de forma criativa e conectando conhecimento e referências de uma amplitude gigante. Isso sem contar sua capacidade de resolução de problemas complexos e o quanto se sentem desafiados frente a uma nova fase, digo batalha ops, problema. Tem receita melhor para inovação?”, explica.
Foto: @gamaciiel

Para Aline e para Rodrigo as discussões podem impulsionar o mercado geek de uma forma única, por meio de conexões, networking, abrindo espaço para mostrar todas as potencialidades do setor. Os especialistas explicam que disseminar informações e novidades relevantes sobre jogos, tecnologias e produtos cria um ambiente propício para o crescimento do mercado. Além disso, ajuda a fomentar a demanda por produtos e serviços, inspirar empreendedores a identificar oportunidades de negócio e desenvolver soluções inovadoras para atender às necessidades de qualquer público.

Rodrigo afirma que o crescimento desse mercado é reflexo das constantes evoluções e inovações, como o aumento do acesso à internet, a popularização de dispositivos móveis, smart tvs, assistentes pessoais virtuais e consoles. Outro fator é resultado do aumento da aceitação social dos geeks e da cultura gamer.

“A internet e as redes sociais também desempenham um papel importante, permitindo que os geeks se conectem e compartilhem suas paixões de forma mais fácil e abrangente. Por fim, o mercado geek é caracterizado por uma base de fãs extremamente leal e engajada, o que contribui para o crescimento contínuo desse segmento”, comenta Rodrigo.

Aline completa que esse sucesso da cultura geek é resultado da transformação social e comercial. Enquanto no passado “ser nerd” era motivo de preconceito, atualmente ser nerd é considerado algo cool. Segundo ela, isso se dá devido ao fato das pessoas se sentirem mais à vontade para viver aquilo que lhes faz bem, independente do julgamento externo. 

“O mercado passou a reconhecer as oportunidades de negócio associadas a isso, como o investimento em eventos, acessórios, conteúdos, games e tudo que orbita esse cenário. As marcas passaram a compreender os geeks como um público fiel e altamente engajado, capaz de girar milhões na economia, e isso só cresce”, explica.

Espaço Geek + Gramado Summit = A mistura perfeita

Foto: Divulgação

Foi pensando nesse público que a organização da Gramado Summit, em parceria com o curador Rodrigo Selback, decidiu investir no segmento para debater sobre a indústria geek e como os empreendedores e entusiastas da inovação podem aprender com esse mercado. Para criar uma experiência imersiva para o público, a edição de 2024 da conferência de inovação vai contar com trilhas de conteúdo completas para os entusiastas da cultura nerd.

Para o curador, os eventos de inovação podem combinar elementos interativos, tecnologias avançadas e apresentações de alta qualidade, por meio de espaços de realidade virtual, competições/exibições de games e eSports, demonstrações de produtos futuristas e palestras com especialistas. Segundo ele, essas experiências permitem que o público se sinta parte de um universo emocionante e inovador, o que contribui para a construção de uma experiência memorável aos participantes.

Ele complementa que as exposições interativas e demonstrações de novas tecnologias permitem que o público experimente de perto as inovações mais recentes. Além disso, Rodrigo afirma que a presença de cosplayers e outras atividades relacionadas ao universo geek ajudam a criar um ambiente envolvente e divertido, onde os participantes se sentem parte de uma comunidade. 

“Podemos fazer com que as pessoas vivam o "Círculo Mágico", um conceito que permite um espaço onde os participantes entram em um estado de mente separado da realidade cotidiana, imersos em um ambiente temporário onde as regras e restrições estabelecem novos limites. A participação é voluntária, e as atividades proporcionam um elemento de encantamento, envolvendo emocionalmente os participantes. O conceito do "Círculo Mágico" destaca a importância da experiência significativa que desafia a mente, traz prazer e contribui para a formação cultural e social das pessoas”, comenta.

Para Aline, eventos de inovação como a Gramado Summit podem construir uma relação com o público desse nicho.

“Iniciativas que não são construídas por quem conhece genuinamente o dia a dia e a realidade, mas que apenas querem se apropriar disso comercialmente, tendem a ser agendas de um episódio só. Por isso, é necessário ouvir a comunidade geek. Construir com ela as experiências é o que fará com que os eventos de inovação se tornem imersões que se conectem ao que essa turma valoriza”, conclui Aline.

Rodrigo acredita que o espaço geek na Gramado Summit tem o potencial para ser um ambiente vibrante e inspirador para os entusiastas dos negócios relacionados ao mercado geek. O curador afirma que os palestrantes e atividades que estão sendo preparadas para o palco tem foco em tornar uma experiência única para o participante, abrangendo diferentes aspectos do universo geek.

“Espero que todos os participantes aproveitem as oportunidades de networking e interação com os palestrantes. A Gramado Summit oferece um ambiente propício para a conexão entre profissionais do mercado, fomentando discussões sobre inovação, tendências e oportunidades de negócios. No geral, acredito que o espaço geek na Gramado Summit tem tudo para ser um destaque do evento, uma experiência enriquecedora para os participantes”, completa.

Confira mais posts do Start