Festividades de Natal e Ano Novo prometem movimentar a economia na Serra Gaúcha
Poder público e pequenos empreendedores compartilham as expectativas para este período

A Serra Gaúcha se destaca por ser uma região turística bem atrativa para as comemorações e um bom lugar para tirar férias, independente do perfil e gosto de seus visitantes. A região se mostra aberta para pessoas que preferem climas mais amenos, entre abril e agosto, ou períodos mais quentes e floridos, entre setembro e março. Além disso, a região possui infinitas opções de lazer, parques e até mesmo, celebrações de datas festivas, como o período da Páscoa, onde a cidade se move para as festividades pascais, até as festas de final de ano, onde ocorre o maior número de turistas movimentando a cidade anualmente.
Nessa época a cidade se comporta de uma forma diferente, criando uma experiência imersiva inspirada nas festividades natalinas espalhadas por toda a cidade, além de uma decoração única, é claro. O grande número de visitantes na cidade transforma e move a economia local, levando a cidade e os empreendimentos locais a um faturamento milionário, o que se mostra bastante positivo para a região. Nesse contexto, a equipe da redação Start decidiu conversar com empreendedores e representantes do poder público para nos dar um panorama dos impactos dessa movimentação para a economia do município.
Luia Barbacovi, Vice-Prefeito e Secretário de Turismo de Gramado, compartilha que a cidade está com expectativas de fechar o ano com 8% acima do número de visitantes, em comparação com 2022. Além disso, são esperados cerca de 8 milhões e 200 mil turistas em todo esse período, estimativa que pode se estender até o mês de janeiro. Segundo ele, este será o maior número da história de ocupação do município, e que o setor hoteleiro da cidade apresenta quase que uma ocupação máxima para toda a cidade.
“Esperamos receber turistas de todo o país e de países vizinhos, que costumam nos visitar com frequência, levando Gramado ao nível nacional e internacional de turismo. Temos cerca de 53 ações voltadas para as datas comemorativas deste mês, junto aos órgãos responsáveis pelo turismo na cidade e região. Além deste período, temos ações que impulsionam o turismo no próximo mês também. O verão na Serra será uma iniciativa que vai de 15 de janeiro até 10 de março, com o objetivo de estimular as atividades turísticas na cidade. Essas ações englobam cerca de cinco municípios da região das Hortênsias”, comenta Luia.
Ele ressalta ainda que as instituições públicas e privadas buscam atrair turistas por meio de parcerias com influencers e pessoas reconhecidas, o que atrai a atenção de ainda mais pessoas para a Serra Gaúcha. Outro fator importante comentado por Luia, é a parceria com emissoras de rádio e televisão, que ajudam com toda a divulgação das festividades da serra.
“Temos muitos turistas que são atraídos pelo clima natalino, a sensação de encantamento e atrativos dos parques temáticos, o que chama a atenção de públicos variados, desde jovens casais até famílias completas. Por isso, investimos em toda a infraestrutura do município para proporcionar uma boa experiência aos visitantes. Como exemplo, a gastronomia, hotelaria e até mesmo a segurança da cidade, que é um fator fundamental. Após o natal, iniciamos os preparativos para a virada do ano, que acontecerá na Rua Coberta, onde terá uma programação completa com atração musical e contagem regressiva”, aponta.
Além do esforço do poder público e de grandes empreendimentos para estimular a atividade turística no município, existem os pequenos e médios empreendedores que fazem parte de todo o ecossistema empreendedor que fazem a roda girar no município. Como exemplo, a Gaia Cozinha Criativa, empresa que atua nos segmento de alimentos voltados para o público que busca uma alternativa vegana, vegetariana e voltada para o público que se classifica como intolerante à lactose ou glúten.
Álvaro Koch, chef de cozinha e fundador da Gaia Cozinha Criativo, compartilha que, para o final de ano, foi criado um menu inédito e especial para os clientes que desejam ter um prato diferente para as comemorações de natal, ano novo e confraternizações. Além da elaboração do cardápio, foram ele destaca que investiu em produtos temáticos e em mídia, com a elaboração de vídeos e fotos profissionais e impulsionamento nas redes sociais. Segundo ele, o mês de dezembro de 2023 está tendo seus altos e baixos e que mesmo com um mercado ainda introspectivo, até o momento, o número de vendas e pedidos está semelhante aos últimos três anos vivenciados pela empresa.
“Creio que com trabalho e posicionamento correto vamos conseguir chegar ao mesmo nível dos outros anos nos demais formatos de venda que temos, que são a venda para hotéis, restaurantes e consumidores pessoa física dos produtos da Gaia. O restaurante está no primeiro ano, então não tem comparativo de outros anos. Montamos uma Ceia de Natal elaborada para chamar a atenção. Temos dois pratos com carnes à base de plantas, que são idênticos ou muito próximos em sabor, textura e aroma, visto que o Natal é a época do ano em que mais se consomem animais”, esclarece.