IA generativa simplifica análise de informações de ferramentas de BI e dados
Plataforma da MicroStrategy incorpora tecnologia LLM para facilitar o trabalho de analistas, permitindo o uso de linguagem natural para consultas, modelagem e análise de informações

A MicroStrategy (Nasdaq: MSTR), fornecedora de soluções de BI e Analytics, anuncia a disponibilidade de sua nova plataforma que alia Inteligência Artificial generativa a aplicações de dados, inclusive de outros fornecedores.
Projetada para transformar a forma como as organizações interagem com os dados, o MicroStrategy AI inclui recursos de processamento de linguagem natural (PLN) e aproveita as capacidades dos grandes modelos de linguagem (LLMs) com a IA generativa para tornar o trabalho dos profissionais de dados e os analistas de negócios mais produtivos, permitindo uma maior interação com as informações usando linguagem natural em vez de código.
A nova plataforma da MicroStrategy possibilita que analistas e tomadores de decisão interajam com a IA usando prompts em linguagem natural para obter insights em tempo real - via celular, web e e-mail -, não se limitando apenas às aplicações da fornecedora, já que pode ser integrada em diversos aplicativos de negócios.
Com o MicroStrategy AI, os usuários podem fazer perguntas sobre os dados, criar um resumo de insights para uma apresentação, projetar um dashboard, adicionar fluxos de trabalho de dados transacionais ou escrever instruções SQL.
“A junção da IA com BI transforma o modo como as empresas lidam com os dados e interagem com os insights gerados. Vamos fomentar a adoção da cultura de dados, fazendo com que esses insights se tornem rotineiramente acessíveis a todos os colaboradores”, explica Luis Lombardi, vice-presidente e country manager da MicroStrategy na América Latina.
Segundo a empresa, a solução também ajuda engenheiros de dados e outros especialistas a modelar seus dados para o desenvolvimento de aplicativos e pipelines de dados traduzindo texto em código. Os LLMs fazem automaticamente a conversão de comandos de texto em códigos de uma forma que os computadores possam entender e executá-los.
“O MicroStrategy AI marca uma mudança de paradigma, transformando não apenas a forma como os dados são analisados, mas também a forma como as decisões inteligentes são tomadas em toda a organização", pontua o executivo.
Simplificação é a palavra de ordem
O Auto Answers é um recurso que fomenta o conceito de autoatendimento. Através da IA generativa, os usuários podem interagir em linguagem natural com seus dados, fazendo perguntas e recebendo respostas instantâneas e contextualmente relevantes.
Para acelerar as análises, a MicroStrategy AI sugere proativamente perguntas com base no painel de dados em uso e oferece opções de preenchimento automático para facilitar a formulação de consultas.
“Dessa forma, encontrar pontos de dados específicos, atualizações críticas ou resumos para uma apresentação fica muito mais fácil”, aponta Lombardi.
O Auto Answers também tem a capacidade de fazer análises preditivas a partir de tendências reveladas pelas análises. O Auto SQL, por sua vez, é voltado para desenvolvedores e engenheiros, permitindo-lhes consultar dados e criar tabelas usando linguagem natural. Ele traduz a linguagem natural em consultas SQL tornando a interação com o banco de dados acessível para todos, independentemente do conhecimento técnico do usuário.
Outras funcionalidades incluem ainda o Auto Dashboard, que automatiza partes do desenvolvimento de painéis e sugere recursos visuais e outros ativos de dados para incluir nos dashboards, e o Auto Expert, um chatbot que apresenta respostas e recursos para ajudar os usuários enquanto eles navegam na plataforma da MicroStrategy.
Governança para garantir a integridade de dados
Quando se trata de IA, a integridade e a segurança dos dados são pré-requisitos. Os aplicativos de IA da MicroStrategy oferecem suporte à privacidade e confidencialidade dos dados, não retendo quaisquer dados do usuário.
A plataforma está configurada para evitar a retenção ou uso de dados para treinamento de modelo. Esta abordagem enquadra-se nas regulamentações internacionais de proteção de dados, incluindo o GDPR e a CCPA.
As soluções de IA da fornecedora asseguram a transparência dos dados por trás dos modelos, permitindo que as definições de objetos sejam mantidas nos resultados de IA.
“Somos os primeiros no mercado a ajudar as empresas a construir rapidamente aplicações baseadas em IA com base em dados confiáveis. Ao sermos pioneiros, estabelecemos nossa liderança em IA e BI na nuvem”, conclui Lombardi.