Mãe hi tech: computadores, celulares e gadgets lideram preferência feminina para presente do Dia das Mães

11/5/24
|
Publicado por 
Redação Start

Pesquisa aponta, ainda, que elas buscam também livros e presentes ecológicos, em detrimento de itens de moda, casa e decoração

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Uma das datas mais esperadas pelo comércio se aproxima: o Dia das Mães. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta um faturamento de R$ 7,03 bilhões nas vendas do e-commerce relacionadas à data. Já o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV/IDV) apresenta previsão de crescimento de 4,9% no volume total de vendas do mês de maio em relação ao ano anterior. Mas o que chama a atenção na celebração deste ano é uma mudança de comportamento e interesse das mulheres com relação à preferência por presentes.

Segundo a Navegg, principal plataforma de dados de audiência da América Latina, na data em que antes brilhavam presentes de moda e decoração, agora são artigos tecnológicos os mais desejados, como computadores, celulares e gadgets.

As mamães hi tech correspondem ao maior grupo encontrado na análise da Navegg (10.006.000 pessoas), que tinha por objetivo identificar os principais interesses femininos de busca e intenção de compra online para o Dia das Mães. Com uma cobertura de 99% na intenção de compras online, a plataforma identificou ainda outros sete perfis.

"Fizemos esta análise baseado na intenção de compra na internet e nos principais interesses das consumidoras e nos surpreendeu ver despontar este perfil mais tecnológico, é um sinal para o mercado de que o interesse em temas, como conectividade e IA, não está concentrado apenas nos jovens, mas também nas mulheres que desejam se manter atualizadas. É uma oportunidade para as marcas investirem nas mulheres", comentou Ana Angélica, Head de Negócios da Navegg.

Mulheres cults e ecológicas também são destaque na pesquisa

Outros dois grupos que chamaram a atenção na análise da Navegg foram os das mães cults e das ecológicas.

Segundo maior grupo do levantamento, as mães cults correspondem a 9.337.000 pessoas e é formado por aquelas que têm preferências por consumir ou pesquisar sobre livros. Segundo dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros e da Nielsen BookScan, o mercado editorial brasileiro está em expansão. As vendas online de livros aumentaram em 8% no primeiro trimestre de 2023, tornando-os um presente popular.

No momento em que o mundo debate o futuro do planeta e a sustentabilidade, a pesquisa identificou que o terceiro maior grupo é formado pelas mães ecológicas. Representado por 9.015.000 pessoas, elas buscam presentes ecológicos e conscientes, como produtos orgânicos, roupas feitas com materiais reciclados e itens veganos.

Outros perfis destacados: Casa e Decoração, Moda e Acessórios e Cuidados e Beleza, Grandes Experiências e Mãe de Primeira Viagem

A pesquisa destacou ainda outros perfis, como Casa e Decoração; Moda e Acessórios; Cuidados e Beleza; Grandes Experiências e Mãe de Primeira Viagem.

Composta por 4.597.000 usuárias, o grupo Casa e Decoração possui interesses que vão desde eletrodomésticos a itens decorativos, exigindo uma segmentação cuidadosa.

Sempre em alta no Dia das Mães, itens de vestuário e moda em geral tendem a obter aumento nas vendas na data, que, segundo a pesquisa, são procurados por 3.948.000 consumidoras. Assim como cosméticos e perfumaria são opções populares, com destaque para kits personalizados e linhas veganas, pesquisados por 2.102.000 interessadas.

Já para 1.138.000 de usuárias, as buscas miram presentes que proporcionam experiências, como ingressos para shows, viagens e spa.

Por fim, a Navegg mapeou ainda o perfil mãe de primeira viagem, com 1.010.000 pessoas, que vão curtir a data especial pela primeira vez.

Confira mais posts do Start