Manaus Tech Hub abre nova rodada do Conexão Distrito em parceria com a Coca-Cola, startups de todo Brasil podem de inscrever

15/9/21
|
Publicado por 
Redação Start

Startups de todo Brasil podem se inscrever até o dia 20 de setembro com soluções para os desafios operacionais apresentados pela empresa

Manaus Tech Hub abre nova rodada do Conexão Distrito em parceria com a Coca-Cola, startups de todo Brasil podem de inscrever
Manaus Tech Hub abre nova rodada do Conexão Distrito em parceria com a Coca-Cola, startups de todo Brasil podem de inscrever

O Manaus Tech Hub (MTH), espaço de inovação aberta do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, deu início a mais uma rodada programa de residência “Conexão Distrito”. Até o dia 20 de setembro, a iniciativa recebe inscrições de empresas de base tecnológica (startups), de todas as regiões do Brasil, para solucionar os desafios propostos pela Coca-Cola (Recofarma Manaus), indústria participante desta edição. Serão selecionadas três startups, que serão divulgadas no dia 5 de outubro.

A Recofarma Manaus é a terceira maior fabricante de concentrados da Coca-Cola no mundo. Está instalada no Distrito Industrial há 31 anos e, atualmente, atende todo o mercado nacional, além da Venezuela, Colômbia, Uruguai, Paraguai e Bolívia. De acordo com Milena Perez, gerente geral da planta da Coca-Cola em Manaus, a participação no programa cria grande possibilidade de trocas de saberes.

“Nós fomentamos nos nossos funcionários os comportamentos de crescimento, que incentivam o empoderamento, a curiosidade, a agilidade e a inclusão, que são características do ecossistema de startups. Por isso o Conexão Distrito faz tanto sentido para nós, pois permite a aproximação com o ecossistema de inovação para encontrar soluções para nossas dores internas. Estamos muito felizes em participar do programa e esperamos que seja uma jornada de grandes aprendizados”, afirma.

A fim de elencar suas três principais “dores”, a empresa passou por dinâmicas com o time de Inovação do Manaus Tech Hub. Os desafios encontrados pela Recofarma Manaus foram a falta de conexão entre rede de negócios e shopfloor; a dificuldade de encontrar fornecedores locais capacitados; uma forma eficaz de replicar a filosofia de trabalho nos processos de gestão de terceiros na planta.

O especialista em inovação do MTH, Daniel Goettenauer, destaca a importância do programa de residência. “Ter a Coca-Cola como parceira nessa rodada do Conexão Distrito é muito significativo. O nosso objetivo é conectar startups de todo país a grandes indústrias instaladas no Polo Industrial de Manaus, fomentar a inovação aberta, conectar diferentes atores do ecossistema de inovação e mostrar para o Brasil todo o potencial tecnológico manauara”, afirma.

Com equity free, o programa é conduzido de forma híbrida (principalmente na modalidade virtual) e busca startups que demonstrem capacidade de execução e que mantenham relacionamento próximo com as equipes técnicas das empresas, implementando uma solução inovadora, além de demonstrarem interesse em contribuir com o desenvolvimento local.

O Conexão Distrito conta com apoio do Sidia, da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), FIEMG Lab, The Grandeal, Fundação Rede Amazônica (FRAM), STATE Innovation Hub e das iniciativas Creative Startups e OCEAN Brasil.

Confira aqui a live de lançamento e acesse o hotsite http://bit.ly/ConexãoDistrito-MTH para saber todos os detalhes da chamada e dos desafios propostos.

Sobre o Manaus Tech Hub

O Manaus Tech Hub é um espaço com o objetivo de promover o desenvolvimento e o crescimento de startups na Amazônia, com inovação aberta e oportunidades em novos negócios, conectando empresas do Polo Industrial de Manaus, governos e empreendedores.

Trata-se de uma iniciativa do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia com o propósito de contribuir com o ecossistema de inovação da região. Atualmente, cinco startups participam da primeira rodada do Conexão Distrito, desenvolvendo soluções em conjunto com Tutiplast e Electrolux da Amazônia.

Confira mais posts do Start