Marketing Olfativo aliado a experiência do consumidor
Especialistas compartilham como investir em aromatização para reter e fidelizar clientes

Propor uma boa experiência para os consumidores de um produto ou serviço é uma das maneiras mais eficazes de reter clientes, satisfazendo e superando as expectativas dele. Atualmente, existem inúmeras técnicas que uma empresa pode aderir para influenciar o momento da escolha do consumidor, fazendo com que o cliente carregue uma certa afetividade por parte da marca. Essa manipulação de sentimentos pode ser muito positiva, quando bem utilizada, para a empresa, fazendo com que o negócio tenha sempre a preferência diante de seus respectivos compradores e atraindo a atenção de novas pessoas para consumir a marca.
Os aromas fazem parte da nossa vida, trazendo lembranças e criando sensações que, muitas vezes, são difíceis de serem compreendidas. Quem já foi ao cinema sabe a sensação boa que sentimos com um cheirinho de pipoca único e especial, ou sentiu o cheiro de algum perfume específico e lembrou de momentos bons em que o perfume foi usado, ou o cheirinho de lenha queimando que pode nos lembrar de algum momento especial. Todos esses aromas são responsáveis por mexerem com as nossas emoções, de uma maneira positiva ou negativa, dependendo da situação em que o indivíduo se lembra. Nesse contexto, muitas empresas investem no chamado Marketing Olfativo, com o intuito de proporcionar experiências por meio de ações olfativas.
A psicopedagoga e empreendedora em cosméticos criativos, Pâmela Lima, entende muito bem quando o assunto é aroma, e caracteriza o marketing olfativo como uma estratégia sensorial voltada para a atração e fidelização de consumidores pela ativação do olfato, despertando sensações e emoções ao público.
Ela explica que para criar o marketing olfativo, é preciso definir o aroma que será característico da empresa tendo em vista os valores, a missão da marca e o nicho de mercado. Ela aponta ainda que é necessário considerar o público-alvo, para isso, é crucial conhecer o perfil do cliente, por meia da coleta de dados. Além disso, Pâmela compartilha que é preciso definir o que a empresa deseja transmitir para a audiência, porque cada tipo de aroma desperta uma sensação diferente.

“O olfato é um dos sentidos que desperta mais memórias emocionais. Sendo assim, o marketing sensorial com foco no olfato tem uma grande importância para as empresas que querem se diferenciar e criar uma conexão mais profunda com seus clientes. Estimulando o desejo, tornando seu espaço uma experiência marcante e fidelizando clientes. Além de escolher um bom aroma que represente a marca, precisamos ter cuidado para utilizar em locais estratégicos e também a quantidade aplicada”, comenta.
Segundo a especialista, as empresas que desejam implementar um aroma perfeito para representar a sua marca, devem buscar profissionais que irão estudar valores, missão da marca, perfil de cliente, para que possam criar um aroma exclusivo a fim de fortalecer a personalidade da empresa. Assim, os clientes conseguem reconhecer a marca pelo cheiro. Foi pensando nisso que a Gramado Summit, conferência de inovação que acontece anualmente em Gramado, Rio Grande do Sul, decidiu aderir à estratégia para tornar a experiência do expositor e visitante ainda mais aconchegante.
Pâmela explica que o processo de criação para entender que aromas e notas combinam com a feira, foram desenvolvidos por meio do estudo de personalidades envolvidas, bem como visão, propósito, crença e público-alvo. Todos esses ativos foram utilizados para entender a grandiosidade do evento. Ela ressalta que as notas utilizadas para envolver o público da Gramado Summit 2024, promovem o bem-estar, relaxamento e elevam o bom humor.
Na Olyra Marketing Olfativo, empresa especializada em desenvolver aromas que combinam com a marca do cliente, o marketing olfativo é visto como uma estratégia poderosa que utiliza aromas para criar uma experiência marcante. Segundo os CEOs e fundadores da Olyra, Eduardo Franciscatto e Marcus dos Santos, é por meio dessa estratégia onde as pessoas são influenciadas e ficam encantadas em relação a uma marca, produto ou ambiente, pelo cuidado, diferencial das demais e sensação única de higiene e frescor.
A assistente de marketing da empresa, Vitória Ataíde, compartilha que o marketing olfativo é desenvolvido por meio da escolha e combinação de fragrâncias específicas que representem a identidade que a marca deseja passar. Ela explica que todo esse processo envolve perfumistas ou especialistas em fragrâncias para criar um aroma exclusivo.

“Com o Marketing Olfativo, você conquista clientes pela memória. Cheiros são gatilhos poderosos que facilitam a associação de uma marca a um aroma específico, tornando-a facilmente lembrada. Investir em Marketing Olfativo diferencia a sua empresa das demais no mesmo segmento, e proporciona uma experiência sensorial única aos clientes. Essa experiência cria uma ligação emocional duradoura entre os consumidores e a marca, levando a fidelidade do cliente”, aponta Vitória.
Além disso, ela afirma que a empresa que aderir a essa estratégia precisa tomar alguns cuidados na hora de usar o marketing olfativo, como o exagero na quantidade de essência. Segundo Vitória, esse é um dos principais erros, visto que clientes podem ser sensíveis a cheiros fortes o que pode gerar desconforto. Outro fator importante que deve ser levado em consideração, como escolher uma fragrância que combine com a sua identidade e do seu espaço, pois o cliente irá lembrar do seu aroma assinatura e automaticamente associar com a sua marca.
Experiências sensoriais e imersivas como forma de conexão familiar
Como forma de expandir a experiência disney no Brasil, a SolutiOnOff, agência de marketing integrado, em parceria com a Disney Brasil, desenvolveu um projeto de ponta a ponta, com estudo de espaços, fluxo, operacionalização, escolha de materiais e fornecedores, para criar uma experiência imersiva baseada nas produções da Pixar. Wagner Zaratin, responsável pela exposição do Mundo Pixar e sócio-diretor na SolutiOnOff, compartilha que a exposição chegou no final da pandemia, onde as pessoas vinham de momentos de isolamento e de uma overdose de tecnologia, TVs, computadores, videogames, celulares e tablets.
Segundo ele, um dos nossos objetivos era de resgatar o passeio em família e por isso a ideia das salas imersivas onde cada um tem sua memória afetiva, fazendo com que por meio de cenografia, iluminação, som e aromas as pessoas viajassem dentro de duas histórias preferidas. A exposição já passou por inúmeras cidades brasileiras e está atualmente em Porto Alegre.
Segundo ele, a escolha de cidades segue o interesse de visitar todo o Brasil, mas por se tratar de um projeto de 3.400m2, a escolha acaba seguindo as cidades que apresentam as melhores condições para hospedagem do projeto. Wagner afirma que o processo de ambientação do projeto é feito a partir de muito conhecimento das franquias, em busca de traduzir a emoção do filme em uma sala, uma busca incansável pelos detalhes. Para que a exposição se torne ainda mais imersiva, o Mundo Pixar investiu em uma experiência sensorial por meio de aclimatação e aromatização de cada ambiente.

“Uma vez criada a sala, discutimos materiais e metodologias para que a ambientação fique perfeita e que toque o coração de todos. Tudo isso segue um grande processo junto à Pixar. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas viagem nas suas histórias e como temos apenas uma sala para induzir a viagem, utilizamos de todas as ferramentas possíveis e para algumas, o olfato é um grande aliado. Trabalhamos as essências que foram criadas especialmente para a exposição junto a Disney Brasil”, compartilha.
O Mundo Pixar fica em Porto Alegre até 28 de janeiro de 2024, os ingressos podem ser adquiridos diretamente no site. Para acompanhar as próximas cidades, Wagner compartilha que é necessário acompanhar constantemente o site oficial: http://mundopixar.com.br.