Negócios Conscientes: entenda por que eles são o futuro

12/4/24
|
Publicado por 
Sicredi Pioneira

São empresas que têm uma geração de valor compartilhado e valorizam todas as partes do processo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Durante três dias, Sicredi e Icatu Coopera se uniram para fazer algo inédito no Gramado Summit: ter um palco 100% voltado ao tema “Negócios Conscientes”. Com nomes das instituições e do mercado, o palco reuniu o público para receber insights valiosos que reforçam a sistemática de que, sim, é possível, dentro de um mercado competitivo, criar formas de empregar as práticas de negócios conscientes dentro das empresas. 

Mas afinal, o que são Negócios Conscientes?

São empresas que têm uma geração de valor compartilhado e valorizam todas as partes do processo. Além disso, contam com um propósito que inclui impactos positivos para a sociedade, indo além do lucro. Focado em pessoas, esses negócios promovem mudanças significativas e são preocupados com questões ambientais para além das obrigações. 

Não é simples desenvolver mudanças nas empresas para que se tornem negócios conscientes. Mas, Sicredi e Icatu Coopera entenderam que a mudança começa na conscientização. Por isso, o palco trouxe insights incríveis: 

Gestão com propósito: Fabrício Cambruzzi, diretor-executivo da Sicredi Serrana, compartilhou os desafios, oportunidades e resultados de uma gestão com objetivos conscientes. Segundo ele, a simplicidade não é superficial. O palestrante enfatiza que constância, coerência e consistência são pilares fundamentais para sustentar uma cultura sólida.

Cooperativas são negócios conscientes por DNA: apesar de ESG ser um assunto “da moda”, para ser uma cooperativa, a obrigação mínima é seguir os princípios dos Negócios Conscientes. Só a Sicredi Pioneira investiu R$ 17 milhões em iniciativas de impacto social em 21 municípios no ano de 2023.

Liderança humanizada: precisamos ter líderes humanos e não mais bons gestores. Eles são peça-chave no processo de transformação de uma empresa focada nas pessoas - e na energia delas. “Seja o curador da cultura de sua organização”, disse Daniel Martins Ely, da Randoncorp.

Conhecer as forças do negócio: ponto essencial para colocar atenção naquilo que a empresa tem de diferente no mercado. Gilberto de Souza, cofundador da Nortus, apresentou um passo a passo de como uma empresa pode tornar-se mais próspera com consciência:

  • Necessidade: quanto maior for o problema que queremos resolver, maior será a chance de prosperidade;
  • Capacidade: está na competência e estrutura da organização, o quanto ela é capaz de produzir soluções para aquilo que ela se propõe a fazer;
  • Distinção: reflexão sobre o quanto seu negócio é fácil ou difícil de ser substituído pela concorrência.

Diversidade:  inclusão não é colocar as diferenças de lado, é trazer as diferenças para perto. E Negócios Conscientes promovem relações leves. “Que jeito podemos tornar as relações mais leves dentro das empresas? Cooperativismo é a resposta!”, Maíra Santiago

Esses foram alguns dos muitos pontos debatidos nos dois primeiros dias de Gramado Summit. E como você, empreendedor, pode adotar algumas dessas práticas no seu negócio?

Confira mais posts do Start