NFTs: há espaço para crescimento no mercado brasileiro?

31/5/23
|
Publicado por 
Redação Start

Empresários, investidores e consumidores de NFTs falam sobre o assunto

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Em meio ao cenário de transformação digital que o mercado tem vivido nas últimas décadas, serviços e produtos têm se modificado dando origem a novos segmentos. Entre os segmentos que podemos citar como os que mais vem sendo falados ao longo dos anos, estão o mercado de criptomoedas, o metaverso, a inteligência artificial e o mercado de tokens não-fungíveis, mais conhecidos como NFTs. Conforme pontua a plataforma de conteúdo Inovativos, os segmentos possivelmente serão o futuro das estratégias das marcas e das conexões sociais.

Uma matéria publicada pela plataforma Cointelegraph Brasil mostra que os investidores têm tido interesse crescente no espaço de NFTs, e o mercado prevê um crescimento de US$ 3 bilhões para US$ 13,6 bilhões até o final de 2027. Mesmo diante dessa realidade, seráque o Brasil está preparado para expandir esse mercado? Para responder esse questionamento, a equipe da Redação Start conversou com especialistas que esclareceram pontos importantes sobre o assunto.

Explicando o conceito de NFT de forma prática, Pedro Santiago, cofundador e CTO da Idez, os NFTs são representações digitais únicas que utilizam tecnologia blockchain para autenticar e certificar a propriedade e autenticidade de um item digital. Ele explica que, por meio dos NFTs, é possível criar e rastrear a propriedade dos itens digitais de forma transparente e segura.

Já o mentor de negócios do InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, Fabiano Nagamatsu, explica de forma lúdica o conceito de NFT.

“Imagine que você é um artista digital e cria uma obra de arte exclusiva, em vez de compartilhar essa arte na internet ou vendê-la como uma cópia física, você decide transformá-la em um Non Fungible Token (NFT). Você se dirige a uma plataforma de NFTs e transforma suas criações em produtos digitais exclusivos. Ao criar o NFT, você estabelece as condições para sua obra, como a quantidade total de cópias que serão vendidas, se você receberá royalties a cada revenda, entre outros detalhes”, explica.

Nessa plataforma, o produto criado é registrado em uma blockchain específica, que garante a autenticidade e exclusividade de cada obra. O NFT possui um identificador único que o distingue de outros tokens. Se um colecionador der lances e comprar essas obras digitais, ele se tornará o novo proprietário exclusivo daquela obra, sendo registrado na blockchain. Para simplificar, os NFTs são tokens digitais que representam a propriedade de um item digital exclusivo.

João Gianvecchio, gerente de Inovação do banco BV, resume que NFTs são ativos digitais únicos e insubstituíveis em blockchain, ou seja, funcionam como uma forma de certificado de autenticidade registrado e que garante a procedência do produto. A transformação digital do ativo confere diversos benefícios como a autenticidade de registros, identidade digitalizada, comercialização de arte, música e produtos no geral.

Pedro Santiago conta que a tecnologia tem um grande potencial de transformar os modelos de consumo, ao permitir a compra, venda e troca de itens de forma direta, segura e transparente. Fabiano complementa que embora o segmento tenha ganhado popularidade e se destacado no mercado de artes visuais digitais, tem ganhado espaço também em meio ao mercado de música, vídeos, jogos e até mesmo itens colecionáveis virtuais. Já João explica que o Brasil é o segundo país com maior adesão aos NFTs, à frente de países como EUA e China, inclusive tendo apoio de corporações como BNDES e Tribunal de Contas da União, que anunciaram o lançamento da Rede Blockchain Brasil (RBB), em busca de atuar como mecanismo de identificação dos usuários na Web 3.0 e no metaverso.

Os especialistas compartilham que existem inúmeros benefícios em aderir produtos de NFTs, como monetizar suas criações e estabelecer uma conexão direta com seus fãs e seguidores. O produto vem sendo bem recebido por várias plataformas e marketplaces de NFTs que estão surgindo no país, facilitando a criação e comercialização desses produtos.

Do ponto de vista da Idez, os NFTs podem ser utilizados em ativos além dos segmentos de arte, colecionáveis, música e entretenimento. Os NFTs podem ser aplicados representando ativos do mundo real, como o mercado de imóveis e até mesmo ações de uma empresa. 

“É necessário acessar plataformas online que oferecem suporte à compra, venda e leilão desses ativos digitais. Alguns exemplos populares incluem OpenSea, Rarible, SuperRare e NBA Top Shot. Comercializar ou consumir NFTs podem variar de acordo com o contexto. Para os artistas, por exemplo, os NFTs oferecem uma nova forma de monetizar seu trabalho, permitindo a venda direta e o acesso a um novo mercado global. Para os colecionadores, os NFTs proporcionam a oportunidade de possuir itens digitais únicos e autênticos, comprovados pela tecnologia blockchain. Além disso, a natureza descentralizada das transações em blockchain proporciona segurança e transparência na negociação de NFTs”, explica Pedro.

Ele pontua também que as marcas podem começar a trabalhar com NFTs de diversas formas, incluindo a criação de recompensas e brindes para clientes, podem fazer parte de campanhas promocionais, concursos ou programas de fidelidade, ou até mesmo explorar parcerias com artistas ou criadores de conteúdo. Para o ecossistema de startups e tecnologia, ele destaca pontos que podem auxiliar a se inserirem no mercado de NFTs de forma mais simples e lista algumas maneiras que os empreendedores podem dar o start no segmento.

“É preciso que haja pesquisa aprofundada sobre NFTs, sua tecnologia subjacente (blockchain) e seu potencial impacto no setor, as aplicações existentes e as tendências. Identifique casos de uso relevantes. Pergunte-se como a tecnologia pode agregar valor aos produtos, serviços ou experiências oferecidos pela sua startup. Considere se existe a possibilidade de criar NFTs que representem itens digitais alinhados com a proposta da sua empresa. Forme parcerias estratégicas. Desenvolva uma estratégia de criação e comercialização de NFTs, explore plataformas de NFTs e construa uma comunidade em torno dos seus NFTs”, indica Pedro.

Já Fabiano afirma que as startups de NFTs com maior potencial de investimento são as colecionáveis virtuais, eventos e de benefícios, e startups que utilizem NFT voltadas para o mercado financeiro.

“As marcas podem iniciar com a estratégia de destravar benefícios e experiências exclusivas para a comunidade de fãs. Exemplo: comprar um carro premium e ganhar um NFT que desbloqueia seção de fotos com influenciador, descontos em acessórios ou participação em eventos de velocidade. A compra dos NFTs pode ser realizada pelas exchanges e plataformas próprias de NFTs: Opensea, Mintable, Rarible, Binance Smart Chain, SuperRare, entre outros”, diz Fabiano.

João Gianvecchio esclarece que os nichos de mercado com maior aplicação de NFT envolvem arte, entretenimento, esportes (fans tokens), música, moda, imóveis virtuais, ESG, colecionáveis e muito mais. Ele informa também que, devido à flexibilidade e autenticidade dos NFTs, são abertas novas oportunidades para criar formas de interação e monetização de produtos digitais.

“Tanto quem comercializa quanto quem consome pode extrair o benefício de ter a posse de um item único, além de que o registro dele no ambiente blockchain garante a segurança e rastreabilidade do ativo. Qualquer pessoa pode criar NFTs, mas isso só faz sentido financeiramente se o criador tiver sucesso em atribuir valor no ativo criado. As marcas precisam avaliar o custo da criação, envolvendo a taxa de mineração na transação em blockchain, e precisam identificar produtos ou serviços que fazem sentido utilizar essa tecnologia”, completa João.

Para os consumidores apaixonados por NFTs, como Victor Vaccari, estagiário do Sicredi Pioneira de Gramado, o mercado tem um espaço significativo e a legislação brasileira vem avançando muito bem comparado aos outros países do mundo. Ele explica que é preciso enviar uma moeda nativa da rede que o usuário estiver utilizando para a carteira por meio de uma corretora que, em seguida, conecta a sua carteira ao marketplace permitindo a realização de compras.

“Essas compras serão aprovadas na rede, e o valor da moeda nativa será enviado ao antigo proprietário da NFT, e a NFT enviada para a sua carteira. Eu acredito que em um futuro próximo todos estarão usando a tecnologia sem perceber, como em ingressos de shows, registros em cartórios e outras funcionalidades do cotidiano. Hoje, no meu dia a dia, o uso é apenas relacionado a investimentos, possuo NFTs que me fornecem acesso a investimentos que somente quem possui elas têm acesso”, afirma Victor.

Ele conta ainda que NFTs são ótimas maneiras de lidar com investimentos e especulações de preços, podendo fornecer um benefício específico ao holder, abrindo espaço para altos ganhos financeiros.

Confira mais posts do Start