PERFIL: SAMANTHA ALMEIDA, DIRETORA DE MKT DA TV GLOBO
O Start apresenta a biografia dos grandes destaques da 8ª Gramado Summit

Ela estará na Gramado Summit dias antes de comemorar um ano à frente do novo cargo, como diretora de Marketing da TV Globo. A emissora conhecida pela excelência criou a diretoria junto ao anúncio da independência da área de marketing da Direção de Programação para “consolidar as atividades de estratégia de marketing, comunicação de produto, calendário de eventos, estratégia digital dos perfis @tvglobo e estar à frente das ativações do calendário de celebração de seus 60 anos”, informou o comunicado de junho de 2024.
Até aquele momento, Samantha Silva de Almeida era diretora de Inovação e Diversidade em Conteúdo dos Estúdios Globo, desde 2021. No comunicado interno sobre a mudança, Amauri Soares, diretor executivo da TV Globo e dos Estúdios Globo, apresentou Samantha como “uma premiada profissional de marketing, com grande experiência em planejamento, inovação e estratégia.” Ele complementou: “teremos todos as iniciativas digitais da TV Globo numa estrutura integrada e sob a liderança da Samantha, o que nos deixa muito animados com os resultados que virão”.
Samantha venceu o prêmio Caboré - o mais importante do mercado publicitário brasileiro - em 2021, na categoria Profissional de Inovação. Ao subir ao palco cantou “caraca, muleke! Que dia! Que isso”, em referência à música de Thiaguinho. E lembrou que chegou até ali porque é resultado de intencionalidade com ação: “para que pessoas pretas sejam reconhecidas pelo seu trabalho, a gente precisa ter intencionalidade de reconhecer carreiras, de [reconhecer] que elas constroem coisas relevantes. Inovação passa não só por construir produtos e serviços, mas pensar o mundo a partir de novas perspectivas, de que cabe todo mundo ele”, disse.
Samantha fez questão de dizer que nasceu e foi criada na rua 2 da Favela da Rocinha, “a favela da favela”, e que, em 1988, durante uma das maiores enchentes do Rio de Janeiro, a mãe dela salvou o uniforme e a mochila, para que a filha não deixasse de estudar mesmo em um momento tão delicado. Contra a maré, a menina não deixou de estudar.
Um ano antes do Caboré, Samantha foi apontada como uma das Women to Watch por ter sido “head of content na Ogilvy Brasil, onde procurou levar ao universo das agências sua experiência de conexão entre marcas, influenciadores e cultura pop adquirida agência eMusic2/Mynd” e “líder de comunicação na Avon e na The Esteé Lauder Companies, além de ter trabalhado na Trifil & Scala e Levi Strauss Co., diz o texto do portal Meio & Mensagem” O currículo é grande e tem, ainda, a presidência de júri do Cannes Lions na categoria Social & Influencer, em 2023. Ela já co-administrou uma galeria de arte de rua e ama baile funk. No LinkedIn, faz parte do Top Voices, um grupo de especialistas seletos em todo o mundo profissional.
Samantha é formada em Desenho de Moda e pós-graduada em Administração e Varejo, com reconhecimentos por campanhas de forte ecossocial pautadas em diversidade de raça, classe e igualdade de gênero.
Você conhece os palestrantes e compra ingressos para a 8ª Gramado Summit, que acontece de 4 a 6 de junho no Serra Park, no site gramadosummit.com.