Professor, pesquisador e palestrante, Dado Schneider é o novo convidado do podcast da Gramado Summit

14/2/24
|
Publicado por 
Redação Start

Dado fala sobre a importância de transmitir sentimentos para o processo de criação de uma marca e os conflitos entre gerações mais jovens e mais velhas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para abrir a temporada de podcasts pós-carnaval, a Gramado Summit divulga nesta quarta-feira, 14, mais um episódio especial do Pod da Gramado. Falando sobre a aderência da tecnologia e os conflitos e transformações causadas por ela entre as gerações mais antigas e as gerações mais jovens, o convidado do novo episódio é o comunicador e pesquisador sobre geração Z e futuro do trabalho, Dado Schneider.

Durante o podcast, Dado aborda o tema mostrando a diferença entre as gerações, que possuem um modo de pensar e agir diferente das gerações anteriores. Em resumo, o pesquisador aponta que a geração Alpha, a chamada ‘geração IA’ ou ‘geração dos dedinhos’, está muito mais adepta ao modelo de trabalho democrático, deixando de lado o sistema de hierarquia, algo que se perpetuou desde a revolução industrial até a geração millennial, e atingindo parte da geração Z.

“A gente veio do século XX, que a estrutura era vertical, a autoridade estava lá em cima, a gente olhava pra autoridade de baixo pra cima, dentro de casa, no ambiente estudantil, escolar, no ambiente profissional. Então, o “manda quem pode e obedece quem tem juízo” ou “quando um burro fala os outros baixam as orelhas”, vocês ouviram isso, e gente com dez anos a menos não ouviu. A gente foi criado para esse mundo, só que o mundo da geração Z é horizontal, que a internet tornou horizontal”, comenta Dado.

Além disso, o especialista fala sobre o conceito da criação de uma marca, que vai muito além de termos americanizados ou a criação da identidade visual. Ele destaca que o processo de criação de uma marca deve ser algo ainda mais íntimo.

“Desenhar o logotipo e fazer o brandbook para aplicação da marca, isso é desenhar a identidade visual. A marca tem alma, e cá pra nós, dá pra contar nos dedos marcas com alma”, enfatiza.

O podcast vai ao ar hoje, às 19h, no canal do YouTube da Gramado Summit.

Confira mais posts do Start