Segundo dia de Gramado Summit contou com palestras de Washington Olivetto, Joel Jota e Louise Barsi

13/4/23
|
Publicado por 
Redação Start

Para aquecer o networking após evento, Gramado Summit conta com lounge e com festa oficial na programação

O segundo dia de Gramado Summit começou nesta quinta-feira, dia 13, no Serra Park – Centro de Feiras e Eventos. Quem chegou cedo pôde acompanhar as primeiras palestras dos palcos a partir das 9h. A programação do palco principal, por exemplo, contou com a participação de grandes nomes como Daniel Sperb (Atitus), Louise Barsi (Ações Garantem o Futuro), Joel Jota (Treinador de Alta Performance), Edson Leite (Gastronomia Periférica) e Washington Olivetto (Sócio do W/Cast).

Além da plenária principal, o evento possui outros seis palcos de conteúdo, que também contaram com a presença de grandes personalidades do mercado de comunicação, empreendedorismo social, games, startups, finanças e saúde.

“Participar deste evento está sendo incrível, porque boa parte das perspectivas que os palestrantes trazem são sobre como vender mais ou como vender melhor. Eu trago outra perspectiva sobre como fazer sobrar mais no final do mês e fazer isso render para que as ações possam garantir o seu futuro, por meio do mercado de capitais, por meio das ações. Agradeço muito a oportunidade de estar no palco principal para falar desse assunto”, comenta Louise Barsi.

Já no palco de Inovação para o Setor Público, por exemplo, foi possível acompanhar de perto o discurso do ex-Secretário Especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia do Brasil, Bruno Funchal e do atual secretário, Esteves Colnago. Enquanto isso, o palco Startups teve a participação de nomes como Diego Barreto (iFood), Gabriel Araújo (@BlackRocks Startups) e Barbara Raymundo (Oria Capital).

Pelo palco da Quebrada passaram diversos cases do empreendedorismo social. Entre os principais nomes que estiveram presentes neste segundo dia de Gramado Summit estão Lemaestro (COO da Gerando Falcões), Alex Vilela (CEO da Comunidade Empreendedor Periférico) e Chef Negralinda. O palco foi idealizado por meio de uma parceria entre a Gramado Summit e o Instituto Ascendendo Mentes, ONG que busca transformar a vida de jovens das comunidades de Porto Alegre.

Além da movimentação nos palcos de conteúdo, a feira de negócios também recebeu diversas ações. O espaço do SebraeX está com uma programação focada em games, trazendo uma perspectiva sobre carreiras, visto que muitas formações acadêmicas podem se encaixar no segmento e atuar no mercado. Além dos games, o espaço também conta com conteúdos e painéis especiais sobre investimentos para startups e atendimento.

Nessa manhã, o estande do Sebrae também contou com uma programação do Like a Boss, uma competição que passa por etapas regionais e nacionais. Durante as disputas regionais, foram selecionadas 14 startups para serem avaliadas na disputa final que acontece tradicionalmente na Gramado Summit, onde a vencedora será a representante gaúcha no Startups Summit, que ocorre em Florianópolis, Santa Catarina. 

Outro espaço desenvolvido pelo Sebrae é o HackLab, solução desenvolvida de hackathons, para atender as demandas de empresas. O espaço serve para empresas que propõem seus desafios e gargalos, onde o Sebrae organiza equipes que, em sua maioria, são públicos acadêmicos, criando e desenvolvendo soluções para curar essas dores.

“Nós buscamos principalmente num público acadêmico a formação de 12 equipes, que totalizam 80 pessoas, para participar ativamente da resolução desses desafios. Quando acabar a Gramado Summit, vamos ter uma banca avaliando, com um reconhecimento das melhores soluções que vão receber uma aceleração de negócios para moldar a solução em algo rentável e, após esse processo, ocorrer o processo de compra da solução. O processo de aceleração dura seis semanas, em que a gente auxilia esses novos modelos de negócios, apresenta ao cliente, e olhamos os diferenciais do problema ou diferenciais que o mercado ainda não tem”, explica Alcir Cardoso, Head de Startups do Sebrae RS.

Estudantes de ensino médio

No segundo dia de evento, a Gramado Summit também recebeu os alunos do Colégio Estadual Santos Dumont, de Gramado. Foram cinco turmas do segundo ano do ensino médio, que totalizam cerca de 100 alunos da disciplina de Sociologia. A iniciativa tinha o objetivo de apresentar a prática da inovação, da tecnologia e do mercado de trabalho para os estudantes. 

“O que nos motivou a estar aqui se encaixa perfeitamente com o que está sendo discutido, o empreendedorismo, o mundo da tecnologia e a sua relação com o trabalho. A ideia é que os alunos possam se apropriar dos conceitos da tecnologia, poder interagir com as coisas que acontecem na cidade, interagir com o mundo da tecnologia, conhecer um pouco mais das startups, das dinâmicas e dos conteúdos, juntando a teoria à prática”, comenta o professor responsável, Daniel Koehler.

Entretenimento

A Gramado Summit conta também com um espaço para networking, que funciona como happy hour, todos os dias após as 17h. Trata-se do Relax Business Station, organizado pela Alf.nc e a Combo Agência. 

Como novidade para além dos portões do Serra Park, a Alf.nc e a Combo Agência também se reúnem para proporcionar a festa oficial ‘Summit Experience’. Ela acontecerá hoje (13), às 22h, na Sociedade Recreio Gramadense. 

"Hoje a gente tem a festa oficial da Gramado Summit, a Summit Experience, que é uma festa pra todo mundo que está aqui produzindo conteúdo e expondo seus negócios. O evento é dedicado para ir além do networking, com foco na diversão. Qualquer participante, expositor e palestrante pode ir e comprar o seu ingresso", finaliza Guilherme Alf, um dos organizadores da festa.

Sobre a Gramado Summit - A Gramado Summit foi criada em 2017 pelo empreendedor e CEO Marcus Rossi. Em sua primeira edição, focou em exposição e conteúdo para startups em estágio inicial, reunindo um público de 700 pessoas. Com o passar dos anos, o evento começou a prospectar empresas maiores para a feira de negócios e também um público mais amplo para as discussões das palestras. Em 2022, na sua última edição, recebeu 6 mil pessoas de todos os estados brasileiros, mais de 300 expositores e 140 palestrantes. 

Nesta edição, o evento receberá 10 mil visitantes de todos os estados brasileiros, 500 empresas expositoras na feira de negócios e 350 palestrantes nas áreas de conteúdo. A Gramado Summit conta com sete palcos, voltados para temáticas como vendas, comunicação, finanças, investimentos, saúde, empreendedorismo social, startups e inovação para o setor público. 

Confira mais posts do Start