Shows internacionais movimentam negócios no Brasil
Pequenos empreendedores e grandes corporações compartilham como a chegada de artistas internacionais impactam a economia interna dos negócios

O segundo semestre de 2023 está sendo marcado pela realização de diversos shows com artistas internacionais, que arrastam multidões para estádios de futebol que comportam tantas pessoas. Fãs espalhados por todo o país se unem para curtir uma experiência única, desde o momento da compra do ingresso até o deslocamento aos locais dos shows. Tudo isso envolve uma série de processos que precisam ser feitos, abrindo espaço para movimentar a economia do país.
Nas últimas duas semanas, as expectativas são ainda maiores com a chegada da cantora Taylor Swift e do grupo RBD, que acumulam milhares de fãs desde o início dos anos 2000. A loirinha chega na capital carioca para shows nos dias 17, 18 e 19 de novembro, no Engenhão (Estádio Nilton Santos), na zona norte do Rio, e em São Paulo nos dias 24, 25 e 26, no Allianz Parque. Já o RBD chegou ao Brasil no dia 9 de novembro, seguindo com shows nos dias 10, 12, 13, 16, 17, 18 e 19 de novembro.
Pensando nessa movimentação, a equipe da redação Start conversou com quem está inserido nessa cadeia, com empreendimentos e serviços necessários para a indústria. Antônio Britto, gerente geral do Laghetto Stilo SP, explica que a movimentação de São Paulo para a hotelaria e eventos no geral já é intensa a todo o momento. Mas, com a chegada desses grandes shows, a previsão é de alta movimentação, pelo fato dos hóspedes já conhecerem o atendimento da rede Laghetto.
Além disso, ele compartilha que a localização do hotel auxilia, já que está ao lado da Av. 23 de Maio que cruza São Paulo por extenso, garantindo uma ótima locomoção na cidade. Com a chegada dos shows do RBD e Taylor Swift, ele compartilha que teve um crescimento notável de reservas para as datas.

“São raras as oportunidades que esses artistas visitam o Brasil, nossos hóspedes já se mostram ansiosos, os fãs esperam há tempos, mas ainda temos disponibilidade nas datas. Nosso público na grande maioria são business e, com um público voltado aos shows, muda o conceito que estamos acostumados a atender em São Paulo e isso nos puxa às origens da rede, trazendo o lazer de Gramado, com um público mais jovem, grande maioria casais e amigos que buscam o hotel exclusivamente para ir ao show”, comenta Antônio.
Segundo ele, o número de reservas feitas já foi expressivo. O dia 12/11 contabilizou 90 reservas, seguindo dos dias 16/11, com 93, 19/11 com 79, 24/11 com 96 e 26/11 com 90. No próximo mês, a cidade também contará com a presença do ex-beatle Paul McCartney, que estará presente em São Paulo nos dias 07, 09 e 10 de dezembro. Nesse período, Antônio compartilha que o Laghetto Stilo SP já contabilizou o número de 34 reservas feitas e promete aumentar nas próximas semanas. Antônio afirma ainda que o hotel está constantemente preparado para essas grandes datas de movimentação, com profissionais receptivos e à disposição para trazer a melhor experiência para seus hóspedes.
Além de São Paulo, o ex-beatle também estará nas cidades de Brasília (30/11), Belo Horizonte (04/12), Curitiba (13/12) e Rio de Janeiro (16/12). Em Curitiba, no Paraná, os empreendimentos já se preparam para a chegada de Paul McCartney e possuem expectativas diferentes, já que a grande maioria do público é mais velho.
O hotel Master Curitiba já está preparado para receber os fãs. Rafael Ferreira, analista de inteligência de mercado do Master Hotéis, compartilha que a ocupação do hotel está em 84% até 14 de dezembro. Segundo ele, a movimentação com a chegada desses grandes artistas internacionais é muito positiva. Em 2023, os principais períodos de alta e receita foram nos shows do Coldplay, Foo Fighters, Post Malone, Red Hot Chili Peppers e Paul McCartney, o que revela uma ocupação média de cerca de 90%.

Ele explica que os períodos para shows internacionais estão entre as 12 datas mais buscadas no site. Além disso, Rafael esclarece que existe uma grande diferença de público entre os shows de cada grupo ou artista.
“Comparando os dias dos shows do Coldplay e do Foo Fighters com o restante do ano, não há grandes diferenças na média de idade. A média é cerca de 38 anos, e as faixas etárias com mais hóspedes são as de 25-34 e 35-44 anos (aproximadamente 25% cada). Há uma pequena mudança no perfil de gênero nos dias de show - cerca de 50% para cada - quando comparado com os outros dias, nos quais aqueles que se identificaram como sendo do gênero masculino representam 55%”, comenta Rafael.
Ele ressalta ainda que a mudança mais significativa percebida é a origem dos hóspedes, representando um número considerável de hóspedes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estados que não receberam as atrações, correspondendo cerca de 2,5 vezes mais que o usual.
Distante das grandes corporações, mas não menos importantes, a Tlaco Store, que já está no mercado há dez anos, decidiu unir a experiência na confecção de roupas para empresas e escolas com a constante busca por adereços e roupas que fazem alusão ao grupo RBD e à cantora Taylor Swift. Segundo Naluh, gerente de produção e sócia da empresa, o negócio já comercializava produtos de RBD desde 2020, mas acabou estourando quando a equipe decidiu enviar produtos para uma influencer, que ajudou na divulgação.

Ela conta que, a partir disso, o negócio foi expandindo parcerias com artistas que também eram fãs. Além disso, ambas as proprietárias da Tlaco Store são fanáticas pelo RBD, o que acaba tornando o negócio ainda mais satisfatório.
“Criamos nossa primeira box para live para levar para cada fã a experiência completa de show, que na época era apenas um sonho ter uma tour mundial. Alí viralizamos e, desde então, vendemos RBD e temos mais de 600 produtos entre camisetas, moletons, bonés, toalhas, copos e muito mais. Fazemos tudo slow fashion e nossa equipe é composta 100% de mulheres de maioria LGBTQIA+. Nosso amor pelo RBD vem desde o nome Tlaco, que remete a cidade do México TLACOTALPAN, em que Dulce Maria gravou uma novela chamada Verano de amor”, comenta Naluh.
Naluh compartilha ainda que, por mais que o hype de RBD acabe com a passagem dos shows, a equipe pretende manter os produtos, já que os fãs de verdade ainda buscam por esse tipo de produto.
“Somos fãs, dois corações em que o RBD mora há mais de 15 anos e, enquanto eu puder, manteremos essa memória viva, esse é o nosso propósito, não visamos apenas lucro. Agora indo aos shows e vendo tanta gente vestindo Tlaco, tenho vontade de parar cada um e abraçar. Pois eu entendo esse amor e sinto ele”, aponta.
Segundo ela, há uma receptividade considerável por parte dos fãs de RBD, pois a Tlaco se caracteriza como a maior loja com produtos de RBD no Brasil em questão de variedade. A empresa também possui uma grande variedade de tamanhos, indo desde o P babylook ao G3 tradicional. Além disso, ela aponta que a empresa também teve muitos pedidos e vendas para os shows da Taylor Swift.
“Já foram mais de 5 mil vendas de RBD e mais de 10 mil produtos vendidos desde 2020. Vamos manter o mesmo esquema que tínhamos desde 2020, mas agora pretendemos diminuir o prazo para produção pela metade, pois graças a grande adesão da Tlaco nessa tour, poderemos reinvestir na Tlaco agora em 2024, e continuaremos aqui lançando novidades não só de RBD como do mundo pop em geral e acompanhando os festivais que vem por aí”, acrescenta.