Startup realiza destinação correta de resíduos gerados durante produção, consumo e descarte da indústria automotiva

20/1/23
|
Publicado por 
Redação Start

GWA busca minimizar impactos da indústria no meio ambiente

Criar soluções ambientais para a cadeia automotiva, desde os resíduos da produção até o descarte de veículos em fim de vida útil. É desta forma que atua a startup GWA, que trabalha com projetos de sustentabilidade para a indústria automotiva e de autopeças. 

A startup foi pensada por conta da falta de cultura de reciclagem automotiva no Brasil e pela demanda elevada. "O Brasil é uma das maiores frotas de veículos do mundo, e nossa empresa foi elaborada para aliar tecnologia e facilitar o processo de descontaminação ambiental dos veículos através da automação e da robótica", explica o CEO, Wladi Freitas de Souza.

Conforme ele, os veículos são altamente recicláveis. É possível atingir 90% de reciclabilidade de seus materiais. No entanto, não é um processo simples. Veículos precisam de descontaminação e gerenciamento de forma correta de resíduos como óleos, combustíveis e metais pesados como o chumbo das suas baterias. "A GWA atua na descontaminação ambiental promovendo ferramentas e tecnologia de forma a reduzir os impactos ambientais e permitir o melhor aproveitamento dos materiais para a indústria da reciclagem", comenta.

Wladi também pontua que a equipe da GWA possui mais de 10 anos de experiência em operações especializadas em manufatura reversa da indústria automotiva e dos veículos obsoletos descartados pela sociedade. Além disso, a GWA está alinhada com os objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Confira os principais projetos da GWA: 

- Desenvolvimento de tecnologias para descontaminação ambiental de veículos em final de vida útil;

- Reutilização (upcycling) e reciclagem de resíduos têxtil automotivo;

- Desenvolvimento e co-processamento de resíduos automotivos ou industriais. 

Entre os clientes da startup estão Toyota, Bosch, D Paschoal e Arcelor Mittal. A monetização se dá por meio de compensação ambiental, venda de materiais recicláveis e prestação de serviços. 

Confira mais posts do Start