Startups criam novas formas de adquirir imóveis
Imóveis de leilão, financiamento tokenizado e aquisição de cotas democratizam e impulsionam o crescimento do setor imobiliário

A manutenção da Selic, a taxa básica de juros, em patamares elevados ao longo do primeiro semestre, foi responsável por desacelerar o crescimento do mercado imobiliário ao dificultar o acesso ao financiamento e elevar o valor das parcelas. Dados do Índice FipeZap+, que avalia o preço médio de venda dos imóveis nas principais capitais do país, revelaram um crescimento tímido de 5,4%, patamar muito próximo de 2021, que era de 5,3%.
Com as incertezas que o financiamento de um bem de alto valor pode gerar em um cenário econômico de oscilações constantes, startups estão usando tecnologia e inteligência de dados para oferecer novas formas de adquirir a primeira residência ou até mesmo uma propriedade de lazer, essa última com opções na praia, campo ou montanha. Seja por leilões digitais, tokenização de imóvel ou sistema de cotas que fomenta a economia compartilhada, futuros proprietários já contam com mais opções que podem se adequar melhor às suas necessidades e planejamento financeiro.
Resale
A Resale é uma proptech especializada na venda de imóveis de leilão, que retornam ao mercado provenientes das instituições financeiras, grandes empresas ou Governos. Com o propósito de impulsionar e democratizar o acesso destes ativos, a figura clássica do leiloeiro e de pessoas levantando plaquinhas com sua oferta saem de cena, dando lugar para uma plataforma totalmente digital. Para consultar os imóveis, o interessado deve acessar o site da e aplicar os filtros de acordo com o seu interesse - região, tipo do imóvel, valor, e outros - e fazer sua oferta.
Amfi
A AmFi, empresa que conecta originadores a investidores globais, juntamente com a netspaces, plataforma para a criação, transação e gestão de propriedades digitais, realizaram a primeira operação de financiamento imobiliário com a tokenização de um imóvel real. O objetivo da parceria é eliminar barreiras para que mais brasileiros possam realizar a compra de apartamento ou casa de forma mais simples e eficiente, adquiri-los em partes ou de forma fracionada.
Toda estrutura do financiamento da operação é realizada pela AmFi utilizando uma Cédula de Crédito Bancária tokenizada, um instrumento que traz formalidade e segurança jurídica para o trabalho. Os investidores da operação, por sua vez, adquiriram os tokens representativos e podem acompanhar em tempo real a performance de tudo que acontece.
MyDoor
A MyDoor é uma startup de residências de alto padrão em destinos de lazer e que atua diretamente na venda de casas compartilhadas com no máximo 8 cotas. Por uma fração do valor tradicional, é possível tornar a compra do segundo imóvel uma decisão inteligente, proporcionando inclusive a rentabilização do investimento por meio do compartilhamento das despesas de manutenção e também uso das diárias para aluguéis de temporada a terceiros. A plataforma da MyDoor também é responsável pela gestão da propriedade, decoração e manutenção, além de proporcionar experiências exclusivas para os usuários.
Com mais de 20 casas disponíveis para venda na plataforma, a startup está presente no litoral da Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará, além do litoral e interior de São Paulo, oferecendo aos proprietários a oportunidade de possuir uma residência em diferentes destinos, seja na praia, campo ou montanha.