Startups de religião: conheça negócios que investem no segmento para movimentar a economia e propagar a fé

7/2/23
|
Publicado por 
Redação Start

O cristianismo possui mais de 2,18 bilhões de adeptos em todo mundo, gerando possibilidades para empreendedores do nicho

Com uma história que dura há milênios, o pensamento cristão se baseia nas histórias do livro sagrado, a Bíblia, e os acontecimentos que envolvem Jesus Cristo. Durante milhares de anos, esse conjunto de textos escritos por homens que, conforme a história, foram inspirados por Deus, são forte influência para várias religiões espalhadas pelo mundo. O Cristianismo se destaca como a maior religião do mundo, com cerca de 2,18 bilhões de adeptos da fé cristã.

A predominância pode ser observada principalmente em países do ocidente, mas com forte presença também na Oceania. Embora o embasamento seja nas escrituras sagradas, o cristianismo engloba várias religiões específicas, com diferentes ensinamentos, mas sem perder a essência do que é mostrado na Bíblia, como o Protestantismo, o Catolicismo e a Igreja Ortodoxa.

Ao longo dos anos, as religiões foram ampliando seus conhecimentos e disseminando a ideia de que o segmento poderia se tornar uma oportunidade de mercado. No período que antecede a era digital, a comunicação da religião era por meio de textos, discursos orais e conteúdos impressos, além também da televisão e de outros veículos de comunicação. À medida que a transformação digital acontece, os meios utilizados para disseminar o cristianismo foram se modificando e migrando para o ambiente digital.

Uma matéria publicada pela plataforma de conteúdo cristão Gospel + mostra que somente em 2012 o mercado movimentou cerca de 12 bilhões de reais, e a maior parte desse faturamento ocorreu por meio da venda de livros, que representam 479 milhões de reais. Após a pandemia, esse mercado teve um avanço ainda maior, devido a necessidade de migrar para o ambiente digital.

Atualmente, os produtos e serviços voltados para o público cristão estão em sua maioria na internet, mas sem deixar de lado os métodos tradicionais, como a leitura. A startup Minha Biblioteca Católica percebeu a necessidade de se inserir no mercado, criando uma plataforma onde são oferecidos box de livros por assinatura e entregues aos assinantes mensalmente.

A ideia surgiu em 2017, quando um grupo de amigos uniu a vontade de resgatar grandes obras da leitura católica e transformar em negócio. O grupo percebeu que os ensinamentos que formaram  diversas figuras importantes para a história católica não poderiam ser publicados de qualquer jeito, dando início à Minha Biblioteca Católica (MBC). A proposta do MBC é ter uma biblioteca segura e com credibilidade à disposição dos membros do clube.

Para Nicole Argerique, Líder de Comunicação da MBC, cada livro editado pela equipe apresenta um conteúdo enriquecedor aliado a uma beleza que sempre esteve presente na história da Igreja, de forma especial, como a liturgia, a arte sacra, a arquitetura e a música. O propósito da Minha Biblioteca Católica é que as pessoas possam conhecer intimamente e amar a fé católica.

Segundo Nicole, a startup revolucionou o mercado editorial católico do Brasil e alcançou mais pessoas do que era esperado. Ela afirma ainda que o negócio está em constante crescimento. Em 2022, a empresa contava com cerca de 10 mil assinantes, já em 2023 o número de membros triplicou. A startup possui duas alternativas de planos de assinatura, uma mensal e outra anual. No plano mensal, assinante se filia ao clube e paga mensalmente para receber o box em sua casa.

A alternativa anual oferece além do box do mensais, diversas vantangens para o assinante, como frete grátis, acesso a formações e ao aplicativo de audiobooks, chamado Peregrino, além de ganhar de presente o Devocionário a São José, mais um produto exclusivo desenvolvido pela marca.

Hoje a startup não é apenas um clube de assinatura de livros, mas um grupo de empresas focado em impactar a cultura católica no país e no mundo. Para isso, além dos benefícios citados cima, dentro desse grupo de empresas, há a plataforma de streaming de filmes, documentários e conteúdo de entretenimento para toda a família, a Lumine.tv. Em breve, a startup planeja divulgar mais novidades para os assinantes.

Nicole afirma que, por meio do trabalho minucioso da Minha Biblioteca Católica, milhares de pessoas podem ter acesso a fontes seguras de conhecimento da doutrina. Os títulos publicados passam por um processo de curadoria e desenvolvimento com pelo menos um ano e meio de antecedência, com o objetivo de esclarecer um único questionamento: 'O tema é importante para o crescimento da fé de um católico?’.

Caso a resposta seja sim, é iniciado o processo de desenvolvimento das obras. A curadoria é composta pela equipe da startup, consultores e conselheiros, que em sua maioria são sacerdotes e estudiosos da fé católica, de acordo com o que a igreja ensina há milênios. Após esse processo, os livros passam pela criação, concentrando as representações artísticas e acontecimentos históricos do período em que ela foi escrita.

“A experiência do cliente é o centro de todas as nossas ações enquanto empresa. Sendo assim, temos a tecnologia como uma grande aliada e, por conta disto, este vem sendo um dos principais eixos de investimento das empresas nos últimos anos. Todos os elementos revelam os aspectos únicos de cada uma das nossas edições”, diz Nicole.

Falando sobre Glorify, aplicativo de sucesso entre os cristãos modernos

As experiências pessoais unidas à vontade de criar experiências para si e para outras pessoas que buscam o mesmo propósito acaba por tornar muitas ideias em negócios concretos. A partir dessa realidade, dois amigos uniram os seus sonhos para criar uma alternativa diferente para os cristãos, a startup Glorify. A plataforma é uma rede social para pessoas do nicho que buscam manter uma relação viva com Deus, mesmo de forma digital.

A plataforma oferece uma série de atividades, desde citações bíblicas, até devocionais, orações, reflexões e conteúdos que sejam independentes de igreja ou religião, mas com o único propósito, propagar a palavra de Deus.

O sucesso do aplicativo é tão grande que já chegou a marca de 10 milhões de downloads em todo o mundo. Entre 2021 e 2022, a plataforma registrou um crescimento significativo, recebendo um aporte de 40 milhões de dólares em 2021 e de 40 milhões em 2022. Celebridades como Michael Bublé e Kris Jenner também investiram no negócio.

Segundo o líder de projetos especiais Glorify, Nando Valente, a tecnologia surgiu para facilitar a rotina da população, e a automatização desses processos foi acontecendo gradativamente. É notável que a transformação digital alterou e criou alguns hábitos que surgiram após o uso acelerado de tecnologia. Para influenciar positivamente todas as áreas da vida, a Glorify é uma ferramenta para partilhar a fé e democratizar o acesso a conteúdos cristãos.

“Nossa missão é levar aos cristãos de todo o mundo a alegria de se conectarem com Deus diariamente. Temos usuários de todas as faixas etárias, e já temos o app disponível em inglês, português e espanhol, portanto, somos bastante utilizados nos países que têm essas línguas como padrão. O país com maior utilização é o Brasil”, finaliza Nando. 

Dessa forma, podemos observar a importância da transformação para os mais variados segmentos de mercado, otimizando serviços para os diferentes públicos e democratizando o acesso à informação. 

Confira mais posts do Start