Turismo de aventura: uma forma de valorizar a cultura local aliado à diversão
Empresas que investem no segmento falam sobre a importância de mover a cadeia do setor

A atividade turística no Brasil desempenha um papel fundamental no país, movimentando diversas cadeias da economia, gerando emprego e renda. Além disso, o turismo gera oportunidades para empreendedores que buscam oferecer produtos, serviços e experiências aos consumidores do nicho. O turismo é uma atividade ampla, que abrange as preferências e os objetivos de cada perfil de consumidor. Entre os diversos segmentos, podemos citar um tipo de atividade que abrange tanto a experiência quanto a diversão, conhecido como ecoturismo ou turismo de aventura.
Para os mais aventureiros, essa é uma alternativa que além de divertir o viajante, faz com que ele sinta uma experiência diferente aliada à adrenalina. Em um conteúdo publicado pelo site Roteiro Bonito MS, que faz alusão a região turística no Mato Grosso, compreendemos que o turismo de aventura tem tido destaque desde 1998, crescendo cerca de 20% ao ano e movimentando 112.22 bilhões de dólares em 2020. O conteúdo revela ainda que entre 2021 e 2028 deve ocorrer um crescimento de 20,1% nesse segmento de turismo.
Durante a feira de exposição voltada para o mercado turístico, Festuris, que aconteceu nos últimos dias 9, 10 e 11 de novembro deste ano, em Gramado, foi possível observar uma grande quantidade de empresas e instituições que investem ativamente no turismo de aventura, ou ecoturismo. A partir disso, a equipe da redação Start decidiu conversar com três empresas que vem propondo experiências únicas aos seus visitantes por meio do turismo de aventura.
A Pousada Rugero, localizada em Nova Pádua, sabe bem como trabalhar seu empreendimento, explorando as atividades turísticas e culturais da região, com um toque de aventura e aconchego. Raquel Paviani, proprietária da pousada, compartilha que além do turismo de experiência, onde o hóspede se sente o mais confortável e acolhido, também é oferecido um cardápio completo de culinária típica italiana. Além das delícias e do ambiente acolhedor, a Pousada Rugero aposta na proximidade com os proprietários com o objetivo de tornar o ambiente mais elegante, alegre e intimista.
Segundo ela, estimular atividades turísticas de aventura é importante para promover o turismo sustentável, diversificar a oferta turística, impulsionar a economia local, preservar o meio ambiente e proporcionar experiências únicas aos visitantes. Ela explica que a pousada tem uma relação direta com o turismo de aventura ao oferecer acomodações e serviços adequados para os turistas que buscam esse tipo de proposta, como trilhas, passeios de caminhão e fomentando parcerias com empresas de turismo de aventura locais.

“A pousada pode se tornar um ponto de partida e descanso para os turistas que desejam explorar as atividades de aventura na região. Temos também a opção dos caminhões de passeio com promotoria de integração sendo a empresa Base Turismo do mesmo grupo da Pousada Rugero. O ecoturismo e o turismo de aventura são formas positivas de turismo, pois incentivam a conexão com a natureza, promovem a preservação ambiental, valorizam as culturas locais e oferecem experiências enriquecedoras aos visitantes. No entanto, é importante que sejam praticados de forma responsável, respeitando os princípios do turismo sustentável e garantindo a segurança dos participantes”, comenta Raquel.
Raquel conta que a Pousada Rugero foi idealizada no fim dos anos 70 e início dos anos 80, pelo Sr. Rugero Sonda e seus filhos, Camilo, Hugo, Mirto, Lino e Acilio. No início, ela compartilha que a pousada ganhou o nome de “Albergo Sonda” e assim permaneceu até meados de 2019. De 2019 até o ano de 2021, a pousada foi fechada com o intuito de revitalização e melhorias no local. O momento abriu espaço para criar novos espaços e tornar os ambientes ainda mais aconchegantes e intimistas, dando origem aos espaços de socialização, com jogos, deck em meio aos pinheiros, pub, piscina, igreja, adega, loja de souvenirs, e nomear as novas suítes e apartamentos com os nomes dos primeiros fundadores, Lino, Hugo e Lígia.
“O objetivo da Pousada Rugero é proporcionar hospedagem confortável, oferecer serviços de qualidade, criar um ambiente acolhedor e agradável, garantir a satisfação dos hóspedes e promover o turismo local. É o que buscamos fazer por aqui, investindo em maneiras de inovar no turismo de aventura, incluindo a criação de novas atividades ou roteiros, a oferta de pacotes personalizados e a busca por parcerias com outras empresas para oferecer experiências únicas”, ressalta Raquel.
Mais ao norte do continente americano, o Hoteles Xcaret, localizado em Cancún-Riviera Maya, carrega o conceito de aventura aliado à diversão com foco em atividades sustentáveis, com aventuras de acesso ilimitado em toda a hospedagem e transporte para parques e passeios do Grupo Xcaret. Gabriel López, gerente de vendas no Brasil dos Hotéis Xcaret, compartilha que se aventurar no caribe mexicano é conhecer de perto a história, a arqueologia, a cultura milenar, a gastronomia reconhecida internacionalmente, as maravilhosas praiase a natureza incomparável, procuradas por turistas de todas as latitudes.
Segundo ele, estimular a aventura na região eleva a qualidade de vida e gera melhores condições para as gerações futuras, mas também permite cuidar do patrimônio cultural para assegurar sua transcendência ao longo do tempo.

“Os Hotéis Xcaret oferecem as melhores experiências de hospedagem na Riviera Maya. Nossos hotéis foram desenhados para satisfazer e superar as expectativas de diferentes tipos de viajantes, desde pais que querem surpreender seus filhos com as melhores férias em família, até colecionadores de experiências sustentáveis e exclusivas que desejam uma viagem inesquecível a dois. O conceito All-Fun Inclusive® é nosso catalisador para a divulgação das nossas experiências de aventura, sendo os únicos hotéis do destino que incluem o acesso ilimitado a todos os parques do Grupo Xcaret”, comenta Gabriel.
O Grupo Xcaret atua há 33 anos em Cancún-Riviera Maya. Em 1984, o arquiteto Miguel Quintana Pali adquiriu um terreno na Riviera Maya para construir sua residência e, ao realizar a limpeza do terreno descobriu cenotes e maravilhosos rios subterrâneos, decidindo então criar um parque para que todas as pessoas pudessem apreciar as belezas naturais da região, criando assim o parque Xcaret. Desde então, o parque Xcaret é umas das atrações mais importantes de Cancún e Riviera Maya, um lugar onde se vivencia a natureza e a cultura do México em todo seu esplendor.
Alguns anos após a sua inauguração, em 1995, o Governo do Estado de Quintana Roo deu a permissão para operar o parque Xel-Há como um atrativo turístico, sem descuidar todos os seus atributos naturais. Em 2009, foi inaugurado o seu terceiro parque, chamado Xplor, um produto turístico inovador que foi bem recebido por aqueles que têm espírito aventureiro. Além disso, o grupo deu início ao passeio para as zonas arqueológicas da Península de Yucatán com o passeio Xichén, que inclui a vista a Chichén Itzá e à cidade colonial Valladolid, em Yucatán.
Posteriormente foram inaugurados com grande sucesso os parques Xplor Fuego e Xoximilco, assim como o passeio Xenotes, o parque Xenses e o parque Xavage. Em dezembro de 2017, Gabriel compartilha que foi inaugurado o Hotel Xcaret México com um conceito único e diferente e que é a marca registrada dos nossos hotéis: All-Fun Inclusive®. "Em 2021 inauguramos nossos seguintes hotéis, o Hotel Xcaret Arte, um conceito Só Adultos que faz uma homenagem a arte mexicana, e o La Casa de la Playa, um hotel boutique Só Adultos, sendo os únicos hotéis que oferecem acesso incluído a todos os parques e passeios do Grupo Xcaret".
“O Hotel Xcaret México e Hotel Xcaret Arte têm uma média de ocupação anual em torno de 90%, já o La Casa de la Playa em torno de 60%. O turismo de aventura oferece aos viajantes não apenas o contato com a natureza, mas também o impulso econômico da comunidade local na região a ser visitada, tendo assim a sustentabilidade como um equilíbrio de compromisso entre o ecossistema e a comunidade local. Os nossos hotéis possuem uma arquitetura eco-integradora e sustentável, integrando as instalações do hotel com a natureza e fazendo uma homenagem as tradições do México, preservando não apenas os recursos materiais, mas também o legado cultural do país, sendo a experiência de lazer mais completa do Caribe Mexicano”, conclui Gabriel.