Vakinha lança campanha publicitária para promover um mundo com mais equidade para mulheres

15/3/24
|
Publicado por 
Redação Start

Além do movimento de conscientização e visibilidade à causa, a plataforma abre arrecadação especial para fortalecer o empreendedorismo feminino no país

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Vakinha, considerado a maior plataforma de doações online da América Latina, se uniu à agência MariaSãoPaulo para lançar uma campanha publicitária com o foco em questionar o status quo e promover o empreendedorismo feminino e a independência financeira de mulheres por todo o país. A iniciativa tem como objetivo repensar o papel da sociedade para construção de um mundo com mais equidade para as mulheres, além de arrecadar fundos para que o programa Mulheres Transformam ganhe novas turmas pelo Brasil.

Durante o mês de março, a campanha será veiculada com peças online e offline em redes sociais, mobiliários urbanos e aeroportos nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Além das mensagens de impacto, as peças terão um QR Code que levará para a página da programa Mulheres Transformam, que faz parte do projeto Causas, desde 2023, e tem como objetivo ser um agente transformador na vida de mulheres em situação de vulnerabilidade por todo o país, oferecendo suporte e visibilidade para impulsionar ações sociais de impacto para esse público.

Na nova fase, o programa visa capacitar e acompanhar mais de 70 mulheres das regiões sul e sudeste do Brasil em parceria com a Besouro, uma agência de fomento social reconhecida como a maior instituição de estímulo ao empreendedorismo na Base da Pirâmide socioeconômica no mundo, e outras instituições parceiras como o Ascendendo Mentes em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e a Nação Valquírias em São José do Rio Preto, São Paulo, que serão beneficiadas com o projeto.

No último ano, o programa foi lançado na região norte, e impactou mais de 300 mulheres no Acre, com o apoio do Coletivo Elas Fazem Acontecer, oferecendo capacitação empreendedora que visa a geração de renda para a conquista da independência financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Denila Soares, co-fundadora do Coletivo Elas Fazem Acontecer, compartilhou a satisfação em ser parceria e receber o apoio do Instituto Vakinha nesta causa. “Agora podemos colocar o nosso plano de ação em prática. Estamos realizando o sonho de acolher e oferecer diferentes serviços de apoio e capacitação para as nossas mulheres”, afirma.

De acordo com um estudo divulgado pelo Sebrae, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente o Brasil conta com mais de 10,3 milhões de mulheres donas de seus próprios negócios. Ainda assim, o público feminino representa 68% das pessoas em situação de pobreza no país.  

Para Aryanne Nascimento, empreendedora, a participação no projeto Mulheres Transformam foi um grande divisor de águas no negócio dela.

“Fazer parte desse programa me abriu muitas portas, me motivou e me capacitou, e continua me impactando todos os dias. Hoje, já enviamos os meus produtos para todas as regiões do Acre”, comenta.

Segundo o estudo Inside OOH 2023, divulgado pela Kantar, a mídia out-of-home utilizada na campanha impacta 89% da população brasileira. A expectativa é de que essa corrente do bem impacte ainda mais pessoas, potencializando o alcance do programa e conquistando novos apoiadores.

“O projeto nasceu com o objetivo de impulsionar e potencializar essas mulheres para que possam conquistar a independência financeira com dignidade. Agora, o nosso objetivo é unir forças, engajar ainda mais pessoas em prol da causa e expandir o Mulheres Transformam para todos os cantos do país”, afirma Luiz Felipe Gheller, CEO e fundador do Vakinha.

Para contribuir, basta acessar o site do projeto e realizar uma doação. Todos os dados e o investimento do valor arrecadado na campanha também serão compartilhados na página.

Sobre o Vakinha

Fundada em 2009 pelos empreendedores Luiz Felipe Gheller e Fabricio Milesi, o Vakinha é o maior site de doações online da América Latina. Com o objetivo de oferecer mais segurança, transparência e bom atendimento para pessoas que querem doar ou que estão precisando de ajuda, a empresa ganhou relevância nacional ao se tornar a principal plataforma de arrecadação para vaquinhas de saúde e tratamentos médicos, de ajuda a vítimas de desastres naturais e tragédias, assim como para campanhas de educação, de animais e de outras causas.

Atualmente, o Vakinha é o maior hub de soluções de impacto, com mais de 150 milhões de acessos anuais; 250 mil doações mensais e 3,5 mil vaquinhas criadas por dia. Além disso, a empresa criou outras iniciativas para impulsionar doações no Brasil, tal como um programa de descontos e cashbacks exclusivo para usuários da plataforma, um clube de doações recorrentes para apoio a causas diversas e uma aceleradora para projetos de impacto.

Sobre a MariaSãoPaulo

A MariaSãoPaulo é uma agência feminina e plural com 100% da liderança e equipe de criação composta por mulheres. Essa diversidade também se mostra nas entregas que sempre vão para além do discurso. A agência acredita no poder do conteúdo, oferecendo soluções criativas e consistentes, do off ao on, tendo como base dados de pesquisa e tecnologia, guias para a equipe tomar decisões cada vez mais estratégicas e que gerem resultados para os clientes.

Confira mais posts do Start