Vittude destaca a importância da saúde mental nas empresas com ações internas

23/11/22
|
Publicado por 
Redação Start

Com 6 anos de atuação, scale-up oferece ações estruturadas de cuidado com bem-estar de seus colaboradores como day off pré-feriado; CEO da healthtech comenta o tema

Cada vez mais, o tema Saúde Mental vem recebendo maior atenção de empresas e colaboradores. Com a Síndrome de Burnout sendo considerada uma doença ocupacional desde janeiro deste ano, os cuidados preventivos de saúde mental têm sido priorizados no ambiente corporativo. Os líderes vêm entendendo que, a longo prazo, é caro negligenciar esse cuidado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a economia mundial perde cerca de 1 trilhão de dólares devido a transtornos de ordem psicológica.

Enquanto healthtech que já realizou mais de 30 milhões de minutos de terapia e cobre mais de 600 mil vidas, a Vittude, referência no desenvolvimento de programas de saúde mental para empresas, segue, desde 2016, possibilitando um ambiente saudável para seus colaboradores. Tatiana Pimenta, CEO e co-fundadora afirma: "Vendemos soluções de saúde mental. Seria hipocrisia a gente não cuidar dos nossos próprios funcionários”.

Pautada por isso, a empresa desenvolve diversas ações voltadas ao público interno, como o Colega Inspirador, que incentiva o elogio ao companheiro de trabalho, e o Psitalks, uma roda de conversa mensal sobre temas importantes do cotidiano. A Vittude também possui um manual exclusivo para os seus candidatos e promove sazonalmente o Decola Freud, encontro presencial de alinhamento com todos os colaboradores. Em outubro, como parte do seu programa de saúde integral, a healthtech lançou o Day Off da Saúde Mental, iniciativa que concedeu aos funcionário dois dias de descanso (10 e 11 de outubro) para impulsionar o bem-estar do time.

Desirée Anid, gerente de Costumer Sucess da healthtech, afirma ser instigante trabalhar em uma startup de grande crescimento com foco em saúde mental, principalmente nessa era do excesso de informações e mudanças no mercado. “Saúde mental precisa ser regada todo dia, a cada momento e nas pequenas coisas. Trabalhar na Vittude é perceber que se está rodeada de pessoas que aceitam a vulnerabilidade e buscam melhorar sempre, o que nos faz cuidar ainda mais de nós mesmos todos os dias, enquanto vamos atrás dos nossos objetivos aqui dentro”.

Segundo pesquisa da própria Vittude, realizada em parceria com a Opinion Box, 72% dos 2 mil profissionais brasileiros entrevistados escolheriam trabalhar em locais que ofereçam programas voltados para o cuidado com o bem-estar emocional do colaborador. No entanto, o estudo concluiu também que, para 70% dos profissionais, estas instituições não sabem lidar corretamente com o assunto.

No caso da Vittude, todo esse cuidado reflete o carinho que os colaboradores têm com a marca. Para Renata Franco, analista de recrutamento e seleção, trabalhar na healthtech é um sentimento de gratidão constante. “A Vittude tem ações de saúde mental mensais, oportunidades de construir iniciativas do zero, de fato colocar a mão na massa. Uma das melhores coisas para mim é o quanto me sinto segura para ser “quem eu sou".  É muito especial fazer parte de uma construção que você acredita tanto, um propósito que vai mudar a vida das pessoas de uma forma genuína”.

“É importante que as empresas estejam atentas às diferentes demandas de seus colaboradores e tomem medidas estratégicas e sustentáveis, não apenas uma palestra ou um bate papo superficial sobre um tema complexo. De forma geral, as instituições que têm obtido sucesso no cuidado com seu time possuem programas e ações bastante estruturadas. Conosco, não seria diferente”, conclui a CEO da Vittude.

Sobre a Vittude:

A Vittude é referência no desenvolvimento de programas de saúde mental para empresas. Oferece uma solução completa em diagnóstico, educação emocional, aculturamento de saúde mental e psicologia online. Seu corpo clínico garante credibilidade técnica e curadoria rigorosa no credenciamento de psicólogos, além de desenvolver escalas psicométricas que apoiam empresas na jornada de maturidade em saúde mental. Atende mais de 170 clientes, entre eles Grupo Boticário, Banco do Brasil, Olist, SAP, Telhanorte, Tumelero e L’Oreal, possuindo mais de 600 mil pessoas beneficiadas por suas soluções. A empresa já recebeu mais de R$40 milhões em investimentos dos fundos Crescera Capital, Redpoint eVentures, Scale Up Ventures e Superjobs.vc

Confira mais posts do Start