Vittude lança software de inteligência de dados para gestão estratégica de saúde mental corporativa

12/4/24
|
Publicado por 
Redação Start

O Vittude Insights identifica grupos de risco, monitora a sinistralidade e ajuda empresas a alocar investimento de saúde de modo eficiente

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Vittude, referência no desenvolvimento e gestão estratégica de programas de saúde mental para empresas, acaba de lançar o Vittude Insights, software de inteligência de dados desenvolvido para assegurar a efetividade dos investimentos realizados em iniciativas de cuidado voltadas à saúde mental dos colaboradores. A solução disponibiliza uma análise qualificada de dados coletados em sua plataforma online, em seu aplicativo mobile e também na integração de bases externas de saúde ocupacional e operadoras de saúde, gerando insights precisos para alocação eficiente de recursos e adoção de protocolos de cuidado coordenado que visem o melhor desfecho de saúde para os colaboradores. O principal objetivo é fornecer para as empresas a expertise necessária para transformar dados de saúde em Inteligência Corporativa.

Com o software, as empresas contratantes conseguem acompanhar a adesão ao tratamento psicoterapêutico e a evolução clínica de cada indivíduo da equipe, identificar áreas de risco, tendo ferramentas para executar planos de ação voltados à construção de um ambiente de trabalho cognitivamente sustentável, suportados por programas coordenador de cuidado com a saúde mental, que podem envolver não apenas o subsídio de sessões de psicoterapia, mas também o acompanhamento psiquiátrico, o subsídio de medicamentos e apoio de uma equipe multidisciplinar

Em março de 2022, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um mapeamento global de transtornos mentais que indicou um crescimento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em meio a população global pós-COVID-19. Em 2023 o INSS registrou um aumento de 38% nos afastamentos decorrentes de transtornos mentais, contabilizando mais de 288 mil pessoas afastadas do mercado de trabalho.

“Ao longo dos últimos 2 anos, observamos um aumento expressivo, não apenas do volume de transtornos mentais, como também da gravidade dos mesmos, incluindo um maior rastreio de ideações suicidas entre colaboradores e seus dependentes. Em 2023, várias empresas foram impactadas por reajustes significativos no prêmio pago às seguradoras de saúde e também viram subir o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), multiplicador que apoia o cálculo de uma contribuição que incide sobre a folha de salários das empresas para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes de trabalho. Este aumento de custos compromete diretamente a sustentabilidade das empresas no médio e longo prazo. Ouvindo as necessidades da nossa base de clientes, concluímos que o mercado precisava de uma solução de dados para apoiar uma gestão estratégica e eficiente dos programas de saúde mental corporativos. Assim, nasceu o Vittude Insights”, afirma Luckas Reis, Head de Psicologia da Vittude.

De forma prática, o Vittude Insights é composto por 5 módulos essenciais: censo de saúde mental, cenário organizacional, gestão clínica, gestão proativa de sinistralidade e mapeamentos complementares de bem-estar. No primeiro módulo a empresa possui uma ferramenta para avaliação da dinâmica sobre a organização do trabalho e como ela pode impactar a saúde do colaborador.

Dentro do cenário organizacional surgem insights sobre a ergonomia cognitiva, presenteísmo e o farol de risco. Já no módulo de gestão clínica, são observadas análises sobre a adesão ao tratamento psicoterapêutico, a evolução clínica de cada colaborador e os feedbacks dos psicólogos.

Da integração com as operadoras de saúde temos o módulo para gestão proativa da sinistralidade, onde é possível identificar hiperutilizadores e potenciais casos de pessoas convivendo com sofrimento psíquico que ainda não estejam dentro de algum programa de cuidado coordenado. Além disso, esse módulo permite a identificação de possíveis ineficiências na utilização dos planos de saúde.

Em mapeamentos complementares de bem-estar são encontradas as avaliações de sentimento, qualidade do sono e respostas das escalas psicométricas que mensuram ansiedade, estresse, depressão e equilíbrio qualidade vida e trabalho, disponíveis no aplicativo da Vittude.

“O cruzamento de todos esses dados, a integração com bases externas, como a das operadoras de saúde, os alertas preventivos para grupos de risco e a disponibilização de KPIs estratégicos como o presenteísmo, constituem-se em uma inovação sem precedentes para a redução dos afastamentos e da gravidade dos casos. Este é um lançamento que me deixa completamente emocionada, uma vez que a solução consegue unir duas coisas primordiais: mais saúde mental para as pessoas e maior resultado para as empresas. Para conseguirmos democratizar o acesso à saúde mental (missão da Vittude) precisamos do apoio das organizações. Um programa estruturado, com alocações de recursos em ações de promoção, prevenção e cuidado de qualidade são fundamentais para mudar o desfecho da saúde das pessoas. Temos certeza que o Vittude Insights agrega um valor imenso ao nosso ecossistema de soluções, sendo crucial para acompanhamento de ponta a ponta, que possibilita a gestão de toda a população da empresa, das pessoas que estão saudáveis e das pessoas que precisam de cuidado, em diferentes complexidades”, comenta Tatiana Pimenta, CEO da Vittude.

A crise de saúde mental está tão grave que a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou recentemente o Projeto de Lei 2364/23, que concede desconto no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) às empresas tributadas com base no lucro real que adotarem programas de saúde mental no ambiente de trabalho.

“Este movimento é um grande reforço sobre a importância do tema que tratamos aqui na Vittude. Mostra que para frear a escalada do adoecimento será necessário um trabalho de time entre governo, empregadores e empresas como a Vittude, que desenvolve tecnologia de ponta para solucionar o problema de saúde mental da atualidade”, conclui Tatiana Pimenta.

Sobre a Vittude:

A Vittude é referência no desenvolvimento e gestão estratégica de programas de saúde mental para empresas, sendo parceira dos maiores empregadores do Brasil. Com um ecossistema de soluções inteligentes em saúde mental, desenvolve projetos apoiados em 4 pilares: diagnóstico, educação, clínica e inteligência. Atende mais de 200 clientes, entre eles Grupo Boticário, Vivo, Ambev, Sodexo, Arcos Dourados, Zamp,  Cocamar, Saint Gobain, Telhanorte Tumelero, L'Óreal, SAP e Thomson Reuters, possuindo mais de 700 mil pessoas beneficiadas por suas soluções. A empresa já recebeu mais de R$40 milhões em investimentos dos fundos Crescera Capital, Redpoint eVentures, Scale Up Ventures e Superjobs.vc. Acesse o site da Vittude e saiba mais.

Confira mais posts do Start