O ano de 2020 pegou todo mundo de surpresa. A pandemia da Covid-19 mudou completamente as relações pessoais e profissionais. Isso aconteceu também com Rochelle Affonso Marquetto, psiquiatra que tinha a ideia de empreender em tecnologia na área da saúde. Conforme os desafios dos profissionais de saúde para um bom atendimento em tempos de distanciamento social se apresentaram, decidiu aproveitar a oportunidade para iniciar o projeto. Assim nasceu a Reufy, que busca facilitar a vida dos profissionais de saúde e pacientes.
A startup foi desenvolvida em 2020 a partir das necessidades de Rochelle Affonso como profissional de saúde e do olhar de seu sócio Leonardo Gonçalves, cientista jurídico, nos quesitos de oportunidades de mercado e experiências comerciais.
Como médica com especialização em psiquiatria, percebeu, conforme a pandemia foi se instalando, a necessidade de mudança na modalidade dos atendimentos e a necessidade de novos instrumentos. Pensando nessa nova demanda e na necessidade de algumas facilidades, o protótipo foi construído.
A empresa conta com dois produtos distintos, a Plataforma Reufy e o Software de Gestão. O Software de Gestão tem como objetivo trazer todos os recursos tecnológicos necessários de maneira automatizada para realizar os atendimentos.
“Na minha prática clínica, notei muito tempo gasto em alguns quesitos, como cadastramento, abertura de teleatendimento, envio do link para consulta, fazer e enviar boleto de pagamento, confirmar pagamento”, conta Rochelle.
Já a Plataforma Reufy busca aproximar pacientes dos profissionais de saúde. Desta forma, os profissionais cadastrados na plataforma podem ser encontrados, e o paciente poderá acessar o currículo do profissional, localização do consultório, comentários de outros pacientes, além de questionar algumas dúvidas.
“O profissional de saúde utiliza o software de gestão nos atendimentos dentro da plataforma. Queremos aproximar o paciente do profissional e dar a estrutura tecnológica para o mesmo realizar o atendimento”, afirma Rochelle.
Tanto o software quanto a plataforma possuem algumas premissas básicas que precisam ser contempladas: ser de fácil manuseio e ser acessível para todos os profissionais.
A importância para o futuro
É uma modalidade de serviço que possivelmente permanecerá no pós-pandemia. “Teleatendimentos, marketing digital, software de gerenciamento para a vida profissional, objetivando a otimização de tempo e recursos. Esses são os pontos cruciais para o sucesso profissional que permanecerá no pós pandemia”, observa Rochelle.
A co-fundadora explica que os produtos estão sendo lançados em abril, em Porto Alegre/RS e na região metropolitana.