Startup analisa padrão de consumo de clientes

25/8/20
|
Publicado por 
Redação Start

Plataforma utiliza inteligência artificial para identificar histórico de consumidores

Startup analisa padrão de consumo de clientes
Startup analisa padrão de consumo de clientes

Compreender o histórico de compra dos clientes, analisar as tendências de consumo e os produtos mais adquiridos. Essas funções são efetuadas por meio de inteligência artifical pela startup Manfing. Desta forma, as possibilidades de vendas são ampliadas, e as empresas passam a influenciar na decisão de consumo de seus usuários.

Fazer as empresas entenderem o comportamento dos seus consumidores para melhorar a recomendação de produtos e serviços motivou a criação da Manfing. A startup desenvolvida em 2019 e, no mesmo ano, foi aprovada na aceleração da Ventiur, de Caxias do Sul.

“Após sentir e validar a dor de comerciantes e empresas da região, sentimos a necessidade de ajudar as empresas a conhecer melhor o padrão de consumo de seus clientes e vender mais para eles no momento correto”, conta Bruno Potrich, CMO da empresa.

A Manfing aplica inteligência artificial no histórico de consumo dos clientes, identificando quem são eles, a sua probabilidade de retorno, os produtos que mais compram e os adicionais que podem ser oferecidos no melhor momento. A Manfing tem ajudado varejistas, indústrias e empresas do agronegócio a conhecer melhor os seus clientes da base.

A partir da coleta de dados, os clientes da Manfing passam a influenciar a decisão de consumo de seus clientes. “Com o uso de tecnologias de Forecast, entendemos o valor de cada consumidor e ajudamos a desenvolver estratégias para aumentar as vendas”, explica Bruno.

Com isso, as empresas passam a conhecer as atividades do seu cliente, ciclo de compra, potencial de venda, e necessidades.

O diferencial

Comparados aos demais softwares de previsão (forecast) no mercado, a Manfing tem um valor mais acessível, além de serem mais rápidos na entrega das informações (referente ao tamanho dos dados importados), contando com uma taxa maior de assertividade. “Além disso, não necessitamos de integração com outros softwares, visto coletarmos os xml da nota fiscal para fazer as previsões de venda”, afirma Bruno.

Conforme ele, a startup consegue levar inteligência artificial a um baixo custo para empresas com diferentes tamanhos, desde o pequeno consumidor até uma grande empresa. “Isso por que nosso SAAS é baseado na quantidade de registros/notas mensais da empresa, sem um custo de setup ou fidelidade, que acaba onerando a entrada de uma empresa em nossa plataforma”, salienta Bruno.

Importância para o futuro

A recomendação e gestão baseada em dados está se tornando um grande aliado para as empresas. Desta forma, é possível gerir os dados e atender de forma mais assertiva o cliente daquela empresa.

Por conta da rápida mudança de padrão de consumo dos clientes das empresas, a Manfing acabou sendo ainda mais procurada durante a pandemia. “Entender as mudanças, processar grandes bases de dados e abordar com economia os clientes com maior potencial de venda é muito importante neste novo cenário”, comenta.

Atualmente, a empresa tem projetos com empresas do varejo, agronegócio e indústria em todas as regiões do Brasil e, até mesmo, com empresas multinacionais.

Confira mais posts do Start