A busca por resolver uma dor do mercado é a inspiração para a criação de muitos negócios disruptivos. Afinal, essa é a premissa para o sucesso das startups. Foi pensando nisso que surgiu a Local Chat, uma empresa focada em facilitar a conexão de pessoas, lugares, eventos e produtos, por meio de grupos de chat e localização.
O CEO da startup, Gabriel da Rosa Horlle, conta que sentiu muita dificuldade de se conectar com novas pessoas quando estava fazendo um intercâmbio em Los Angeles, nos Estados Unidos. Estava em uma das maiores universidades do país, a CSUN. “Queria me conectar com todos que estavam lá, porém não havia como. Como eu pegaria o contato de todas essas pessoas? Como eu faria para me aproximar de tanta gente em tão pouco tempo? O Local Chat nasceu para preencher essa lacuna”, explica.
A ideia começou em Los Angeles, em junho de 2018. Ela se desenvolveu até o primeiro time de sócios, em 2019, e a solução foi lançada no mercado pela primeira vez em março de 2019. Trata-se de uma rede social que oferece serviços de criação de perfil, em que os usuários colocam um resumo sobre eles, profissões, habilidades e hobbies, promovendo uma conexão mais profunda.
Além dos perfis, é possível entrar em grupos de chat próximos, que são buscados por meio da localização dos usuários, permitindo que pessoas próximas consigam se conectar e conversar em poucos cliques. Também oferecem serviços para produtoras de eventos, tanto online quanto offline, que podem utilizar o serviço de criação de eventos com grupos e subgrupos de chat. Eles podem ser criados inclusive com senha e links de acesso, sem limitações de caracteres na descrição.
“Nosso diferencial é o propósito. Temos o propósito de conectar as pessoas que estão próximas, que frequentam os mesmos lugares e eventos, moram nas mesmas cidades, bairros e ruas. Buscando esse propósito, estamos disponibilizando e desenvolvendo soluções como os grupos automatizados por localização e o sistema de subgrupos, que permitem uma grande facilitação para o networking local, fomentando também negócios e eventos locais”, destaca Gabriel.
Na opinião de Gabriel, o futuro será cada vez mais conectado, e as pessoas viajam cada vez mais, surgindo assim a necessidade de uma plataforma para networking e conexões independente de onde as pessoas estiverem.
“Nosso objetivo é democratizar o acesso a conexões próximas, e facilitar isso para todos. Também acredito que, em um mundo cada vez mais globalizado, é de suma importância dar valor aos negócios e comunidades locais, fazendo com que o Local Chat se torne um hub de grande importância para as empresas”, avalia.
Atualmente, a startup possui cerca de 10 mil usuários cadastrados, de todo o Brasil.