O período de isolamento social tem feito com que produtos online sejam ainda mais consumidos. Serviços de streaming, sites de conteúdo e escolas direcionadas para o aperfeiçoamento de profissionais ganharam destaque nesse período de quarentena. Tendo em vista esse movimento de produtos online, startups têm buscado soluções para as prestações de serviço.
A startup de Bento Gonçalves, Zitep, surgiu em 2019 com o intuito de divulgar mão de obra de autônomos e ociosidades existentes em empresas e processos. Para o CEO da empresa, Alexandre Rodrigues, a principal motivação para a criação da plataforma foram as necessidades de mercado. “Trabalho dentro da indústria há 25 anos e, em vários momentos, me deparei com situações onde precisava contratar serviço de um determinado tipo de equipamento e não sabia nem por onde começar a procurar”, comenta.
A ideia se consolidou há um ano, criando assim uma plataforma em que disponibilidades em processos podem ser anunciadas para pessoas que precisam. Outra linha de atuação da startup é na divulgação de profissionais autônomos de forma gratuita, permitindo que todo profissional tenha um canal para divulgar seu trabalho.
Nas redes sociais, o trabalho da startup vem sendo reconhecido pelos clientes que estão aderindo a essa funcionalidade para os negócios. A empreendedora Kelly Ferronatto utiliza o serviço para o seu restaurante, que nesse período de quarentena está investindo na produção de comidas caseiras. Pela rede social, Kelly reforça que a startup vem auxiliado o seu negócio. “A Zitep tem me auxiliado muito na divulgação do meu produto nesse período da quarentena”, comenta.
A Zitep realiza duas formas de anúncio para as empresas. No primeiro formato, os profissionais autônomos podem realizar a divulgação de forma gratuita. No segundo, empresas podem realizar a contratação de plano oferecido pela startup.