Startup une Design e Direito para desburocratizar área jurídica

13/10/21
|
Publicado por 
Redação Start

Leeg trabalha com empresas, departamentos jurídicos, escritórios de advocacia e advogados autônomos

Startup une Design e Direito para desburocratizar área jurídica
Startup une Design e Direito para desburocratizar área jurídica

O mercado jurídico tem como uma das principais dores a comunicação rebuscada e, por vezes, de difícil compreensão. Pensando em melhorar a objetividade e a transparência da área, surgiu a startup Leeg. A empresa foca em aumentar a rapidez dos processos, oferecendo soluções intuitivas e focadas no design.

Criada oficialmente em agosto de 2021, a startup busca trabalhar em parceria com empresas, departamentos jurídicos, escritórios de advocacia e advogados autônomos na construção de um Direito mais ágil e eficiente.

“Existem muitos negócios que não se concretizam pela insegurança jurídica causada pela forma como os contratos são redigidos. Existem muitos processos no Judiciário que não precisariam ser resolvidos de uma forma tão lenta e sem efetividade caso as relações que geraram esses processos tivessem sido formalizadas com documentos mais claros”, aponta Henrique Hermann, Founder & Head de Estratégia e Novos Negócios.

Conforme o empreendedor, muitas discussões judiciais são baseadas em teses vazias e sem conexão com a realidade, com advogados utilizando juridiquês, expressões em latim e longas teses. “Há alguns anos existe um movimento inovador de Legal Design, onde se utilizam técnicas como Visual Law, UX Writing e Design para tornar o Direito mais eficiente e objetivo. Essas novas formas de trabalhar contribuem para que mais negócios se concretizem, para que existam menos processos judiciais abarrotando o Judiciário”, destaca.

Utilizando técnicas de Legal Design, Visual Law, UX Writing e Design, a Leeg criou os seguintes documentos jurídicos:

- Petições Iniciais, Contestações, Recursos, Memoriais e qualquer petição judicial com maior poder informativo e de persuasão;

- One Page Reports, apresentações institucionais, apresentações de resultados e relatórios;

- Cursos e workshops de Legal Design, Visual Law e comunicação jurídica de impacto;

- Branding de escritórios de advocacia e de projetos de Departamentos Jurídicos;

- Além disso, estão desenvolvendo uma plataforma SAAS de Visual Law unindo editor de textos e de design gráfico.

A monetização da Leeg se dará por meio de uma agência, com a co-criação dos documentos jurídicos com os clientes e também com cursos e workshops de Legal Design e Visual Law.

“Sonhamos com o dia em que o advogado chegará no escritório e, ao invés de abrir o Word ou o Canva, vai abrir a plataforma da Leeg. Acreditamos que a união entre Direito e Design, sem juridiquês e tratando de tudo de forma clara e objetiva, torna a comunicação dos documentos jurídicos muito mais eficiente”, completa Henrique.

Confira mais posts do Start