5 estratégias de marketing para startups

30/6/20
|
Publicado por 
Clara Casagrande

Veja práticas online e offline que podem te ajudar a fidelizar clientes

5 estratégias de marketing para startups
5 estratégias de marketing para startups

O setor de marketing é um dos mais importantes tanto para empresas que estão começando como para aquelas que estão há décadas consolidadas como líderes de mercado. Ao mesmo tempo em que ele é responsável por tornar uma marca conhecida institucionalmente, é esse mesmo time que acaba garantindo novas oportunidades de vendas - conectando novos potenciais clientes com o setor comercial.

No entanto, a ascensão do digital tornou as alternativas de marketing praticamente infinitas. Além de todas as campanhas possíveis no offline - como os clássicos anúncios em jornais, propagandas em televisão e outdoors em uma avenida movimentada -, a internet oferece uma série de ferramentas para ajudar na obtenção de melhores resultados.

Por isso, nesse artigo nós separamos 5 ações que a equipe de marketing da sua startup poderá colocar em ação imediatamente, alcançando suas metas e gerando milhares de oportunidades de novos clientes - tanto no digital, como no offline.

1 - Invista em conteúdo de fôlego

Ao mesmo tempo em que a internet aumentou a produção de conteúdo por parte das empresas e tornou ainda mais voraz a briga pela atenção dos clientes, o consumidor passou a procurar pela autoridade do segmento que ele precisa contratar. Por isso, é fundamental tornar a credibilidade da sua marca tangível.

Algumas práticas de copywriting são fundamentais para isso. O seu time de marketing poderá aplicar elas de muitas formas. Por exemplo: na hora de pensar um roteiro para um vídeo institucional da sua marca, para criar uma campanha de vendas baseada em um perfil específico de cliente, para lançar uma nova solução no mercado etc.

A verdade é que de nada adiantará você investir em textos extremamente minimalistas se eles não forem capazes de passar sua mensagem completa ao seu público.

Por isso, investir em conteúdos de fôlego em estratégias de inbound marketing pode ser uma ótima alternativa para tornar sua empresa referência e - consequentemente - vender seu produto. Além disso, pensar em um trabalho humanizado de redes sociais poderá guinar completamente a sua relação com aqueles que já são seus clientes, aumentando a recorrência da sua empresa.

É importante que você saiba: o trabalho de marketing de conteúdo deve ser analisado à longo prazo. Assim como um consumidor raramente compra depois de ler a primeira newsletter de uma marca, mas aumenta suas chances de consumo depois de alguns conteúdos, o mesmo o vale para a conquista de credibilidade para conteúdos maiores.

Por isso, o seu material tem que ser pensado para ser atemporal. Ou seja, nada adiantará o seu time ter uma boa sacada de momento, acompanhando as tendências das gírias ou memes que estão em alta no momento da produção do conteúdo. Você precisa estar ciente que seu consumidor poderá ler este mesmo conteúdo daqui cinco anos e ele deverá continuar tendo o mesmo sentido quando isso acontecer. Para tornar isso possível, claro, você poderá editar o conteúdo sempre que quiser.

No caso das startups, que costumam transformar e desenvolver suas ideias com mais velocidade, esta estratégia pode ser primordial.

48495691866 09231b7a2e c 1

2 - Mantenha seu posicionamento sempre atualizado

Se nos artigos de fôlego - ou marketing de conteúdo - sua marca deve se comunicar de maneira atemporal, esta mesma estratégia não vale para todos os conteúdo disponibilizados pelo seu negócio na home do seu site ou nas redes sociais.

Suas ações de marketing - ou suas estratégias no setor de vendas - devem fazer sentido para o momento atual do mercado. Quer entender o motivo? É muito comum as empresas mudarem seus comerciais em datas comemorativas, como Natal, Dia dos Namorados, Dias das Mães, Dia dos Pais etc, certo? Em datas comemorativas, a economia costuma ter uma movimentação maior, sobretudo no comércio. Seria amadorismo se uma loja, por exemplo, não aproveitasse esses períodos para vender mais.

No entanto, esse posicionamento precisa ir além das datas comemorativas.

Ao enfrentar um momento de crise, por exemplo, tanto o trabalho institucional como o de vendas da sua empresa precisam dialogar com o momento. Por exemplo: se você tem uma área no seu site com depoimentos de clientes em vídeo, é importante que - em cenários atípicos - você disponibilize depoimentos de consumidores que contrataram sua empresa justamente no momento da necessidade.

Entendendo o comportamento do seu público e as carências atuais dele, você poderá colocar sua marca à disposição para adaptar essa realidade, ajudando nos resultados dele.

O importante é que seu negócio esteja de acordo com o momento de seu mercado. Se o mercado pede novas soluções, sua empresa precisa comunicar exatamente de que forma ela contribui para isso.

3 - Invista dinheiro apenas no seu público-alvo

É claro que você pode fazer uma campanha institucional para a sua marca em um grande jornal ou uma rede televisiva - se tiver dinheiro pra isso. Mas é importante que você invista seus recursos de marketing em quem poderá aportar dinheiro na sua empresa - seja para contratar um serviço, seja para comprar um produto.

A internet e as ferramentas de anúncios ajudam muito nisso. Tanto para empresas com décadas de história como para quem abriu seu CNPJ nas últimas semanas, as possibilidades de atingir o público-alvo investindo pouco dinheiro por dia são muitas.

As plataformas de anúncios do Google e do Facebook se destacam muito neste cenário. Mas você pode fazer mais do que isso. Se a sua verba for alta, procure por profissionais referência em um mercado como o seu e procure fechar uma parceria de mídia com ele. O mesmo vale para os portais de conteúdo de nicho, como o Start.

O seu objetivo não pode ser apenas entregar boas possibilidades de negócios para seu time de vendas, mas, fazer com que o seu faturamento seja sempre maior que o seu investimento em campanhas.

Algumas estratégias que podem te ajudar nisso:

  • Tenha uma persona criada com base no seu público e direcione seus anúncios para elas, aumentando suas taxas de conversão;

  • Se sua empresa gosta de trabalhar com influenciadores, tente não analisar o alcance do seu potencial parceiro para com o público geral, mas sim com aquele que dialoga com sua marca;

  • Produza anúncios que conversem com seu público de diferentes formas, encontrando o jeito certo de se comunicar com cada perfil de cliente da sua empresa;

  • Se sua verba permitir, divida seus anúncios em diferentes formatos e plataformas. Quanto mais vezes seu cliente for impactado de maneira diferentes pelos seus anúncios, mais chance sua marca terá de se fixar na cabeça dele.

Como essa é uma estratégia extremamente democrática e barata, ela pode ser o grande motor inicial de vendas para startups que estão começando.

48495840837 ddb1956bac c 1

4 - Exponha em eventos

A internet democratizou o mercado de anúncios, tornando o contato com o público-alvo desejado mais fácil. Mas, existe uma guerra pela atenção na rede. Ao mesmo tempo em que pode ser barato para a sua empresa investir em campanhas, a realidade é igual para outras. Vence quem tem uma verba interessante unida a uma capacidade grande de atrair a atenção desse consumidor.

Mas o fácil acesso das marcas ao consumidor gerou uma movimentação no mercado que não pode ser ignorada: com o aumento das possibilidades, os clientes começaram a investir em empresas com as quais tem mais afinidade ou intimidade.

Assim, ter um contato pessoal e próximo com o seu consumidor é fundamental. E, nesta realidade, os eventos são a principal ferramenta para isso.

Com investimento menor do que um anúncio em jornal ou televisão de alto alcance, você garante um contato pessoal e cara a cara somente com o público interessado no seu negócio.

Por exemplo: se você paga por uma propaganda no intervalo da novela, mas vende um software, é provável que a esmagadora maioria do público que vai consumir o anúncio nada tenha a ver com seu negócio. No entanto, em eventos, se você investe em uma conferência de inovação, estará em contato com empreendedores e investidores que poderão consumir sua solução durante um grande intervalo de tempo.

Além de o investimento no evento ser mais barato, você terá a tranquilidade de criar uma relação pessoal com o consumidor - fruto do contato direto com ele.

No Brasil, existem opções de eventos de alta qualidade para todos os mercados. Em inovação, comunicação e empreendedorismo, nós recomendamos participar da Gramado Summit. Além de ter palcos de conteúdo e uma feira de negócios voltada para a tecnologia, o evento tem um espaço especial para a apresentação de startups que estão começando - colocando elas de frente com consumidores e investidores.

Na edição de 2021 da Gramado Summit, duas competições focadas em startups estão confirmadas: Elevator Pitch São Paulo (em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá) e a Batalha de Startups (com aporte de R$150 mil para o projeto vencedor, em parceria com a Bossa Nova Investimentos).

5 - Ative os seus contatos em uma campanha de remarketing

Nós sabemos que a curva de conversão de um contato após a obtenção do lead pode ser longa. Por isso, você precisará criar um plano de comunicação para deixar o seu potencial cliente engajado.

Essa estratégia vale tanto para as suas campanhas digitais como para quem visitou seu estande em um evento. Depois de ter tido um contato inicial com esse possível consumidor, ter mostrado para ele que sua empresa pode ser uma verdadeira parceira no negócio dele, você precisará manter ele no seu radar.

Una os resultados da sua estratégia de marketing de conteúdo, da comunicação institucional da sua empresa, dos seus anúncios na internet e dos seus resultados em eventos e crie segmentações específicas para impactar novamente essa base.

O remarketing pode servir para muitas coisas, como: levar ao fechamento negociações que ficaram pendentes, inserir novos produtos no carrinho do seu consumidor ou, ainda, atualizar ele sobre o desenvolvimento constante do seu negócio.

Afinal de contas, tão importante quanto conquistar um novo contato é manter aqueles que você já conquistou no momento de compra.

48495552491 8b09e70a17 c 1

É importante você compreender que todas as estratégias acima devem ser pensadas de acordo com seu público-alvo. Quando seu time de marketing identifica qual a persona que ele quer atingir, a obtenção de métricas positivas nas suas campanhas se torna mais fácil, rápida e tangível.

Se você já investe nas ferramentas digitais de marketing, mas ainda não levou sua empresa para participar de eventos que dialoguem com seu público, nós recomendamos que você converse com o time de especialistas na Gramado Summit no botão abaixo:

PARTICIPAR DO EVENTO

Confira mais posts do Start