Ela tornou-se uma das líderes do ecossistema de startups gaúcho

22/10/20
|
Publicado por 
Redação

Ju Guterres decidiu empreender após participar da Gramado Summit

Ela tornou-se uma das líderes do ecossistema de startups gaúcho
Ela tornou-se uma das líderes do ecossistema de startups gaúcho

Além de ser um evento que discute sobre inovação e tecnologia, a Gramado Summit é um encontro que transforma vidas. Ao longo das últimas três edições, o evento tem oportunizado conhecimento, conexões e inúmeras possibilidades de reinvenção para negócios e carreiras.

A Summit reúne ideias inspiradoras, negócios inovadores e pessoas abertas para novas experiências. Esse é um dos grandes diferenciais do evento, que contabiliza inúmeras histórias de transformação pessoal e profissional. Uma delas é a da empreendedora Juliana Schneider Guterres, de 34 anos, que participou das três edições do evento e mudou completamente sua forma de pensar e agir.

Empresária de Canoas, atualmente tem uma loja de underwear (Meia e Cia) e uma marca de pijamas (Fofo). Formada em Psicologia, pós graduada em Psicanálise, quase formada em Filosofia e formanda em Gestão Comercial, participa ativamente da Comunidade RS, além de ser líder de comunidade do Inovativa Brasil (maior programa de aceleração de startups na América Latina) no Rio Grande do Sul.

Envolvida e atuante em diversas causas coletivas, Ju aposta na coletividade como inspiração para transformar o mundo. “Entusiasta do sonhe grande e coloque a mão na massa, acredito que sempre vamos mais longe e mais bonito em grupo, então participo de várias atividades coletivas na tentativa prática de mudar o status quo desse nosso mundão”, comenta.

whatsapp image 2020 10 13 at 13 34 05

Não há limites para os inquietos

Curiosa e inquieta. Com essas características, Ju - como gosta de ser chamada - encontrou um mundo de oportunidades ao conhecer a Gramado Summit. Ela participou da primeira edição do evento, em 2017, por meio da indicação de um amigo que estava expondo e a convidou para ir com ele.

“Eu gosto de pensar que nossa amizade foi o fator mais importante deste convite, mas eu ter um apartamento em Gramado e ele estar procurando um lugar pra ficar de graça, também contou muito. O combinado era: enquanto ele prospectava clientes, eu assistia as palestras e depois passava um overview pra ele do que tinha visto. Considerando que eu nem entendia direito o que era uma startup, imagina os reviews que eu fazia”, relembra ela sobre a primeira experiência que teve com o mundo da inovação durante a Gramado Summit.

A caminhada de Ju no mundo da inovação e das startups anda lado a lado com as participações que teve na Gramado Summit. Em 2017, ela tinha voltado para a faculdade, entrado no movimento associativista (o grupo no qual ela entrou - CDL Canoas Jovem - organizava um evento de startups - Canoas Startup Show) e participou pela primeira vez da Gramado Summit.

whatsapp image 2020 10 13 at 13 48 55

Na época, ela conta que tinha muita boa vontade, mas pouco conhecimento ainda. Esse fator foi fundamental para que ela absorvesse ao máximo as experiências do momento. “As coisas que eu vi lá foram norteando a minha aprendizagem para o adiante. No início de 2018, eu fui para a NRF (maior feira de varejo do mundo) e voltei apaixonada por tecnologia, então fui para a Gramado Summit inspirada e conseguindo absorver o evento na sua totalidade”, relata Ju sobre a segunda participação no evento, no ano seguinte.

Virada de chave

Depois de encontrar inspiração e entender que o seu caminho era dentro do ecossistema de inovação e tecnologia, Ju começou a dar os primeiros passos para se tornar ainda mais ativa dentro dos coletivos do ramo. Além disso, cruzou com experiências e oportunidades que a fizeram repensar rumos para o futuro.

“Em 2019 foi só alegrias, porque conteúdos que antes eram tão distantes, passaram a ser rotina no meu fazer cotidiano. E várias das pessoas que eu admirava, que eu vi palestrar, passaram a ser amigos muito queridos. Eu me enxergo nesses anos de Summit deixando de ser espectadora para ser protagonista”, conta ela.

whatsapp image 2020 10 13 at 13 34 05 1

A trajetória de Ju demonstra que, com boa vontade e persistência, é possível transformar a própria carreira. O conhecimento e o networking são ótimas ferramentas para alcançar essa transformação.

“Em três anos, a gente vê uma Ju que não sabia o que era uma startup, que tava começando a se familiarizar com esse mundo, se transformar numa Ju que é líder de Comunidade de startups. É muito massa e muito maluco! Mas acho que a Summit tem esse clima que faz tu te sentir em casa e pensar “pô, eu também posso!”, aponta.

Conexões como plataforma

Se, assim como a Ju, você busca empreender ou encontrar novas oportunidades para a sua vida profissional, eventos oferecem inúmeras conexões. E o networking de qualidade não é precificável justamente pela quantidade infinita de conexões que ele pode oferecer. O networking conecta e possibilita identificar novas formas de pensar.

“Eu sempre volto muito inspirada desses encontros, trazendo novas práticas para o meu negócio. E também desenvolvendo cada vez mais esta mentalidade de startup: erre rápido, aprenda rápido, corrija mais rápido ainda”, destaca Ju.

A empreendedora ainda comenta que a construção dessa mentalidade pode contribuir muito no futuro ou em situações de extrema incerteza, como o momento atual, no qual enfrentamos uma crise econômica que exige reinvenção. “Foi esse pensar ágil que me fez atravessar este período inovando nos negócios e enfrentar os efeitos da crise com mais criatividade, colhendo frutos positivos, na contramão da crise”, salienta.

whatsapp image 2020 10 13 at 13 36 49 1

Para garantir que esse tipo de aprendizado seja possível, a Gramado Summit reúne diversos conteúdos qualificados e inúmeras ideias de negócios inspiradores.

“Além de ser um evento de conteúdo, é um evento de conexão. O conteúdo sempre é muito bom, a cada ano tem sido melhor. E as pessoas que circulam e com quem a gente tem a oportunidade de se conectar fazem toda a diferença. Ninguém vem pra um evento de inovação à toa. Todo mundo que está ali está buscando sair da caixa de alguma forma”, completa.

Se você quer buscar novas conexões e mudar sua vida profissional, participe do evento clicando no botão abaixo:

Participar

Confira mais posts do Start