Ele transformou a indústria participando de um evento de tecnologia e inovação

3/12/20
|
Publicado por 
Redação

Entenda como Aldo Tamagusuku se tornou reconhecido como um líder inovador na empresa que trabalha

Ele transformou a indústria participando de um evento de tecnologia e inovação
Ele transformou a indústria participando de um evento de tecnologia e inovação

Você quer inovar e não sabe como começar? Quer se destacar entre os seus colegas de trabalho, encontrar novas brechas no mercado ou se tornar um líder inspirador na área em que atua? Muitos desses desejos são comuns. O que difere esses desejos de meros sonhos é a capacidade de colocar projetos em prática.

Nisso, a Gramado Summit pode te ajudar. Afinal, por trás do título de maior brainstorming da América Latina, existem inúmeros relatos que mostram a importância da inovação e da inspiração para que ideias inusitadas sejam tiradas do papel e aplicadas na realidade.

Dos mais de 8 mil rostos que já cruzaram pela Gramado Summit nos últimos três anos, muitos deles tiveram suas histórias completamente transformadas. Uma dessas histórias é a de Aldo Tamagusuku, de 44 anos. Nascido em Córdoba, na Argentina, ele mora em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, desde 2003.

O espírito empreendedor acompanha a trajetória de Aldo há alguns bons anos. Durante uma década, viveu intensamente uma experiência empreendedora, que atualmente está sob comando de sua esposa.

A inovação presente nas veias de Aldo é, atualmente, aplicada no seu desempenho como líder de Processos Operacionais na Fras-le, empresa gaúcha fabricante de autopeças. Mas sabe como ele chegou onde está? Procurando oportunidades, abrindo horizontes e, claro, arriscando muito. E, dentro disso, a Gramado Summit tem papel importante.

O grande despertar

Um dos grandes males de quem empreende ou de quem trabalha com liderança é cair na famigerada zona de conforto. Quando Aldo estava prestes a viver essa situação, ele encontrou a Gramado Summit.

Foi em 2018, conectado por amigos de duas startups (Sirros e Minha Escola), que Aldo foi incentivado a participar do ecossistema de inovação. Na Gramado Summit do mesmo ano, Aldo participou timidamente da feira. Como ele mesmo brinca, não sabia quais conteúdos consumir e passou boa parte do tempo de bobeira “comendo as frutas distribuídas no evento”.

“Confesso que, na época, não entendia muito bem como funcionavam as feiras de inovação. Então, tudo me chamou a atenção. Na edição seguinte, já fui muito mais encorajado, tentei tirar o máximo de proveito do evento. A Gramado Summit 2019 cresceu enormemente”, relata.

whatsapp image 2020 11 23 at 14 38 34

Na edição seguinte, Aldo retornou ao evento com o incentivo das Empresas Randon, participando junto com outros líderes. “Fiquei muito feliz em poder levar colegas que trabalham diretamente na operação, na fábrica. Eles adoraram e foi notória a transformação neles depois de participar”, destaca.

Além de transformar a realidade dos colegas de empresa, Aldo conta que viveu um verdadeiro ponto de inflexão em sua própria carreira. Na época, trabalhava diretamente na área industrial. Consequentemente, sua grande força de trabalho era aplicada no chão de fábrica, pois o time que coordenava atuava diretamente na parte de operação.

No entanto, isso não foi impeditivo para que Aldo relembrasse sobre a importância da inovação e resolvesse encontrar melhorias para sua área. Com a Gramado Summit, se conectou com outras pessoas inquietas e com startups disruptivas, que o ajudaram a provocar mudanças no seu setor de atuação e na equipe que liderava.

Entre as inúmeras conexões geradas e parcerias estabelecidas a partir do evento, Aldo destaca o relacionamento com a Sirros, startup de Novo Hamburgo que oferece soluções IoT (com quem estão desenvolvendo 3 POC´s na fábrica).

whatsapp image 2020 11 23 at 14 40 57

Quem inova se destaca

Graças aos resultados atingidos a partir das conexões geradas e das melhorias implementadas, Aldo alcançou o reconhecimento como profissional inovador. Ele recebeu um convite da gestão da empresa para representar a Fras-le na Randon ExO (célula de inovação composta por funcionários de diferentes áreas e formações, que são deslocados de suas empresas de origem para buscar soluções conectadas a startups).

Fora isso, também passou a integrar o Núcleo de Transformação e Inovação da Fras-le. Atualmente, está como residente da Conexo, um hub de inovação aberto das Empresas Randon. “Tenho o desafio de ajudar a acelerar a transformação cultural na nossa empresa. A experiência tem duração de um ano, e o desenvolvimento profissional já está mudando a minha vida pessoal”, comenta sobre as conquistas.

Inúmeras decisões e mudanças acompanharam Aldo para que ele chegasse até o patamar de inovação em que se encontra atualmente. Porém, de acordo com ele, de todos os fatos que permitiram a mudança de seu mindset, participar da Gramado Summit foi a experiência mais marcante.

whatsapp image 2020 11 23 at 14 30 21

“Ela é realmente o maior brainstorming do Brasil. Incomodei todos os colegas do time de líderes da Fras-le para que participassem e fiz questão de levar todos os funcionários da fábrica que consegui. Dentro da profunda transformação da sociedade que estamos vivendo, as empresas com práticas disruptivas e que pratiquem a inovação serão mais bem sucedidas. E o clima da Gramado Summit permite compreender e acelerar a mudança de mindset para se tornar um profissional mais inovador”, salienta.

Tantos outros voos

Assim como Aldo tem sua história marcada pelo impacto da Gramado Summit, muitos outros participantes do evento tiveram suas vidas e carreiras transformadas. Aldo teve um grande despertar ao confrontar sua própria realidade. Outros participantes encontraram no evento o empurrão que faltava para iniciarem uma nova jornada.

“Você vai ver, vai desaprender e vai reaprender na Gramado Summit. Isso vai te ajudar a abraçar as mudanças que estão acontecendo. Muitas vezes, queremos inovar e colocar em prática ideias novas, mas não sabemos como. Lá com certeza você vai descobrir. A Gramado Summit está colocando o Rio Grande do Sul no mapa da inovação do Brasil e da América Latina. É um movimento que ficará na história. Permita-se fazer parte”, aconselha Aldo.

Ao longo dos últimos três anos, mais de 8 mil profissionais tiveram suas vidas impactadas pelo evento. Em 2021, esse número deve subir ainda mais.

Então, se você quer se recolocar no mercado, investir em uma ideia, buscar uma nova brecha de mercado para inovar ou apenas voar mais alto, garanta seu lugar para participar do evento no botão abaixo:

Participe do evento

Confira mais posts do Start